Ir para o conteúdo

MAPFRE Saúde alerta para os perigos do sedentarismo

O sedentarismo é um dos principais riscos para a saúde da população mundial, alerta a MAPFRE Saúde. Os avanços tecnológicos e o desenvolvimento urbano facilitaram o dia a dia, cada vez mais corrido, mas também fizeram com as pessoas parassem de se movimentar. O Diagnóstico Nacional do Esporte, pesquisa do Ministério do Esporte, apontou que cerca de 45,9% dos brasileiros não praticam nenhuma atividade física.

Com a falta de movimentação, algumas partes do corpo entram em processo de regressão, ou seja, há atrofia dos músculos, perda de flexibilidade articular e até comprometimento de alguns órgãos. Além disso, o sedentarismo é considerado o principal fator de risco para a morte súbita e está relacionado a pressão alta, diabetes, obesidade, aumento do colesterol, câncer de cólon e reto e a problemas cardíacos.

“Trabalhos científicos mostram que 51% das doenças que acometem as pessoas estão vinculadas aos hábitos de vida”, comenta o Dr. Roberto Cury, responsável técnico da MAPFRE Saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como “pessoas inativas” aquelas que não praticam atividades físicas – no mínimo em grau moderado – por pelo menos 150 minutos por semana. Entretanto, o que define um sedentário não é a frequência na academia, mas aquele indivíduo que gasta poucas calorias por semana com quaisquer atividades.

Por isso, a MAPFRE Saúde lembra que algumas mudanças de comportamento simples podem melhorar a qualidade de vida, como deixar o carro na garagem quando for percorrer pequenas distâncias, subir e descer escadas ao invés de usar o elevador e, por que não trocar aquelas horas e horas de vídeo na internet por uma atividade com amigos?

Ou seja, frequentar uma academia (com disciplina) é muito bom, mas uma série de hábitos saudáveis, envolvendo atividades físicas, no seu dia a dia, já pode tirar qualquer um do arriscado grupo das pessoas sedentárias – além de tornar a sua vida muito mais interessante.

Sobre a MAPFRE – A MAPFRE é uma seguradora global presente nos cinco continentes. É referência no mercado espanhol de empresas de seguros, além de ser o primeiro grupo multinacional de seguros da América Latina e um dos 10 maiores grupos europeus em volume de prêmios. A MAPFRE tem mais de 37.000 colaboradores e aproximadamente 37 milhões de clientes no mundo todo. Especialista nos segmentos em que atua, opera com bases de negócios sustentáveis e, no Brasil, é dividida em unidades de Investimentos, Consórcios, Capitalização, Previdência e Vida Resgatável, Saúde, Seguros (por meio do Grupo Segurador Banco do Brasil e MAPFRE), Assistência e Pesquisa e Desenvolvimento (CESVI Brasil). A companhia ainda mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e desenvolve atividades de interesse geral da população.

A unidade MAPFRE Saúde chegou ao mercado com um novo modelo de prestação de serviço, com foco na participação ativa da vida cotidiana de seus beneficiários, oferecendo apoio e suporte. A área conta com uma rede credenciada própria em São Paulo, no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além do Programa Vida Saudável como diferencial, com foco em promoção à saúde e prevenção.

Mais sobre a MAPFRE em www.mapfre.com.br

Outras informações sobre MAPFRE:
CDN Comunicação
Henrique Alves | + 55 11 3643-2736 | henrique.alves@cdn.com.br  
Ana Beatriz Paschoal | + 55 11 3643-2737| anabeatriz.paschoal@cdn.com.br

Voltar ao topo