Ir para o conteúdo

O que é franquia de seguro de carro?

Entre as diversas regras para a contratação de um seguro automotivo está a chamada franquia de seguro. Se você não faz ideia do que isso significa fique tranquilo, pois muitas pessoas têm dúvidas quanto a isso.

Na verdade, a franquia de um seguro de carro é bem simples de entender. Ela corresponde ao valor calculado em dinheiro que o contratante do seguro poderá se responsabilizar caso ocorra o sinistro informado no seguro quando há a indenização parcial. Esse valor só é considerado em situações onde o segurado é responsável pelo dano, como quando ele bate o veículo e a seguradora prova que a culpa foi dele. Nesse caso, o segurado precisa pagar parte do conserto do veículo e esse pagamento parcial é chamado de franquia.

Mas se o segurado já paga o seguro, por que ele deve pagar por parte do conserto? Esse valor, que é sempre menor do que o custo total do reparo do veículo, é uma estratégia que as seguradoras utilizam para que o segurado não cause intencionalmente danos em seu veículo com o intuito de desfrutar do seguro.

Sabendo que o seguro não cobrirá todos os custos com o conserto caso você cause um acidente ou danos em seu veículo, é possível afirmar que você terá muito mais cuidado ao conduzi-lo.

Sendo assim, a franquia tem como objetivo garantir que os segurados tenham mais zelo e cuidado ao conduzir o veículo. Já o valor exato da franquia não há como definir, pois cada seguradora possui suas regras e critérios para avaliar o valor necessário da franquia do seguro.

Nesse caso, você deverá consultar as condições exigidas pela seguradora para definir o valor da franquia necessária em sua contratação.

Voltar ao topo