Ir para o conteúdo

Concurso latino-americano de contos promovido pela FUNDACIÓN MAPFRE chega à sua 3ª edição

Iniciativa da fundação é estimular a leitura e a imaginação das crianças e adolescentes, tendo como desafio evidenciar esses jovens como protagonistas do seu próprio futuro.

Mais uma vez a FUNDACIÓN MAPFRE traz para o Brasil uma iniciativa alinhada aos seus valores educacionais: o Concurso de Contos "O Futuro em Nossas Mãos". Pelo terceiro ano consecutivo a fundação promove a ação, que conta com o apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com o propósito estimular os públicos jovem e infantil a um momento de reflexão sobre seu futuro, objetivos de vida e a importância da educação para a realização de seus sonhos.

O Concurso de Contos é direcionado a estudantes com idades entre 6 e 18 anos, residentes nos países da América Latina e que estejam cursando qualquer ciclo do Ensino Fundamental ou Médio em escola pública ou particular. A participação acontece em sala de aula, com foco na figura do professor, que deve ser o responsável pela inscrição no site do concurso e pela apresentação dos trabalhos. Cada sala de aula/escola pode participar com seus relatos, que deverão ser originais e não terem participado de outra concorrência. O concurso se estende também as ONG.

O presidente do Grupo MAPFRE no Brasil, Wilson Toneto, destaca a importância deste concurso para a orientação educacional dos estudantes e sua representatividade para os alunos brasileiros. "Os jovens devem buscar cada vez mais o conhecimento, considerando sempre que por meio da educação poderão atingir uma melhor condição de vida. Por isso ficamos ainda mais orgulhosos quando percebemos que os estudantes brasileiros captaram essa mensagem, já que o País obteve os melhores resultados entre os participantes do concurso".

As inscrições para o concurso "O Futuro em Nossas Mãos" poderá ser realizado até o dia 31 de outubro de 2015, pelo site (www.elfuturoennuestrasmanos.fundacionmapfre.org/pt). Mais de 100 prêmios serão distribuídos aos vencedores (aluno, escola e professor) em diferentes categorias e serão escolhidos, inicialmente, por votação na internet e, posteriormente, por um júri especializado. Os prêmios aos vencedores são bicicletas para alunos, laptops para alunos e professores, kits de material didático para as escolas e notebooks para professores.

Resultados 2014

A 2ª edição do Concurso de Contos "O Futuro em Nossas Mãos" foi realizada no ano passado e contou com a participação de mais de 1.278 alunos dos ensinos Fundamental e Médio, de 1.170 escolas públicas localizadas na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Mais de 42.540 pessoas acompanharam o concurso pelas redes sociais.

O primeiro prêmio na categoria Ensino Fundamental foi dado a uma estudante porto-riquenha, da Escola Dalila Torres, da localidade de Guayanilla, a qual recebeu um computador portátil e uma bicicleta. Na categoria Ensino Médio, também foram concedidos prêmios similares a um jovem brasileiro da Instituição Educativa Sesi, na localidade de Guarapuava, no Paraná. Os colégios vencedores e os tutores dos alunos também foram premiados no concurso.

22/06/2015

INFORM Comunicação

Assessoria de Imprensa da Fundación MAPFRE

Fone: 55. 11. 3079.6133

Voltar ao topo