Ir para o conteúdo

MAPFRE INVESTIMENTOS: MERCADO AGUARDA A DIVULGAÇÃO DO ÍNDICE DE PREÇOS DE COMMODITIES

São Paulo, 3 de maio de 2017 – Em outra semana mais curta, o mercado aguarda a divulgação de importantes indicadores nacionais e internacionais. Entre os nacionais, no dia 3 de maio acontecerá o anúncio do Índice de Preços de Commodities, o IC-Br, referente ao mês de abril. O índice busca mensurar a variação dos preços internacionais de commodities após a conversão para reais, que condicionam a dinâmica da inflação doméstica. Como já demonstrado pelo Banco Central, há evidências de que o IC-Br apresenta aderência ao comportamento da inflação, em especial à evolução do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Daí a relevância do IC-Br como indicador antecedente da evolução futura da inflação ao consumidor.

A divulgação do IC-Br pode revelar diferentes cenários. No mês passado, foi possível observar a depreciação do real frente à moeda norte-americana, o que favorece o aumento do IC-Br. Por outro lado, houve no mesmo período o recuo dos preços internacionais das principais commodities, o que favorece a queda do índice. Este é o caso dos preços do açúcar e do café. A MAPFRE Investimentos espera que o saldo líquido destes dois vetores resulte em recuo do IC-Br no mês de abril.  Vale lembrar que o componente do IC-Br representante de preços agrícolas deverá continuar sendo destaque de baixa.

O IC-Br também pode trazer boas notícias para os preços dos combustíveis. Assim como em meses anteriores, este componente deverá seguir demonstrando evolução contida dos preços internacionais após conversão para a moeda nacional. Não por acaso, a reunião executiva do Grupo de Mercado e Preços da Petrobrás decidiu reduzir os preços internos de gasolina e diesel em suas refinarias em 21 de abril. As boas notícias não terminam por aí. A continuidade da queda dos preços internacionais desde então, não compensada integralmente pela depreciação do real no mesmo período, indica possibilidade de novas reduções nos preços de gasolina e diesel neste mês de maio.

Enfim, o IC-Br deverá indicar a possibilidade de continuidade da tendência de queda de determinados preços do grupo alimentação do IPCA. O índice deverá apontar também a tendência de queda dos preços de gasolina e diesel no mercado doméstico, assim como em meses anteriores. Isso não significa que a inflação seguirá cedendo no segundo trimestre do ano. Cabe observar até que ponto esses vetores desinflacionários deverão compensar pressões altistas, como a das tarifas de energia elétrica no mesmo período. Estaremos atentos aos riscos e oportunidades desse cenário.


GESTÃO
A semana foi de melhora na aversão a risco nos principais mercados internacionais, refletindo a melhora na tensão entre os Estados Unidos e a Coréia do Norte. Além disso, o avanço das eleições na França com a liderança de Emmanuel Macron também serviu para acalmar os mercados. Com isso, o Ibovespa apresentou alta de 2,58% na semana. No mês, o índice encerrou com leve alta de 0,65%, aos 65.403 pontos. No mercado de câmbio, o Real se desvalorizou frente ao Dólar e encerrou a semana com variação de 1,69%, cotado a R$ 3,1980.

Os destaques positivos da bolsa ficaram por conta das ações da Hering, que dispararam 16,05% na sessão de sexta-feira e atingiram o maior patamar desde 2014, após a divulgação do resultado do 1º trimestre. Já pelo lado negativo, os destaques ficaram com os setores de energia elétrica e saneamento.

No mercado de juros, os vencimentos mais curtos seguiram o movimento de queda da semana anterior e os mais longos se mantiveram pressionados, refletindo a possibilidade de não aprovação da reforma da previdência. Os destaques da semana foram: janeiro de 2018 com queda de 6,5 pontos; janeiro de 2019 com queda de 3 pontos; janeiro de 2021 com alta de  6 pontos;  janeiro de 2023 com alta de 11 pontos e janeiro de 2025 com alta de 13 pontos.

SOBRE A MAPFRE - A MAPFRE Brasil, no país desde 1992, é parte do grupo espanhol que forma uma das maiores empresas de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro, de saúde e pesquisa do mundo. Sólida e inovadora, está presente na Europa, Ásia, África e América. Especialista nos segmentos em que atua, a MAPFRE Brasil opera com bases de negócios sustentáveis e é dividida em unidades de Investimentos, Consórcios, Capitalização, Previdência e Vida Resgatável, Saúde, Assistência e Pesquisa e Desenvolvimento (CESVI Brasil). A companhia ainda mantém a Fundación Mapfre, instituição sem fins lucrativos, que promove e desenvolve atividades de interesse geral da população.

A unidade MAPFRE Investimentos é especializada na gestão de fundos de investimentos que atendem aos segmentos de pessoa física, jurídica e institucional, totalizando hoje um volume superior a R$ 9 bilhões.

Outras informações sobre MAPFRE Investimentos:
CDN – Comunicação
Henrique Alves | + 55 11 3643-2736 | henrique.alves@cdn.com.br
Vilma Balint | + 55 11 3643-2837 | vilma.balint@cdn.com.br

Voltar ao topo