Ir para o conteúdo
Como verificar o nível de óleo do carro

Como verificar o nível de óleo do carro

Ter um nível de óleo correto é fundamental para o bom funcionamento do veículo, bem como um dos fatores mais importantes para prolongar sua vida útil. Hoje mostramos a você como verificar o nível de óleo do carro.

Uma das funções básicas do óleo é lubrificar todas as partes do motor para que funcionem perfeitamente, mas também para protegê-las contra o desgaste e proporcionar-lhes maior desempenho. Portanto, podemos dizer que o óleo de motor é um dos componentes fundamentais dentro do veículo e, para evitar avarias, seu nível deve ser sempre adequado.

Verifique o óleo e prolongue a vida útil do seu carro
Se por qualquer razão, o óleo do carro estiver abaixo do mínimo recomendado e o veículo sofrer uma avaria, saiba que com o seguro auto da MAPFRE você conta com assistência em viagem, tanto para o carro quanto para os ocupantes.

Você não deve esquecer de verificar de vez em quando, independentemente de usar o carro todos os dias ou para viagens ocasionais.

Como verificar o nível de óleo do carro

Tome nota, porque é um processo bastante simples:
• Certifique-se de que antes de medir o óleo, o carro esteja na horizontal, com o motor parado e frio. Se você verificar o nível do óleo com o motor quente, uma margem de erro pode aparecer na medição do nível, fazendo com que ele marque mais do que realmente existe, devido à expansão dos materiais.
• Quando você pegar a vareta de medição, verá que a parte da alça tem uma cor diferente das demais para diferenciá-la. Além disso, todas as hastes de medição de óleo têm dois entalhes na extremidade que marcam o nível máximo e mínimo.
• Retire a vareta do reservatório de óleo com cuidado e limpe-a cuidadosamente com um pano ou um pedaço de papel, pois a primeira medição não será válida.
• Reinsira a vareta e extraia-a. Desta vez, você deve apenas limpar a haste enquanto a retira para que não pingue e sem tocar na extremidade.
• Essa segunda medição deve estar entre os dois entalhes para que o nível de óleo esteja correto.

O que acontece se o nível do óleo estiver abaixo do mínimo?

Neste caso, as partes internas do motor podem se quebrar. É o comumente conhecido como "o colapso do motor". Em outros casos podem ocorrer falhas mais sérias que acabam com a vida útil do motor.

Para evitar isso, você deve encher o tanque de óleo com o mesmo líquido que você já tem até atingir o nível adequado. Se você não tem óleo de reposição e não se lembra que tipo de óleo seu carro carrega, revise os papeis da última revisão da oficina onde aparecerão a marca e o tipo de óleo.

Depois de encher o óleo, você deve aguardar alguns minutos antes de voltar a medir. Repita quantas vezes for necessário até que o nível seja adequado sem exceder a guia do máximo da vareta.

E se o nível do óleo estiver acima do máximo?
Neste caso, é melhor ir até a oficina mais próxima para que os mecânicos ratifiquem o estado do motor e removam o excesso de óleo.

Você deve verificar o nível de óleo do carro uma vez por mês, a cada mudança de estação ou antes de embarcar em uma longa viagem. Se seu veículo for antigo, é aconselhável medi-lo a cada duas semanas.

Voltar ao topo