Ir para o conteúdo

Investir o 13º salário em previdência é uma excelente opção para planejamento de longo prazo

São Paulo, 16 de novembro de 2016 – O 13º salário, muito esperado pela grande maioria dos trabalhadores com registro em carteira, pode ser uma importante ferramenta para o planejamento tributário e financeiro de longo prazo. Destinando esse montante para um plano de previdência complementar, o contribuinte poderá usufruir do benefício fiscal na Declaração de Imposto de Renda em 2017, com um aporte que fará a diferença na qualidade de vida do contribuinte em alguns anos, desde que não sejam efetuados resgates no decorrer do período do plano.

Preservar esse montante é a alternativa ideal para quem pretende repensar seu planejamento financeiro ou contar com um aporte extra que servirá de incentivo para os planos a serem realizados em 2017. “Mesmo sendo de longo prazo, um plano de previdência deveria ser revisto anualmente. Com um acompanhamento constante, o cliente poderá verificar se a opção escolhida apresenta os rendimentos compatíveis com o mercado e se o valor aplicado por mês precisa ser ajustado a sua nova realidade”, diz Maristela Gorayb, diretora de Previdência e Vida Resgatável na MAPFRE.

Investir o 13º salário em um plano de previdência poderá ser ainda mais vantajoso se a opção escolhida for um Plano Gerador de Benefício Livre, o PGBL. No caso desse plano, o valor aplicado na previdência complementar no momento do aporte, ou no ano de investimento, é abatido do Imposto de Renda. Esse benefício tem limite de até 12% da renda bruta anual. Dessa maneira, o Imposto de Renda é cobrado apenas na realização do saque ou quando o contribuinte começa a receber a renda mensal da aposentadoria e em conformidade com o Regime de Tributação escolhido pelo participante do plano de previdência complementar. “O rendimento ocorrerá sobre uma base maior de dinheiro, aumentando o saldo acumulado ao longo do tempo”, explica Maristela.

SOBRE A MAPFRE – No Brasil desde 1992, a MAPFRE é parte do grupo espanhol que forma uma das maiores empresas de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro, de saúde e pesquisa do mundo. Sólida e inovadora, está presente em 51 países e nos cinco continentes. Especialista nos segmentos em que atua, a MAPFRE opera com bases de negócios sustentáveis e é dividida em unidades de Investimentos, Consórcios, Capitalização, Previdência e Vida Resgatável, Saúde, Seguros (por meio do GRUPO BB E MAPFRE), Assistência e Pesquisa e Desenvolvimento (CESVI Brasil). A companhia ainda mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e desenvolve atividades de interesse geral da população.

A unidade MAPFRE Previdência e Vida Resgatável desenvolve planos individuais e empresariais sob medida com um portfólio completo de produtos. Com R$ 3,11 bilhões de ativos administrados, propõe ferramentas para proteger o seu futuro das famílias.

Outras informações sobre MAPFRE Previdência:

CDN – Comunicação
Henrique Rodrigues | + 55 11 3643- 2736 | henrique.alves@cdn.com.br
Vilma Balint | + 5511 3643-2837 | vilma.balint@cdn.com.br

Voltar ao topo