Ir para o conteúdo
O que é seguro de carro?

O que é seguro de carro?

O seguro de carro, também comumente chamado de seguro automotivo, é um contrato que firma a obrigação de uma empresa seguradora em cobrir as necessidades do proprietário de um veículo diante dos prejuízos que possam vir a ocorrer no dia a dia.

A cobertura destes prejuízos são especificadas nas cláusulas do contrato. As chamadas apólices de seguro são o que será coberto caso o veículo seja arranhado, amassado, roubado, furtado, sofra algum problema na parte mecânica ou em qualquer outra parte que afete o seu bom funcionamento.

Neste caso, é importante estar atento a todos os detalhes do contrato, pois existem seguros de carro que irão cobrir todos esses pontos e outros não citados, e outros somente cobriram um ou outro ponto. O seguro de carro funciona com base na contratação deste serviço. Ou seja, as pessoas pagam para a seguradora os valores cobrados e com esse dinheiro essas empresas realizam os sinistros sempre que necessário.

Considerando que o seguro não é acionado constantemente por um mesmo usuário, a seguradora tem tempo para gerar um fundo com os valores pagos pelos contratantes, atingir margens de lucro e assim se manter no mercado. Mesmo com a necessidade de atender aos clientes, as seguradoras sérias possuem condições de atendê-lo se houver perda total do seu veículo.

No Brasil, existem dois tipos de seguro: o seguro obrigatório e o seguro facultativo. Na categoria seguro facultativo, um tipo de seguro voltado somente para automóveis, foi criado a categoria "seguro auto popular", um tipo de contrato que permite assegurar veículos mais antigos e utilizar peças não originais em caso de reparos. Informe-se com sua seguradora e veja as melhores opções de seguro veicular oferecidas.

Voltar ao topo