Ir para o conteúdo

MAPFRE Investimentos: expectativa é de alta na inflação

São Paulo, 9 de agosto de 2017 - Nesta quarta-feira (9) será divulgado o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Ampliado) de julho. Diferentemente do resultado observado em junho (-0,23%), a projeção da MAPFRE Investimentos para o indicador é de 0,23% em relação à deflação anterior. Três vetores principais se destacam para essa movimentação inflacionária: redução do impacto deflacionário dos alimentos, aumento da tarifa de energia elétrica e início do impacto do aumento de impostos sobre gasolina, diesel e etanol.

Os itens de alimentação, sobretudo, produtos in natura (frutas, grãos e legumes), apresentam menores níveis de deflação, quando comparados com junho. Apesar de menor em relação ao último dado divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa é que os preços de alimentos continuem em queda, porém em menor intensidade.

O grande destaque para o salto na inflação de julho é a mudança da bandeira tarifária de energia elétrica de amarela para vermelha. Os aumentos de tarifas derivados dessa mudança, que não foram capturados no IPCA-15 do mês, apresentaram-se com intensidade na segunda metade do mês. Nosso cenário de energia elétrica, tendo como base o nível dos principais reservatórios do Brasil, é que uma mudança da bandeira tarifária somente faz sentido a partir de 2019. Portanto, para nosso cenário em 2018, não projetamos alteração da bandeira vermelha para amarela.

Até junho, a variação nos preços de combustíveis estava relacionada principalmente às políticas da Petrobrás. Entretanto, o governo federal definiu o aumento de PIS/COFINS para combustíveis, principalmente para gasolina, o que deve ser incorporado pela inflação de agosto. Mas também projetamos para julho um impacto inflacionário também por conta da incidência do aumento de imposto nos últimos dez dias do mês.

Em resumo, julho, por ser um mês de férias escolares, apresenta maior inflação em itens de serviços. Para o ano de 2017, por fim, a projeção de inflação é de 3,9%.

Gestão
Semana passada foi de nova alta para a Bovespa. Não houve destaque nos principais índices das bolsas internacionais que operaram próximos da estabilidade. Para o mercado local, ganhou força a expectativa de o governo avançar com a reforma da Previdência. Tanto o ministro da Fazenda como outros integrantes da equipe econômica têm reforçado o discurso de que a reforma poderia avançar no legislativo até outubro.

No mercado de ações, o destaque positivo da semana foi para a Hypermarcas, que avançou 8,83% após anunciar um novo acionista com participação relevante em seu Capital Social. Outro destaque positivo foram as ações do Banco do Brasil, que avançaram 8,05% na expectativa da divulgação de resultados acima do esperado. Já pelo lado negativo, as ações da Cielo caíram 8,24% após à divulgação dos seus números trimestrais. No geral, no início desta temporada de balanços, as empresas têm apresentado números superiores às estimativas dos analistas.

Já no mercado de renda fixa, o mercado segue otimista em relação à continuidade nos cortes da Selic. Mesmo com dados fiscais cada vez piores, existe grande expectativa na condução e aprovação da reforma da Previdência. A parte mais curta da curva de juros reflete a divulgação da ATA do Copom (Comitê de Política Monetária), enquanto a parte mais longa reflete as preocupações com o quadro fiscal do país. Os destaques da semana foram: Jan18 queda de 8 pontos; Jan19 queda de 10 pontos; Jan21 queda de 16 pontos; Jan23 queda de 19 pontos; Jan25 queda de 10 pontos.

SOBRE A MAPFRE - No Brasil desde 1992, a MAPFRE é parte do grupo espanhol que forma uma das maiores empresas de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro, de saúde e pesquisa do mundo. Sólida e inovadora, está presente nos cinco continentes. Especialista nos segmentos em que atua, a MAPFRE opera com bases de negócios sustentáveis e é dividida em unidades de Investimentos, Consórcios, Capitalização, Previdência e Vida Resgatável, Saúde, Seguros (por meio do GRUPO Segurador Banco do Brasil e MAPFRE), Assistência e Pesquisa e Desenvolvimento (CESVI Brasil). A companhia ainda mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e desenvolve atividades de interesse geral da população. Mais informações sobre produtos e soluções: www.mapfre.com.br.

A unidade MAPFRE Investimentos é especializada na gestão de fundos de investimentos que atendem aos segmentos de pessoa física, jurídica e institucional, totalizando hoje um volume superior a R$ 10 bilhões.

Outras informações sobre MAPFRE Investimentos:
CDN Comunicação
Ana Beatriz Paschoal | + 55 11 3643-2737 | anabeatriz.paschoal@cdn.com.br
Mônica Sasso | + 55 11 3643-2837 | monica.sasso@cdn.com.br
Fernanda Monteiro | + 5511 3643-2804 | fernanda.monteiro@cdn.com.br

Voltar ao topo