Ir para o conteúdo

MAPFRE Assistência alerta sobre cuidados com a instalação de esgoto nas residências

São Paulo, 22 de abril de 2019 – Quando se trata de cuidados na manutenção hidráulica interna de um imóvel, automaticamente são as tubulações de distribuição de água pelos cômodos – ou apartamentos, no caso de um condomínio – as mais lembradas. Mas cuidar da instalação do esgoto sanitário é igualmente importante em uma residência para garantir a saúde de seus moradores e a preservação do meio ambiente.

Segundo o diretor geral da MAPFRE Assistência, Eduardo Sena, empresa especializada em assistência a pessoas, residências e veículos, entupimentos e problemas nos encanamentos de esgotos correspondem a 26% dos acionamentos à seguradora. "Ainda que haja a preocupação em relação ao desperdício da água, o esgoto pode causar ainda mais transtornos à família e toda a coletividade, pois pode resultar em refluxos por ralos e vasos sanitários em diversas unidades, simultaneamente", pontua.

Já nas casas, o cuidado deve ser dobrado, pois é comum o proprietário comprar o imóvel sem verificar se a ligação de esgotos está funcionando adequadamente e de forma separa ao escoamento da água de chuva, o que é determinado pelas normas técnicas de construção e legislações municipais. "Nestes casos, o morador pode estar sujeito a multas pelo despejo irregular dos esgotos, dependendo da cidade onde mora, além contribuir para a poluição do solo, rios, córregos e praias", comenta Sena.

Outro erro comum dentro de casa é o descarte indevido de materiais por meio de ralos e, principalmente, vasos sanitários. Seguem algumas dicas para evitar a obstrução dos encanamentos e refluxos de esgotos:

  • Ralos e vasos sanitários não são lixeiras, portanto, não deposite fios de cabelos, pontas de cigarros ou outros detritos por esses meios;

  • Papeis higiênicos, fio dental, algodões usados, preservativos, fraldas descartáveis e absorventes íntimos devem ser descartados no lixo, para encaminhamento ao aterro sanitário;

  • Embalagens limpas de papel ou plástico podem ser separadas para reciclagem;

  • Na cozinha, não jogue restos de comida pelo ralo. O ideal é raspar os pratos e panelas no lixo antes de lavar (isso, inclusive, ajuda na economia e no uso consciente da água);

  • O óleo de cozinha usado é um vilão para as tubulações de esgotos. A gordura encrusta e endurece nas paredes da rede, bloqueando a passagem dos despejos. Recolha o material usado numa garrafa PET e encaminhe para reciclagem.

________________________________________

Sobre a MAPFRE - No país desde 1992, a MAPFRE é um grupo multinacional que forma uma das maiores companhias de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro e saúde. Sólida e inovadora, está presente nos cinco continentes e conta com mais de 35 mil colaboradores. Em 2018, suas receitas atingiram cerca de 27 bilhões de euros, e o lucro líquido foi de 529 milhões de euros. Especialista nas suas áreas de negócio, a MAPFRE opera com bases de atividades sustentáveis e, no Brasil, atua em seguros, investimentos, consórcios, capitalização, previdência, saúde e assistência. A companhia ainda mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e desenvolve atividades de interesse geral da população. Mais informações sobre produtos e soluções: www.mapfre.com.br.

A MAPFRE Assistência é especializada em assistência a pessoas, residências e veículos. Atende empresas referências em diversos segmentos de mercado como: montadoras de veículos, seguradoras e instituições financeiras. Possui um amplo portfólio de produtos e serviços e uma vasta rede de prestadores. Atua com mais de 16 milhões de consumidores no Brasil e registra cerca de 260 mil atendimentos por ano.

Voltar ao topo