Ir para o conteúdo

Fundación MAPFRE promove ações de conscientização no trânsito no Parque do Ibirapuera

São Paulo, 19 de setembro de 2016 – Até o dia 24 de setembro, o Parque do Ibirapuera será palco para as atividades do programa Na Pista Certa – uma iniciativa criada e promovida pela Fundación MAPFRE para introduzir o conceito de educação viária desde a infância.

Com a realização de atividades de conscientização que incentivam comportamentos e atitudes responsáveis e cívicas em relação ao trânsito, a Fundación MAPFRE contribui, mais uma vez, com a Semana Nacional do Trânsito de 2016, promovida pelo Governo Federal por meio do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) para alertar sobre os perigos do trânsito.

“Acreditamos que é hora de assumirmos, como sociedade, a responsabilidade por nossas ações no trânsito. Por isso, a Fundación MAPFRE aposta em ações que disseminem mensagens de alerta e atenção ao próximo, principalmente em relação aos fatores de risco que resultam em milhares de vítimas fatais no trânsito todos os anos” diz Wilson Toneto, CEO da Regional MAPFRE Brasil e representante da Fundación MAPFRE no Brasil.

Voltado a crianças dos cinco aos nove anos de idade, o programa Na Pista Certa permite que os participantes aprendam brincando a importância da sinalização viária, regras de convivência e valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança sob diferentes pontos de vista: motorista, passageiro, pedestre, ciclista, entre outros.

Realizadas em um espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante, as atividades oferecem vivências lúdicas e pedagógicas que permitem aprender sobre as relações entre transporte particular, coletivo e meio ambiente, além de temas como emissão de gases poluentes e poluição sonora.
“Esse compromisso, firmado pela presença da Fundación MAPFRE em mais uma edição da Semana Nacional de Trânsito, reforça o nosso posicionamento como uma instituição engajada com a diminuição total das vítimas decorrentes de acidentes de trânsito”, conclui Toneto.

Promovido em São Paulo desde 2007, o Na Pista Certa já beneficiou mais de 120 mil crianças de 5 a 10 anos de 10 estados brasileiros. Em 2016, mais de 15 cidades do Estado de São Paulo recebem as atividades do programa.

Semana Nacional do Trânsito
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Banco Mundial apontam que mais de 1,3 milhão de pessoas morrem todos os anos vítimas de acidentes de trânsito e outras 50 milhões ficam feridas por conta dessas ocorrências. Atenta a essa estatística, a Fundación MAPFRE conectou as iniciativas adotadas durante a Semana Nacional do Trânsito à plataforma mundial Objetivo Zero, lançada pela entidade com o objetivo de conscientizar a população sobre medidas seguras no trânsito e atingir a ambiciosa meta de reduzir a zero as vítimas mortais de acidentes.

As ações promovidas pela Fundación MAPFRE também estão alinhadas ao tema do ano para a Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito, que teve início em 2011 e vai até 2020. De acordo com o Denatran, o tema “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro” acompanha a evolução das ações dos anos anteriores, com a principal finalidade de conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano.

Cada indivíduo que circula nas vias públicas deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino, sendo responsável pelas próprias ações, além de sofrer as consequências de suas escolhas. Dessa maneira, as ações deverão abranger todos os integrantes do trânsito, desde pedestres, passando por ciclistas e motociclistas até passageiros e condutores.

SERVIÇO

Na Pista Certa
Parque do Ibirapuera
Período: 19 a 24 de setembro
Horário: De 19 a 23 de setembro das 08h30 às 17h / 24 de setembro das 08h30 às 16h
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana (Em frente à pista de corrida e ciclovia)
Parceria: Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Sobre a FUNDACIÓN MAPFRE
Com sede na Espanha e atuação em diversos países da Europa e América Latina, a FUNDACIÓN MAPFRE é uma instituição sem fins lucrativos, que desenvolve uma série de atividades voltadas para melhorar as condições de vida de grupos menos favorecidos, contribuir para a prevenção de acidentes, disseminar a segurança viária, promover a educação para o seguro, ampliar o repertório cultural da sociedade e favorecer o acesso à informação e à pesquisa. Site: www.fundacionmapfre.com.br/

Outras informações sobre FUNDACIÓN MAPFRE:
CDN – Comunicação
Renata Silveira| + 55 11 3643-2748 | renata.silveira@cdn.com.br
Vilma Balint | + 55 11 3643-2837| vilma.balint@cdn.com.br
Fernanda Monteiro | + 5511 3643-2804 | fernanda.monteiro@cdn.com.br

Voltar ao topo