Ir para o conteúdo

GRUPO BB E MAPFRE assina acordo ambiental "Paris Pledge for Action"

Com essa iniciativa, seguradora reforça o compromisso com o meio ambiente e a redução do aquecimento global

O GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE passa a integrar a lista de empresas que assinaram o documento “ Paris Pledge for Action” (ou Manifesto de Paris pela Ação). Com a assinatura, a seguradora demonstra o apoio ao Acordo Global do Clima, definido em Paris, e intensifica o foco e o comprometimento com a redução das emissões de gases de efeito estufa.

O documento foi firmado durante a COP-21 – Conferência do Clima da ONU, realizada em dezembro de 2015, e é um manifesto internacional que já foi assinado por cidades, regiões, empresas, investidores, organizações da sociedade civil, sindicatos e outros signatários provenientes de todos os setores da sociedade.

Global Risks Report 2016 – As alterações climáticas estão, cada vez mais, no centro das preocupações do mundo. De acordo com o Global Risks Report 2016, publicado recentemente, as mudanças climáticas são o maior risco global em termos de impacto.

Em sua 11ª edição, o relatório, que é coordenado e divulgado anualmente pelo Fórum Econômico Mundial, ouviu a opinião de 750 especialistas, que avaliaram 29 riscos globais tanto pelo impacto como pela probabilidade em um horizonte de 10 anos.

O documento aponta a falha na mitigação e adaptação às alterações climáticas como o risco de maior impacto potencial do ano – pela primeira vez, uma questão ambiental aparece no topo do ranking das preocupações.

Os demais riscos que compõem esse ranking são: armas de destruição em massa (2º), crises de água (3º), migração involuntária em grande escala (4º) e choque grave do preço da energia (5º).

Diante dos desafios frente às alterações climáticas, o papel das seguradoras, por meio da capacidade e expertise de antecipar e prevenir riscos, tem cada vez mais relevância para o entendimento e a gestão sustentável dos negócios e das cidades.

Com atuação em todo o território nacional, o GRUPO BB E MAPFRE integra a sustentabilidade na estratégia de negócios, contemplando os aspectos socioambientais, econômicos e de governança em todas as operações realizadas.

“Saber identificar e lidar com os diferentes riscos globais e riscos emergentes é fundamental para manter uma gestão eficiente e transparente, capaz de antever e avaliar os impactos dessas possíveis ocorrências de forma antecipada, aumentando a resiliência das operações. E é nesse sentido que o GRUPO vem trabalhando”, explica Fátima Lima, executiva de Sustentabilidade do GRUPO BB E MAPFFRE.

Compromisso com a sociedade – O GRUPO BB E MAPFRE também atua em linha com os Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI), lançados em 2012 pela Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP FI, sigla em inglês) no Rio de Janeiro (RJ).

O PSI é uma iniciativa internacional para endereçar riscos e oportunidades ASG (ambientais, sociais e de governança) no setor de seguros e contempla quatro princípios relacionados à inclusão dos aspectos ASG na tomada de decisão; ampliação da conscientização sobre aspectos ASG entre segurados e parceiros comerciais; parceria com governos, órgãos reguladores e outros públicos estratégicos para fomentar temas ASG; e responsabilidade e transparência na prestação de contas.

Sobre o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE

Resultado da união estratégica entre o Banco do Brasil e a MAPFRE Seguros, o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE conta com mais de 6 mil colaboradores, mais de 41 mil pontos de venda, incluindo corretores e agências bancárias. Possui um dos mais amplos portfólios de produtos do mercado, além de unidades de negócios especializadas, presença territorial abrangente e distribuição multicanal. O modelo de gestão do GRUPO é baseado no conceito de sustentabilidade e está alinhado ao PSI – Princípios para Sustentabilidade em Seguros, da ONU.

Mais informações com CDN Comunicação Corporativa

Fernanda Monteiro – 11 3643-2804, e-mail fernanda.monteiro@cdn.com.br

Patricia Polo – 11 5111-1051, e-mail t_ppolo@bbmapfre.com.br , patricia.polo@cdn.com.br

Natália Dias – 11 3643-2820, e-mail natalia.dias@cdn.com.br

Harley Moreira – 11 3643-2767, e-mail harley.moreira@cdn.com.br
Voltar ao topo