Ir para o conteúdo

MAPFRE tem lucro de 18% no Brasil durante o primeiro trimestre de 2020

São Paulo, 6 de maio de 2020 – A MAPFRE Brasil apresentou lucro de 29 milhões de euros (cerca de R$ 174 milhões) durante os três primeiros meses de 2020. O crescimento, estimado em 18%, não foi amplamente impactado pela pandemia do novo coronavírus, que começou a avançar de forma mais agressiva no país a partir da segunda quinzena de março, mesmo com a implementação das iniciativas governamentais de distanciamento social.

Apesar no número positivo, a depreciação em 16,3% da moeda nacional frente ao euro, impactou nos prêmios da companhia, que recuou em 13%, totalizando 838 milhões de euros – ou mais de R$ 5 bilhões. Já a taxa combinada melhorou 0,4 pontos, passando para 95%, o que mostra a resiliência do negócio no país.

Para Fernando Pérez-Serrabona, CEO da MAPFRE no Brasil, o resultado reforça a importância da participação brasileira no mercado global da companhia. “O Brasil é o segundo maior mercado da MAPFRE fora da Espanha. Por aqui trabalhamos continuamente em difundir a cultura do seguro, mesmo em momentos de crises como este. Isso demonstra toda a capacidade de transformação e confiança que uma empresa do nosso setor deve transmitir à sociedade”, pontua.

MAPFRE no mundo

De forma global, o lucro líquido da MAPFRE durante os três primeiros meses deste ano, ficou em 127 milhões de euros, uma redução de 32% em comparação ao registrado no mesmo período de 2019. Fatores climáticos severos, como um terremoto em Porto Rico e uma tempestade na Espanha, afetaram esse resultado em aproximadamente 68 milhões de euros.

As moedas dos países emergentes também tiveram um impacto negativo, diminuindo em mais de 6 milhões de euros o resultado líquido. Se excluirmos as consequências destes eventos catastróficos, o resultado ajustado estaria em 190 milhões de euros, com um crescimento superior a 3%.

As receitas da MAPFRE tiveram queda de 4,5% e ficaram em 7,333 bilhões de euros, em relação aos meses janeiro a março de 2019. Os prêmios tiveram uma redução de 4,7%, ou aproximadamente 6,1 bilhões de euros. Essa redução é explicada, fundamentalmente, pela depreciação das principais moedas a América Latina e da lira turca (12%). De fato, a taxas constantes, a diminuição das receitas e dos prêmios teria sido 1,6% e 1,5%, respectivamente.

Sobre a MAPFRE - No país desde 1992, a MAPFRE é um grupo multinacional que forma uma das maiores companhias de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro e saúde. Sólida e inovadora, está presente nos cinco continentes e conta com mais de 34 mil colaboradores. Especialista em suas áreas de negócio, a MAPFRE opera com bases de atividades sustentáveis e, no Brasil, atua em seguros, investimentos, consórcios, capitalização, previdência, saúde e assistência. A companhia adota compromissos internacionais como os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) e integra o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas). Também mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e investe em pesquisas, estudos e atividades de interesse geral da população. Mais informações em www.mapfre.com.br.

________________________________________

Mais informações para imprensa – CDN Comunicação:
mapfre@cdn.com.br

Licia Martinez | + 55 11 3643-2762
Sandro Silva | + 55 11 3643-2800
Karina Alves | + 55 11 5111-1787
Marcela Rahal | + 55 11 3643-2732
Ana Beatriz Paschoal | + 55 11 3643-2737

Voltar ao topo