Ir para o conteúdo

Especialista da MAPFRE esclarece dúvidas sobre finanças de jovens atendidos pela ONG Vocação, em São Paulo

São Paulo, 19 de maio de 2016 – Cerca de 50 jovens que participam de programas socioeducativos da Vocação (www.vocacao.org.br) assistiram à palestra sobre Educação Financeira realizada na tarde de ontem (18) em uma filial da organização, no Jardim Icaraí (Zona Sul de São Paulo).

Na ocasião, a especialista Elisete Cristina Verissimo, superintendente de MAPFRE Capitalização, conversou com os participantes beneficiados pelo Programa de Preparação para o Trabalho, que têm entre 15 e 17 anos de idade, sobre os produtos financeiros mais indicados para cada fase e objetivo da vida.

“Foi uma conversa muito interessante, pois, mais que apresentar modalidades de investimentos, tivemos a oportunidade de trocar experiências sobre planejamento e orçamento familiar. São temas de extrema importância para esses jovens que em breve estarão no mercado de trabalho e que precisam aprender como administrar suas finanças”, comenta Elisete.

Durante o encontro, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer diferentes modalidades de seguros e ainda entender as principais diferenças e benefícios de produtos como consórcios, capitalizações, previdências e investimentos.

A ação faz parte da Semana Nacional da Educação Financeira, que acontece de 16 a 22 de maio, em todo o Brasil. A MAPFRE apoia a iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), que reúne iniciativas gratuitas sobre temas como planejamento e orçamento familiar, investimentos, previdência e seguros, entre outros.

Cultura da educação
Em um cenário cada vez mais afetado pela instabilidade financeira, o planejamento e a utilização do seguro surgem como uma alternativa de proteção aos riscos econômicos, estabelecendo um senso de mitigação de perdas e de confiança financeira. Da mesma forma, entender o que são os produtos de acumulação, como consórcio, previdência e capitalização, e saber quando e como investir faz muita diferença na rotina das pessoas.

“Na MAPFRE acreditamos que tão importante quanto oferecer produtos e serviços é investir na promoção da cultura de proteção, disseminando informações para que as pessoas entendam a importância do seguro para reduzir o risco de vulnerabilidade, principalmente entre as camadas mais afetadas e suscetíveis a esse tipo de risco. Por isso, conversas como esta que tivemos hoje com os jovens da Vocação são tão valiosas para nós”, afirma.

Em linha com esse posicionamento, a MAPFRE procura levar a um número cada vez maior de pessoas, a relevância do seguro como uma ferramenta capaz de garantir um futuro sustentável e tranquilo. “Ao fortalecer a cultura de proteção e do planejamento familiar, estamos colocando a sustentabilidade em prática, ampliando o diálogo com a comunidade. Este é mais um exemplo de como a integração dos aspectos socioeconômicos, ambientais e de governança estão mudando os modelos de negócio, trazendo um novo olhar e fortalecendo uma visão de longo prazo. Temos um importante trabalho a conduzir, para que cada vez mais pessoas tenham condições de planejar suas vidas e de suas famílias”, explica a especialista.

Jovens no mercado
A Vocação, novo nome da instituição Ação Comunitária, foi criada por executivos do segundo setor na década de 1960 e sempre atuou em parceria com lideranças comunitárias na busca de soluções para os problemas sociais. Desde sua criação, a Vocação atua com vasta experiência no desenvolvimento pleno de crianças e jovens, a fim de construir uma sociedade rica em oportunidades. Também adquiriu expertise em transferir conhecimentos para que empresas atuem nas comunidades ao seu redor.

"Nosso trabalho é promover ações que contribuam para que os jovens reconheçam que suas escolhas, o seu conhecimento sobre o orçamento familiar, e o próprio consumo são fatores importantes que influenciam a estruturação do seu projeto de vida. Por isso, acreditamos que a conversa tenha sido muito enriquecedora", afirma Tiago Fernandes, orientador pedagógico responsável pela unidade Icaraí.

Parceria que constrói
A instituição recebe apoio da Fundación MAPFRE desde 2009, por meio do programa Formando Comunidade, que fomenta a educação, a nutrição, a saúde e o acesso ao mercado de trabalho de crianças e jovens em situação de exclusão social através do financiamento de determinados itens orçamentários inclusos em um convênio. O Formando Comunidade é um programa vivo que une o compromisso da Fundación MAPFRE de estimular a educação como meio de acesso a melhores condições de vida.

Sobre a MAPFRE – No Brasil desde 1992, a MAPFRE é parte do grupo espanhol que forma uma das maiores empresas de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro, de saúde e pesquisa do mundo. Sólida e inovadora, está presente em 49 países e nos cinco continentes. Especialista nos segmentos em que atua, a MAPFRE opera com bases de negócios sustentáveis e é dividida em unidades de Investimentos, Consórcios, Capitalização, Previdência e Vida Resgatável, Saúde, Seguros (por meio do GRUPO BB E MAPFRE), Assistência e Pesquisa e Desenvolvimento (CESVI Brasil). A companhia ainda mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e desenvolve atividades de interesse geral da população.Mais informações sobre produtos e soluções: www.mapfre.com.br.

Sobre a Vocação – Desde 1967, a Vocação atua no desenvolvimento de pessoas e comunidades, com o objetivo de criar uma dinâmica social justa e igualitária. Isso se dá através do fortalecimento do Projeto de Vida de cada indivíduo, que é construído desde a infância até a colocação no mercado de trabalho. Através do acompanhamento de famílias, educação integral e cursos profissionalizantes, a Vocação atende mais de 7 mil pessoas por ano em situação de vulnerabilidade social.

Outras informações sobre a MAPFRE:
CDN – Comunicação
Henrique Alves | + 55 11 3643-2736 | henrique.alves@cdn.com.br
Vilma Balint | + 55 11 3643-2837 | vilma.balint@cdn.com.br

Outras informações sobre a Vocação:
Vitor Matsuoka l + 55 11 5843-2910 l ​vitor.matsuoka@vocacao.org.br

Voltar ao topo