Ir para o conteúdo

Escola de Salvador recebe prêmio da FUNDACIÓN MAPFRE

São Paulo, 7 de março de 2016 – Localizada no bairro de São Cristóvão, em Salvador (BA), a Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes foi um dos destaques do Encontro Nacional do programa Educação Viária é Vital, promovido pela FUNDACIÓN MAPFRE, instituição sem fins lucrativos que promove e desenvolve atividades de interesse geral da sociedade.

Intitulado “São Cristóvão pede passagem para todos”, o projeto desenvolvido deu foco à relação das pessoas com seus territórios, com o objetivo de explicitar a relação e as condições existentes nas ruas para, em seguida, mobilizar diversos atores. A iniciativa contou com participação ativa dos alunos, que resgataram a história da escola e do bairro. A escola recebeu como prêmio, nesse mês, um Datashow e uma tela de projeção.

A premiação foi a opção escolhida pelas escolas vencedoras. O encontro reuniu 60 representantes, entre educadores e gestores das Secretarias Municipais de Educação e DETRANs, em nome de mais de 700 escolas de todo o país. Além de Salvador, outras duas escolas de São Paulo (Mogi Mirim e Taubaté) tiveram projetos em destaque. Outras três foram reconhecidas com menções honrosas em Limoeiro (PE), Sobral (CE) e São Carlos (SP).

Educação Viária é Vital - Desde 2004, o programa já impactou mais de 3,5 milhões de alunos, distribuídos em 10 mil escolas de 100 cidades em 16 estados brasileiros. Mais de 100 mil educadores também fizeram parte do projeto, que tem como principal objetivo reverter a situação atual de violência no trânsito, com discussões sobre o tema em salas de aula e ações sobre as condições de circulação viária das comunidades próximas às escolas.

Em 2015, o programa esteve presente em nove estados brasileiros (São Paulo, Acre, Amazonas, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Santa Catarina), com a participação de mais de 2 mil professores de 760 escolas e mais de 15 mil alunos beneficiados.

Os bons resultados do programa Educação Viária é Vital deram visibilidade mundial à iniciativa, cujos frutos foram apresentados durante o Congresso de Segurança Viária da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça, ocorrido em março de 2015.

Índices alarmantes – Com mais de 40 mil mortes anuais, o Brasil possui um trânsito considerado violento, gerando custos sociais na ordem de R$ 30 bilhões de reais. De acordo com especialistas, o alto índice de acidentes pode ser atribuído ao comportamento inadequado e inseguro do brasileiro, tanto no ambiente urbano quanto no rodoviário.

Estas ocorrências também atingem de maneira especial crianças de 0 a 14 anos. De 2010 a 2012, quase 40% dos mortos em acidentes de trânsito estavam nessa faixa etária. Diante desses dados, o trabalho da FUNDACIÓN MAPFRE com o programa Educação Viária é Vital busca envolver alunos do ensino fundamental e médio para que encontrem soluções e alternativas que ajudem a favorecer a adoção de hábitos e atitudes seguras e solidárias na circulação em seus mais diversos espaços. Além disso, os projetos escolares ganham visibilidade especial e a chance de serem implementados com sucesso. 

Para ser aplicado, o programa busca parcerias com agentes estratégicos, como Secretarias de Educação e Departamentos de Trânsito locais. Na sequência, a FUNDACIÓN MAPFRE treina professores e desenvolve projetos com alunos. Durante os encontros nacionais, os melhores projetos ganham certificados e avaliação de especialistas da área.

Sobre a FUNDACIÓN MAPFRE
Com sede na Espanha e atuação em diversos países da Europa e América Latina, a FUNDACIÓN MAPFRE é uma instituição sem fins lucrativos, que desenvolve uma série de atividades voltadas para melhorar as condições de vida de grupos menos favorecidos, contribuir para a prevenção de acidentes, disseminar a segurança viária, promover a educação para o seguro, ampliar o repertório cultural da sociedade e favorecer o acesso à informação e à pesquisa.
Site: www.fundacionmapfre.com.br/

Outras informações sobre FUNDACIÓN MAPFRE:
CDN – Comunicação
Henrique Alves | + 55 11 3653-2736 | henrique.alves@cdn.com.br
Vilma Balint | + 55 11 3643-2837| vilma.balint@cdn.com.br
Fernanda Monteiro | + 5511 3643-2804 | fernanda.monteiro@cdn.com.br

Voltar ao topo