Ir para o conteúdo

Casa e veículo merecem atenção antes da viagem de final de ano

São Paulo, 15 de dezembro de 2016 – A MAPFRE Assistência, empresa especializada em assistência a pessoas, residências e veículos, preparou dicas para prevenir acidentes domésticos, furtos ou arrombamentos a residências, ocorrências comuns durante o final do ano, período de início das viagens de férias e do clima instável em diversas regiões do País. Segundo levantamento do Ministério do Turismo, em setembro de 2016 a intenção de viagem do brasileiro para os próximos meses tinha atingido o maior percentual do ano (24,3%). Porém, antes de fazer as malas, fechar a casa e passear por alguns dias, é importante ter atenção à segurança do lar.

Imprevistos acontecem, não há quem esteja imune. Segundo Almir Fernandes, presidente da MAPFRE Assistência, ações simples ajudam na prevenção e dão segurança ao imóvel e aos moradores. “Sabemos que a animação pela chegada das férias é grande, mas antes ficar fora por alguns dias, evite postar nas redes sociais sobre a sua saída ou qual será agenda para as próximas semanas. Não dê pistas de que ficará ausente por muito tempo e evite marcar a localização de sua residência nas postagens”, comenta o executivo.

Outra orientação é para que, ao sair, as pessoas desliguem a campainha e não se esqueçam de tirar da tomada os eletrodomésticos. “Gente mal intencionada poderá tocar a sua campainha para descobrir se tem alguém na residência. Muitos casos de roubos em casas são ocasionados por esta prática, pois ao não serem atendidos os criminosos deduzem que o imóvel está vazio”, complementa. “Retirar das tomadas equipamentos como TVs, computadores, micro-ondas também é sugerido, ou até mesmo desligar os disjuntores, já que descargas elétricas ou falta de energia podem ocorrer em decorrência de eventos climáticos como vendavais ou tempestades”.

Embora não incorram em prejuízos físicos aparentes, vazamentos resultam em desperdício e despesas nas contas mensais. “Fechar o registro de água da casa e a válvula de gás de cozinha é importante e a ação deve estar no check-list de antes da viagem. Caso haja falha no condutor de ambos, o procedimento garante a segurança da residência e evita acidentes mais graves como explosões. Em caso de dúvidas, conte sempre com um profissional da área para as devidas revisões”, pontua.

Prevenção estende-se às viagens de carro

Segundo o mesmo levantamento do Ministério do Turismo, o automóvel foi o segundo meio de transporte preferido pelos brasileiros para a próxima viagem, nos próximos meses, com o índice de 30,4%. Fica atrás somente do avião como meio de transporte, preferido por 56,8% dos viajantes.

Caso a viagem de férias seja feita de carro, alguns cuidados devem ser levados em consideração para que o viajante não fique na mão no meio da estrada. Gerson Burin, coordenador técnico do CESVI BRASIL, Centro de Experimentação e Segurança Viária da MAPFRE, alerta sobre os principais itens que não podem ficar de fora da revisão.

  • Luzes de sinalização: confira o funcionamento dos faróis, lanternas, luzes de freio, luz de marcha à ré, luzes de seta e as luzes da placa. Veja se no painel do veículo todas as luzes indicadoras estão funcionando corretamente;
  • Óleos e fluidos: verifique o nível e o prazo de troca do óleo de motor, de direção hidráulica, fluido de freio e o fluido da transmissão automática. Vale conferir também o nível do reservatório de água;
  • Mecânica e elétrica: verifique o sistema de freio (discos e pastilhas), o conjunto de suspenção e de direção, velas, cabos, correias e teste a bateria; Verifique também o estado das correias do motor.
  • Na chuva: a fim de evitar problemas de visibilidade na estrada é importante conferir as condições das palhetas do limpador de para-brisas e também o funcionamento do desembaçador dianteiro e traseiro; mantenha o reservatório do lavador de parabrisa com água e detergente neutro
  • Atenção ao combustível: evite rodar com o veículo próximo da reserva, mantenha pelo menos a metade da capacidade do tanque e, sempre que possível, abasteça para misturar o combustível novo com o antigo;
  • Última checagem: veja com antecedência se está no porta-malas o triângulo de sinalização, as ferramentas de roda e o macaco.
  • Pneus: Verifique a pressão dos pneus e o nível de desgaste de cada um, não se esquecendo do estepe.

Para mais informações sobre a MAPFRE Assistência, basta acessar o site www.mapfre.com.br; e para conhecer as atividades do CESVI BRASIL, acesse www.cesvibrasil.com.br.

Sobre a MAPFRE – No Brasil desde 1992, a MAPFRE é parte do grupo espanhol que forma uma das maiores empresas de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro, de saúde e pesquisa do mundo. Sólida e inovadora, está presente em 49 países e nos cinco continentes. Especialista nos segmentos em que atua, a MAPFRE opera com bases de negócios sustentáveis e é dividida em unidades de Investimentos, Consórcios, Capitalização, Previdência e Vida Resgatável, Saúde, Seguros (por meio do GRUPO BB E MAPFRE), Assistência e Pesquisa e Desenvolvimento (CESVI Brasil). A companhia ainda mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e desenvolve atividades de interesse geral da população.Mais informações sobre produtos e soluções: www.mapfre.com.br.

A MAPFRE Assistência é especializada no atendimento a empresas referências no mercado como montadoras multinacionais, seguradoras e instituições financeiras, e trabalha para mais de 29 milhões de beneficiários no Brasil, registrando cerca de um milhão de atendimentos por ano.

Fundado em 1994, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), pertencente ao Grupo MAPFRE, é o único centro de pesquisa brasileiro dedicado à segurança viária e veicular e à disseminação de informação técnica para o setor e também para a sociedade. Foi o primeiro centro da América Latina e é membro do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), uma associação internacional de centros de pesquisas de seguros com os mesmos objetivos. Para conhecer as atividades do CESVI, acesse www.cesvibrasil.com.br, e também acompanhe as novidades pelo Twitter, Facebook, e YouTube em: www.twitter.com/cesvibrasil, www.facebook.com/cesvibrasil, www.youtube.com/user/cesvibrasil. Mais informações sobre reparação automotiva também podem ser acessadas no blog: www.clubedasoficinas.com.br

Outras informações sobre MAPFRE Assistência e CESVI BRASIL:
CDN – Comunicação
Henrique Alves | + 55 11 3643-2736 | henrique.alves@cdn.com.br
Leandro Machado | + 55 11 3643-2784| leandro.machado@cdn.com.br

Fernanda Monteiro | + 5511 3643-2804 | fernanda.monteiro@cdn.com.br
Sala de imprensa
Buscar por data
Desde
Para
Voltar ao topo