Ir para o conteúdo

Carro compartilhado: o que fazer em caso de colisão ou roubo do veículo?

As facilidades e preços competitivos das empresas de car sharing (compartilhamento de automóvel) têm impulsionado muitas pessoas a locarem o veículo por meio da plataforma. Mas é importante saber como agir em casos de acidentes de trânsito ou roubo.

Como seguradora oficial das plataformas de car sharing Pegcar (www.pegcar.com) e Parpe (www.parpe.com.br), o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE dá dicas simples de como resolver problemas como esses, de forma tranquila e econômica.

“Antes de fechar o negócio, é importante o consumidor checar se a empresa conta com alguma seguradora parceira. Ela é a garantia para o proprietário e para o locatário do veículo. No caso do GRUPO, oferecemos uma solução modular e exclusiva que garante a cobertura de imprevistos durante o período de locação, de forma prática e segura”, explica Jabis Alexandre, diretor geral de Automóvel e Massificados do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE.

O seguro car sharing do GRUPO é um contrato temporário, com validade do momento de entrega das chaves até a devolução do veículo. A apólice cobre 100% da tabela FIPE e contempla colisão, roubo, furto, assistência 24 horas e responsabilidade civil. O valor da franquia varia de acordo com o modelo do carro, sendo R$ 3 mil o limite máximo.

Confira algumas dicas sobre como agir em casos de imprevistos:

Colisão de trânsito – Nesse tipo de situação, a orientação é manter a calma, acionar o serviço de emergência – se houver vítimas – e evitar qualquer tipo de negociação com os motoristas envolvidos. “A apólice prevê essa cobertura e oferece todo o apoio necessário ao condutor e ao proprietário do automóvel. Recomendamos apenas a coleta de dados relevantes como nome, telefone e RG dos motoristas, além de informações sobre modelo e placa dos carros”, orienta Alexandre.

O segundo passo é realizar o Boletim de Ocorrência, comunicar a empresa responsável pela plataforma de locação do veículo, que acionará a seguradora.

Arranhões e batidas leves – Outra vantagem da apólice é a cobertura para danos causados durante uma manobra. Nesse caso, o motorista deve providenciar imagens do carro, realizar o Boletim de Ocorrência e comunicar a empresa de car sharing e a seguradora. Nesse caso, a recomendação é avaliar se o custo seria superior ao valor da franquia da apólice.

Furto ou roubo – A apólice do GRUPO também contempla esse tipo de situação. O locatário deve seguir o procedimento padrão de realização do Boletim de Ocorrência e realizar contato a plataforma de car sharing e a seguradora.

Para mais informações sobre como alugar o veículo, modelos disponíveis e preços, basta acessar os sites das parceiras do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE: Pegcar www.pegcar.com e Parpe www.parpe.com.br.

Sobre o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE
Resultado da união estratégica entre o Banco do Brasil e a MAPFRE Seguros, o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE conta com mais de 6 mil colaboradores, mais de 65 mil pontos de venda, incluindo corretores e agências bancárias. Possui um dos mais amplos portfólios de produtos do mercado, além de unidades de negócios especializadas, presença territorial abrangente e distribuição multicanal.

Mais informações sobre o GRUPO com CDN Comunicação
Fernanda Monteiro – 11 3643-2804, e-mail fernanda.monteiro@cdn.com.br
Patricia Polo – 11 5111-1051, e-mail t_ppolo@bbmapfre.com.br; patricia.polo@cdn.com.br
Natália Dias – 11 3643-2820, e-mail natalia.dias@cdn.com.br
Harley Moreira – 11 3643-2767, e-mail harley.moreira@cdn.com.br

Sobre o Pegcar
O Pegcar é uma rede de carros compartilhados que, por meio de uma plataforma 100% online, conecta proprietários de carros a condutores interessados. O objetivo é empoderar as pontas por meio do serviço, proporcionando uma renda extra para os proprietários e acesso a um veículo de maneira mais fácil, barata e com uma experiência diferenciada para os motoristas. No ar desde outubro de 2015, o Pegcar foi criado pelos administradores Conrado Ramires e Bruno Hacad, seguindo a crescente tendência da economia compartilhada. A rede conta com carros em todas as regiões da capital paulista e outras cidades da Grande SP, Baixada Santista e interior do estado.

Informações para a imprensa com Felipe Mazorca, e-mail
felipe.mazorca@notecomunicacao.com.br

Segue o Parpe
Com um propósito de aprimorar a mobilidade e trazer maior qualidade de vida as grandes metrópoles, o Parpe (www.parpe.com.br) empresa que viabiliza locações de carros entre pessoas, entrou no mercado no início de 2016. A ideia é compartilhar o carro que fica durante um período parado com alguém que precise do automóvel. A empresa é responsável por realizar a transação entre proprietário e condutor segundo a possibilidade e necessidade de cada caso, podendo a locação ser por dia, semana ou mês através do aplicativo ou site. A empresa conta também com um serviço inédito no compartilhamento de carros que é o “Levo até você”, que possibilita o condutor a receber o carro no local de preferência. Todos os carros da plataforma são segurados pela Mapfre Seguros, que oferece uma apólice durante todo o período de locação que cobre 100% da tabela Fipe e qualquer eventual dano.

Informações para a imprensa com Fabíola Rosa, e-mail fabiola.rosa@misasi.com

Voltar ao topo