Ir para o conteúdo

Resgate do FGTS pode equilibrar o orçamento dos brasileiros

São Paulo, 14 de agosto de 2019 – Com o objetivo de estimular a economia no Brasil e a demanda por consumo, o Governo Federal vai liberar neste ano o saque de até R$ 500 de contas ativas e inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). É uma boa notícia para quem quer deixar a vida financeira mais equilibrada.

O diretor da MAPFRE Investimentos, Carlos Eduardo Eichhorn, explica que o primeiro passo é usar esse recurso para quitar dívidas. "Depois da redução das dívidas, para aqueles que querem construir uma base financeira de segurança, principalmente em momentos de incertezas econômicas, aplicar o dinheiro em fundos de investimento é uma boa opção e tende a garantir tranquilidade no futuro. Hoje, já é possível realizar investimentos com valores iniciais bastante acessíveis ao pequeno poupador."

No caminho do investimento, a dica para estabelecer um colchão de liquidez é investir em fundos mais conservadores, com renda fixa pós-fixada. São os referenciados DI, que têm rentabilidade esperada próxima à taxa de juros CDI (média dos juros praticados pelos Certificados de Depósitos Interbancários).

O investimento em fundos mais arriscados é indicado para quem já construiu uma base financeira de segurança e conta com liquidez adequada às suas necessidades por meio dos fundos conservadores. Nesta categoria mais arriscada, os fundos multimercados apresentam uma característica interessante: alocam os ativos de suas carteiras em diversos mercados como renda variável (ações em bolsa), renda fixa (ativos pré e pós fixados), moedas, commodities, ativos no exterior, entre outros, e oferecem retornos complementares no médio e longo prazo. Além disso, os riscos também são diversificados, ou seja, se o momento está menos favorável para renda fixa, os recursos podem ser alocados no mercado de renda variável, por exemplo.

________________________________________

Sobre a MAPFRE - No país desde 1992, a MAPFRE é um grupo multinacional que forma uma das maiores companhias de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro e saúde. Sólida e inovadora, está presente nos cinco continentes e conta com mais de 35 mil colaboradores. Em 2018, suas receitas atingiram cerca de 27 bilhões de euros, e o lucro líquido foi de 529 milhões de euros. Especialista em suas áreas de negócio, a MAPFRE opera com bases de atividades sustentáveis e, no Brasil, atua em seguros, investimentos, consórcios, capitalização, previdência, saúde e assistência. A companhia adota compromissos internacionais como os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) e integra o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas). Também mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e investe em pesquisas, estudos e atividades de interesse geral da população. Mais informações em www.mapfre.com.br.

A unidade MAPFRE Investimentos é especializada na gestão de fundos de investimentos que atendem aos segmentos de pessoa física e jurídica, além de entidades de previdência complementar, totalizando hoje um volume superior a R$ 10,5 bilhões.

Voltar ao topo