Ir para o conteúdo

Fundación MAPFRE abre inscrições para bolsas de estudo e auxílios à pesquisa

São Paulo, 5 de julho de 2016 – Estão abertas inscrições de bolsas de estudo e auxílios à pesquisa para estudantes de pós-graduação e pesquisadores que têm projetos relacionados às áreas de seguros, saúde e previdência social, entre outras. A Fundación MAPFRE oferece três iniciativas para apoiar e estimular a excelência no desenvolvimento de estudos e pesquisas nestas áreas.

Estudantes que tenham sido aceitos por cursos de universidades da Espanha poderão se inscrever na Convocatória 2016 de Bolsas para Estudos de pós-graduação em Seguro e Previdência Social. Serão analisados candidatos que desenvolvam programas acadêmicos de pós-graduação relacionados às seguintes áreas: análise técnico-atuarial, previdência social, direito dos seguros, gestão e organização de entidades seguradoras, contabilidade e análise econômico-financeira das companhias de seguros.

As inscrições podem ser efetuadas até o dia 23 de setembro. Cada uma das bolsas receberá um valor máximo de até 6 mil euros para o ano acadêmico completo. No total, a Fundación MAPFRE destinará 150 mil euros para estudantes selecionados. Os cursos devem ser ministrados em período integral, com carga letiva mínima de 300 horas, das quais pelo menos 50% deverão ser de caráter presencial, e ter início no curso acadêmico de 2016/2017.

Outra oportunidade oferecida pela Fundación MAPFRE é a Iniciativa de Auxílios à Pesquisa Ignacio H. de Larramendi, que homenageia o primeiro presidente da Fundación MAPFRE. As bolsas são voltadas a pesquisadores ou equipes de pesquisa do meio acadêmico e profissional que pretendem desenvolver programas de pesquisa nas áreas de Prevenção e Segurança Viária (concederá o valor total de 24 mil euros), Promoção da Saúde (valor total de 48 mil euros) e Seguro e Previdência Social (valor total de 15 mil euros). Será oferecido um total de 25 bolsas a pesquisadores do mundo todo.

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 13 de outubro, e os aportes serão destinados a projetos individuais ou desenvolvidos por universidades, hospitais e instituições de ensino.

A Fundación MAPFRE também oferecerá uma bolsa de auxílio para projeto de pesquisa voltado ao atendimento de idosos, por meio da Bolsa Primitivo de Vega, que homenageia e reconhece o ex-presidente da MAPFRE ASISTENCIA e da MAPFRE QUAVITAE na Espanha.

O projeto a ser selecionado deverá estar relacionado a um dos diversos aspectos do atendimento ao público idoso, como instrumentos de classificação da dependência e dos usuários, programas de divulgação e conscientização no atendimento a pessoas idosas, programas de promoção do envelhecimento ativo, especialmente os que estimulem uma vida saudável, e inovações tecnológicas que favoreçam a independência e garantia do atendimento a idosos. Vale ressaltar que projeto de pesquisa de estudos farmacológicos, bioquímicos e moleculares, entre outros, não serão analisados para a contemplação da bolsa. Também estarão excluídos da análise as iniciativas que façam parte de outros projetos de pesquisa.

A doação poderá atingir o valor global máximo de 15 mil euros e será concedida ao pesquisador principal ou, a pedido dele,  à instituição à qual ele estiver vinculado, com destino exclusivo ao desenvolvimento dessa pesquisa. A inscrição deverá ser realizada até o dia 20 de outubro, e o auxílio terá um ano de duração.

Mais informações estão disponíveis por meio dos seguintes links:

Bolsas para Estudos de pós-graduação em Seguro e Previdência Social:
https://www.fundacionmapfre.org/fundacion/pt/te-interessa/bolsa-auxilio/postgrado/nova-convocatoria-bolsas-pos-graduacao.jsp

Iniciativa de Auxílios à Pesquisa Ignacio H. de Larramendi:
https://www.fundacionmapfre.org/fundacion/es_es/te-interesa/beca-ayuda/ayuda-larramendi/

Bolsa Primitivo de Vega:
https://www.fundacionmapfre.org/fundacion/es_es/te-interesa/beca-ayuda/beca-primitivo-vega/

Outras dúvidas dos candidatos poderão ser esclarecidas pelo e-mail: fmapfre@mapfre.com.br.

Sobre a Fundación MAPFRE
Com sede na Espanha e atuação em diversos países da Europa e América Latina, a Fundación MAPFRE é uma instituição sem fins lucrativos, que promove e investe em atividades de interesse geral da população. Para disseminar valores e cultura e contribuir com o bem-estar da sociedade, apoia e desenvolve iniciativas em cinco áreas de atuação: Ação Social; Cultura; Prevenção e Segurança Viária; Promoção da Saúde; Seguro e Previdência Social. Site: www.fundacionmapfre.com.br.

Outras informações sobre Fundación MAPFRE:
CDN – Comunicação
Henrique Rodrigues | + 55 11 3653-2736 | henrique.alves@cdn.com.br
Vilma Balint | + 55 11 3643-2837| vilma.balint@cdn.com.br

Voltar ao topo