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Cinco dicas do CESVI BRASIL para preservação da embreagem

São Paulo, 21 de outubro de 2016 – A embreagem compõe o sistema de transmissão de um veículo. Controla a força passada do motor para o câmbio e facilita o engate das marchas. Quando danificada, incorre em gastos geralmente altos de reparação. Algumas práticas ao volante podem aumentar ou diminuir a vida útil dos componentes. O coordenador técnico do CESVI BRASIL, Centro de Experimentação e Segurança Viária da MAPFRE, preparou cinco dicas que visam evitar gastos e ajudar na preservação da embreagem.

  1. Em ladeiras, evite segurar o carro com o uso da embreagem

    A prática é muito comum no trânsito, especialmente quando motoristas aguardam o farol abrir. Porém, é bom lembrar que essa prática pode levar ao desgaste excessivo das áreas de atrito da embreagem, platô e volante do motor. Para evitar este desgaste, prefira o freio de pedal ou mesmo de mão e só utilizar a embreagem durante a saída.

  2. Evite dirigir com o pé apoiado no pedal da embreagem

    Em estradas, muitas pessoas dirigirem com o pé esquerdo apoiado no pedal da embreagem. No longo prazo, esse hábito pode reduzir a vida útil do conjunto de embreagem. Ao trocar de marcha, tire o pé da embreagem lentamente, respeitando a característica do veículo. E se for manter uma mesma marcha por um longo período, deixe o pé descansando ao lado do pedal e não sobre ele.

  3. Ao trocar de marcha, não tire o pé bruscamente do pedal

    Outro problema que geralmente traz prejuízos é liberar o pedal de maneira repentina durante as trocas de marcha, o que incorre em trancos no carro. Isso faz com que os coxins de motor sejam forçados e danificados com o tempo. Como nas outras situações, a prática, com o passar do tempo, prejudica as engrenagens da caixa de câmbio e pode danificar o disco de embreagem.

  4. Trepidações ao liberar o pé da embreagem

    Durante a condução do veículo, ao liberar o pé da embreagem para iniciar o movimento do veículo e sentir trepidações, podem indicar problemas de desgaste, perda de material e até mesmo a quebra de molas do conjunto. O ideal é procurar rapidamente uma oficina para evitar danos maiores no volante do motor.

  5. Evite as arrancadas
  6. A última recomendação é não realizar o uso da embreagem com rotações muito altas do motor e liberação muito lenta da embreagem, pois esta prática gera um atrito muito grande no conjunto contribuindo consideravelmente para o desgaste da embreagem.

Para mais informações sobre o CESVI BRASIL, basta acessar o site www.cesvibrasil.com.br.

Sobre o CESVI BRASIL
Fundado em 1994, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), pertencente ao Grupo MAPFRE, é o único centro de pesquisa brasileiro dedicado à segurança viária e veicular e à disseminação de informação técnica para o setor e também para a sociedade. Foi o primeiro centro da América Latina e é membro do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), uma associação internacional de centros de pesquisas de seguros com os mesmos objetivos.  Para conhecer as atividades do CESVI, acesse www.cesvibrasil.com.br, e também acompanhe as novidades pelo Twitter, Facebook, e YouTube em: www.twitter.com/cesvibrasil, www.facebook.com/cesvibrasilwww.youtube.com/user/cesvibrasil. Mais informações sobre reparação automotiva também podem ser acessadas no blog: www.clubedasoficinas.com.br

Outras informações sobre CESVI BRASIL:
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