Ir para o conteúdo
Como se adequam os preços de seguro de carro a cada pessoa?

Como se adequam os preços de seguro de carro a cada pessoa?

O perfil do segurado é uma das variáveis mais importantes para a cotação de um seguro automotivo. É com este perfil, e vários outros critérios, que o preço do seguro do carro será definido pela seguradora. Por isso, há algumas características que influenciam muito no preço final dessa contratação, que são vistas como prejudiciais ou benéficas para a seguradora.

Sendo assim, quanto maior o fator de risco apresentado pelo segurado maior será o valor final do seguro. Entre os fatores de risco mais comuns estão a idade inferior a 25 anos, motorista com histórico de sinistros, condutores solteiros do sexo masculino e moradores de regiões com alto risco de roubos ou furtos.

Os aspectos positivos apresentados por cada candidato ao seguro também são considerados para essa cotação do preço do seguro. Quanto menos fatores de risco o segurado apresentar, menor será o valor do seguro, sendo assim, vale a pena ressaltar essas características ao solicitar uma cotação de seguro automotivo.

Entre as características mais positivas apresentadas pelos contratantes estão a idade superior a 25 anos, moradores de regiões com baixo índice de furto ou roubo, condutoras mulheres casadas e motoristas que já são clientes da seguradora e que não apresentam histórico de sinistros.

Considerando todas essas características e outras variações que podem ocorrer entre os processos de análise dos candidatos, a cotação de cada seguro é feita de forma muito individual.

Por isso, os preços do seguro tendem a variar muito conforme os aspectos apresentados pelo contratante do seguro, assim como as condições gerais do veículo, quilometragem, modelo, ano, média de rodagem por mês, custos com a manutenção, se o veículo é blindado ou esportivo, entre outros fatores que influenciam na cotação do seguro.

Voltar ao topo