Ir para o conteúdo

MAPFRE Seguros dá dicas para quem pretende viajar de carro no Carnaval

São Paulo, 27 de fevereiro de 2019 - Faltam pouco mais de três dias para o Carnaval 2019, e muitas famílias e amigos se preparam para pegar a estrada e aproveitar esses dias de folia. Para que a diversão não seja interrompida, a MAPFRE lista alguns cuidados simples, que não envolvem somente a revisão de itens básicos do carro, mas o bem-estar de motoristas e passageiros.

"Se o proprietário já realiza as manutenções periódicas, nem sempre é necessário realizar uma verificação mais completa do veículo na oficina antes de uma viagem. É possível fazer algo mais simples, como a inspeção visual, que avalia o funcionamento de faróis, lanternas, luzes de freio e setas, observando se as lâmpadas funcionam normalmente. Caso algum item esteja inoperante, o manual do proprietário tem as informações sobre como deve ser feita a substituição", comenta o diretor de Produtos Auto da MAPFRE, Gláucio Toyama.

Outra verificação importante e que pode ser realizada na garagem de casa é a análise dos níveis de fluidos em geral do veículo, como do óleo do motor, de arrefecimento, dos freios e do limpador de para-brisas. “A verificação dos pneus também não pode faltar. Por isso, o ideal é de que o motorista avalie o estado de desgastes e a calibragem, incluindo o estepe. Vale lembrar que pneus carecas perdem aderência com o solo, e rodar por grandes períodos pode colocar em risco a segurança de todos os ocupantes do veículo. Por fim, cheque se a chave de roda, o macaco e os triângulos de sinalização estão no carro.”

No Carnaval, é comum que o motorista dirija por longos períodos de tempo e também tenha que enfrentar, além do cansaço, as distrações no trânsito a sua volta. “Evite pegar o celular enquanto dirige, deixe para responder as mensagens quando chegar ao seu destino ou quando fizer uma pausa no caminho. Além disso, é preciso lembrar que direção e álcool não combinam e, por isso, se ingerir bebidas alcoólicas ou estiver muito cansado, dê a direção ao companheiro que estiver em melhores condições. E claro, o uso de cinto de segurança pelos ocupantes do veículo, inclusive os que viajam nos bancos de trás, é obrigatório, segundo o Código de Trânsito Brasileiro”, finaliza Toyama.

Sobre a MAPFRE - No Brasil desde 1992, a MAPFRE é parte do grupo espanhol que forma uma das maiores empresas de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro, de saúde e pesquisa do mundo. Sólida e inovadora, está presente nos cinco continentes. Especialista nos segmentos em que atua, a MAPFRE opera com bases de negócios sustentáveis e é dividida em unidades de Investimentos, Consórcios, Capitalização, Previdência e Vida Resgatável, Saúde, Seguros, Assistência e Pesquisa e Desenvolvimento (CESVI Brasil). A companhia ainda mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e desenvolve atividades de interesse geral da população. Mais informações sobre produtos e soluções: www.mapfre.com.br.

Voltar ao topo