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MAPFRE Assistance: por que o chuveiro só queima no inverno?

São Paulo, 8 de agosto de 2016 – Na estação mais fria do ano, os brasileiros costumam tomar banhos mais quentes e demorados. Justamente nesta época a MAPFRE Assistance recebe mais chamados para troca de resistências queimadas em chuveiros elétricos. De acordo com dados da companhia, a solicitação dos serviços de eletricistas para a troca de resistências e chuveiros são as recordistas do período de inverno, seguidas por encanadores para reparos em tubulações de ferro, que se contraem em temperaturas baixas e geram vazamentos, e para desentupimentos de pias, que ocorrem com mais frequência quando gorduras e dejetos endurecem nos encanamentos.

Segundo Almir Fernandes, presidente da MAPFRE Assistance, a prevenção é melhor receita para evitar surpresas. “Em razão das temperaturas mais baixas, é muito comum as pessoas fecharem o registro para tentar esquentar ainda mais a água, o que pode ocasionar a queima do aparelho ou da própria resistência. Buscar alternativas como chuveiros mais potentes, pressurizadores ou mesmo opções mais simples como a utilização de redutores de vazão de água, todos encontrados facilmente em casas especializadas ou até em depósitos de material de construção, são opções preventivas que evitarão resistências e chaveiros queimados e ainda contribuirão com a redução da utilização de energia elétrica”, comenta.

Para vazamentos em tubulações de ferro, ocorrência frequente em temporadas de baixa temperatura, a orientação é contar periodicamente com a revisão de um especialista para testar e vedar as conexões que, com o passar do tempo, podem se desgastar de gerar infiltrações.

A terceira razão que mais motiva acionamento de clientes MAPFRE Assistance no inverno são os entupimentos. “Em dias frios, é muito comum que a gordura e os dejetos depositados em sifões e tubulações endureçam, o que fatalmente gera mais chamamos solicitando os serviços de desentupimento principalmente das pias de cozinha. A gordura vai se alojando nas paredes das tubulações antes de chegar até a caixa de gordura e faz com que restos de comida grudem pelo cano, o que deixa a passagem de água cada vez mais difícil”, completa Almir.

Em 2015, ano em que o Brasil não registrou temperaturas tão baixas, os serviços mais utilizados em MAPFRE Assistance permaneceram equivalentes no ano todo seguindo a ordem: encanador, eletricista, chaveiro e, por último, desentupimento. “Neste inverno de 2016, em que as temperaturas caíram bastante em comparação aos últimos anos, já observamos claramente uma tendência de aumento em trocas de resistência, reparos em canos e desentupimentos”, ressalta Fernandes.

Confira algumas práticas simples que podem ser aplicadas no dia a dia para evitar esses problemas mais comuns em dias frios:

Banhos quentinhos

  • Consulte um especialista para indicar a melhor forma de aumentar a vazão de água e deixá-la mais quente;
  • Não mude a chave “verão-inverno” com o chuveiro ligado;
  • Não diminua, emende ou reaproveite a resistência queimada;
  • A fiação deve ser adequada, bem instalada e com boas conexões. Fios derretidos, pequenos choques e cheiro de queimado são sinais de problemas que precisam ser corrigidos imediatamente;
  • Caso lave o banheiro utilizando a água do chuveiro, mantenha a parte elétrica desligada;
  • Evite banhos quentes demorados;
  • Utilize a chave posição “inverno” somente nos dias frios. A posição “verão” gasta até 40% menos de energia.

Sem vazamento

  • Contrate um especialista para testar e vedar as conexões, que com o passar do tempo podem se desgastar de gerar infiltrações;
  • Não conecte tubos de PVC e tubos de ferro. Para evitar vazamentos é preciso que todos os tubos possuam o mesmo modelo;
  • Para utilizar fitas à prova d’água ou outros tipos de vedação é preciso se certificar que a tubulação esteja seca e mesmo para reparos simples é indicada a consulta a um profissional especializado.

Para não entupir

  • Antes de lavar a louça, limpe os pratos e jogue no lixo os restos de comida;
  • Para economizar água, limpe louças mais engorduradas com papéis para retirar o excesso dos dejetos antes de lavá-las;
  • Realize higienização da caixa de gordura (que fica na parte baixa do sifão) a cada seis meses;
  • Se notar que a água está demorando para escoar ao terminar de lavar a louça, ferva dois litros de água e despeje no ralo da pia. Esta prática pode ajudar a tirar a gordura e dejetos presos na tubulação que ainda não endureceram completamente. Importante: para preservar a tubulação, não jogue água fria logo após o procedimento, apenas deixe os tubos esfriarem naturalmente.


Sobre a MAPFRE – No Brasil desde 1992, a MAPFRE é parte do grupo espanhol que forma uma das maiores empresas de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro, de saúde e pesquisa do mundo. Sólida e inovadora, está presente em 49 países e nos cinco continentes. Especialista nos segmentos em que atua, a MAPFRE opera com bases de negócios sustentáveis e é dividida em unidades de Investimentos, Consórcios, Capitalização, Previdência e Vida Resgatável, Saúde, Seguros (por meio do GRUPO BB E MAPFRE), Assistência e Pesquisa e Desenvolvimento (CESVI Brasil). A companhia ainda mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e desenvolve atividades de interesse geral da população.Mais informações sobre produtos e soluções: www.mapfre.com.br

A MAPFRE Assistance, que representa as marcas MAPFRE Assistance e MAPFRE Warranty, é especializada no atendimento a empresas referências no mercado como montadoras multinacionais, seguradoras e instituições financeiras, e trabalha para mais de 27 milhões de usuários no Brasil, registrando cerca de um milhão de atendimentos por ano.

Outras informações sobre MAPFRE Assistance:

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