Ir para o conteúdo

Qual a melhor rotação do motor para economizar combustível?

Artigo - Qual a melhor rotação do motor para economizar combustível? - Banner O gasto com combustível pode afetar diretamente o orçamento de muitos brasileiros. Para aqueles que desejam economizar gasolina (ou álcool) para reduzir custos, é preciso conhecer quais são os fatores que contribuem para o consumo de combustível e que estão sob o controle do motorista.

Em primeiro lugar está o ar-condicionado, que ao contrário do que muitos imaginam, não é um vilão em todas as ocasiões. Existem momentos em que o seu uso é inclusive indicado, como é o caso das estradas, onde a utilização do equipamento gera menos esforços do que deixar as janelas abertas, tendo em vista que isso influencia na aerodinâmica do automóvel.

Outro item que causa impacto direto no gasto de combustível é o peso carregado dentro do porta-malas. Sendo assim, quem está acostumado a deixar itens desnecessários no bagageiro do veículo deve se atentar para isso.

Uma atitude bem simples que também pode auxiliar na economia de combustível é manter sempre os pneus devidamente calibrados. Quando estes não estão com o nível de pressão recomendado pelo fabricante, a resistência no atrito do pneu com o solo se torna maior, o que também aumenta proporcionalmente os gastos com combustível, em uma proporção acima do que os motoristas imaginam.

Por fim, também é essencial se preocupar com a qualidade do combustível adquirido, pois tudo o que é oferecido por preços abaixo do mercado provavelmente é de baixa qualidade, o que resulta em um rendimento inferior e na necessidade do motor em consumir mais quantidade para rodar a mesma distância em quilômetros, em comparação a um combustível de qualidade.

A velocidade ideal para economizar combustível

A dúvida sobre qual é a velocidade certa para economizar combustível é algo muito comum, uma vez que, ao dirigir muito rápido ou muito devagar, o consumo acaba sendo mais elevado. Portanto, existe uma velocidade específica capaz de reduzir esse uso?

De acordo com Ricardo Takeo, membro da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), não existe um número mágico. Mas existe uma dicha excelente: a economia de combustível é mais fácil quando o motorista não pisa fundo no acelerador. De maneira geral, é possível poupar quando o veículo se mantém entre 40 e 70 km/h de forma constante, engatando na quinta marcha e enquanto dirige sobre um terreno plano.

Mante a velocidade média cosntante também ajuda, já que mudança contínua de velocidade influencia nos gastos com combustível. Sendo assim, quanto menos o motorista utiliza o acelerador, maior pode ser a sua economia.
Voltar ao topo