Ir para o conteúdo
Seguro de carro novo x seguro de carro usado: existe diferença?

Seguro de carro novo x seguro de carro usado: existe diferença?

Sim, existe! O preço do seguro do carro novo é menor do que o do seguro do carro usado. Quanto mais antigo é o carro e mais desvalorizado o veículo se torna, maior é o preço do seguro.

O motivo do cálculo ser feito assim é simples: as empresas que atuam como seguradoras entendem que a chance de um carro zero ter problemas é muito menor do que a de um veículo usado precisar ser levado para o mecânico.

Além disso, mesmo que o automóvel novo tenha algum defeito mais grave, o valor gasto para corrigir essa imperfeição será menor do que quando o automóvel for antigo. Assim, quanto mais tempo de uso o seu automóvel tiver, a tendência é que o valor do seguro seja maior.

Porém, é preciso ter em mente que a idade do carro não é a única coisa levada em conta ao determinar o valor do seguro. Diversas outras análises são feitas como, por exemplo, o perfil do segurado. Em geral, por serem mais cuidadosas no trânsito e terem um índice de acidentes menor, as mulheres têm um seguro mais barato do que os homens.

Pessoas com mais de 25 anos de idade também costumam pagar um preço mais baixo do que as que têm menos de 25 anos. A região ao qual o veículo é usado também conta. Se a cidade é no litoral, os danos causados ao veículo pela maresia e umidade costumam ser maiores. Por isso, o valor do seguro tende a ser maior do que o de um carro da mesma marca, modelo e ano que é usado no interior.

Voltar ao topo