Ir para o conteúdo

Fundación MAPFRE fecha parceria com a USP para projetos dedicados ao público idoso

São Paulo, 5 de setembro de 2016 – A população mundial está atingindo índices cada vez maiores de longevidade. Projeções das Nações Unidas indicam que uma em cada nove pessoas no mundo tem 60 anos ou mais. Em 2050, pela primeira vez, haverá mais idosos que crianças menores de 15 anos. Essa realidade também se reflete no Brasil. Até 2025, estima-se que o país tenha mais de 34 milhões de idosos. Atenta a essa realidade, a Fundación MAPFRE desenvolveu uma parceria com a Escola de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) para a elaboração de oficinas de capacitação destinadas a entidades públicas que trabalhem com o público idoso.

As atividades serão coordenadas por Wilson Jacob-Filho, professor titular da USP e diretor do serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo, e estão previstas para acontecer até novembro em parceria com diversas entidades paulistanas que desenvolvem trabalhos com esse público. Nas oficinas, os programas “Com maior Cuidado” e “Segurança Viária para Idosos”, iniciativas da Fundación MAPFRE, serão abordados de maneira dinâmica, com exemplos práticos de como idosos podem evitar acidentes no dia a dia. O conteúdo também será direcionado à capacitação de cuidadores e profissionais de diferentes áreas correlatas.

Envelhecimento ativo
As oficinas do programa “Com maior Cuidado” têm o objetivo de informar familiares e funcionários que lidam com pessoas acima de 60 anos e os próprios idosos sobre como prevenir e reagir com rapidez em casos de acidente ou em situações de emergência, como as ocorridas dentro de casa, que representam cerca de 70% das intercorrências com idosos, segundo o Ministério da Saúde.

Assim como no lar, os idosos devem zelar pela segurança no trânsito, tanto como pedestres ou como motoristas. Por isso, a Fundácion MAPFRE também oferecerá atividades do programa “Segurança Viária para Idosos”, desenvolvido com a principal finalidade de conscientizar por meio de ações educativas a adoção de medidas seguras no trânsito, para redução do número de acidentes e atropelamento envolvendo este público. Com essas iniciativas, a entidade pretende oferecer dicas e informações ao público foco e familiares para enfrentar os novos desafios que a maturidade traz. 

Para participar das oficinas basta comparecer aos locais das atividades. A programação completa e outras iniciativas desenvolvidas pelo Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas, da FMUSP estão disponíveis na página www.gerosaude.com.br.

Calendário das próximas oficinas de Fundación MAPFRE e FMUSP em São Paulo confirmadas em São Paulo:

Data

Horário

Local

12 de setembro

14h às 17h

Secretaria de Estado da Saúde – Anfiteatro Luiz Musolino
Avenida Dr Arnaldo, 35, Cerqueira César

13 de setembro

10h às 13h

Clube Escola Alfredo Ignácio Trindade
Rua Viri,425, Jardim São Paulo

21 de setembro

10h às 13h

Centro de Referência da Cidadania do Idoso (Creci)
Rua Formosa, 215, Anhangabaú

27 de setembro

09h às 12h

Centro de Referência ao Idoso na Zona Norte
Rua Augusto Tolle, 978, Santana

04 de outubro

14h às 17h

Centro Social João XIII
Rua Agostinho Ferreira,637, Vila Maria

07 de outubro

13h30 às 16h30

Subprefeitura Santana/Tucuruvi
Av.Tucuruvi, 808, Santana

17 de outubro

14h às 17h

Secretaria de Saúde - Anfiteatro José Ademar Dias
Av. Dr Arnaldo,351, Cerqueira César



Sobre a FUNDACIÓN MAPFRE
Com sede na Espanha e atuação em diversos países da Europa e América Latina, a FUNDACIÓN MAPFRE é uma instituição sem fins lucrativos, que desenvolve uma série de atividades voltadas para melhorar as condições de vida de grupos menos favorecidos, contribuir para a prevenção de acidentes, disseminar a segurança viária, promover a educação para o seguro, ampliar o repertório cultural da sociedade e favorecer o acesso à informação e à pesquisa. Site: www.fundacionmapfre.com.br/

Outras informações sobre FUNDACIÓN MAPFRE:
CDN – Comunicação
Renata Silveira | + 55 11 3643-2748 | renata.silveira@cdn.com.br
Vilma Balint | + 55 11 3643-2837| vilma.balint@cdn.com.br
Fernanda Monteiro | + 5511 3643-2804 | fernanda.monteiro@cdn.com.br

Voltar ao topo