Ir para o conteúdo

MAPFRE Saúde dá dicas para a prevenção de problemas ortopédicos

São Paulo, 23 de novembro de 2016 – Uma das principais causas de absenteísmo no trabalho, as dores na região lombar, também definidas como lombalgia, causam incapacidade permanente em uma grande parcela da população economicamente ativa, além de prejudicar a qualidade de vida para as mais diversas atividades. A dor lombar é uma condição que pode atingir até 65% das pessoas anualmente e até 84% das pessoas em algum momento da vida. Essa dor também apresenta uma prevalência pontual em aproximadamente 12% da população mundial, o que causa grande demanda aos serviços de saúde, de acordo com artigos científicos publicados em veículos internacionais especializados no tema, como Spinal Disord e Arthritis Rheum, além de revistas conceituadas no meio acadêmico como Spine e Lancet.

Para minimizar a incidência dessas dores, é necessário um trabalho de base abrangente, com foco em questões educacionais e preventivas e que tenham como objetivo mudar hábitos inadequados. A troca de móveis, cadeiras ergonômicas e exercícios de alongamento realizados de maneira frequente podem melhorar o desempenho no dia a dia, além de promover uma maior consciência sobre os limites do corpo e a importância da prática de atividades físicas.

A MAPFRE Saúde conta com programa específico para a prevenção de doenças osteomusculares, com foco em educação e conscientização para colaboradores de empresas que têm seu plano de saúde, com queixas relacionadas à coluna, por exemplo. O projeto consiste em diferentes etapas, que vão desde a avaliação do perfil dos colaboradores, passando por avaliações clínicas e indicação terapêutica, quando necessário, além do acompanhamento e incentivo à adesão do tratamento e apuração dos resultados. O grande objetivo é possibilitar a reabilitação de funcionários sem a necessidade de intervenção cirúrgica – fazendo com que essa opção seja empregada apenas em casos nos quais não há outra possibilidade de melhoria com qualidade de vida.

“Diversas causas contribuem para aumentar a incidência de dores lombares na população economicamente ativa. O modelo biomecânico da coluna do homem não é ideal para permanecer na posição sentada por longos períodos – algo bastante comum na rotina de trabalho atual em escritórios, por exemplo”, diz Claudio Tafla, diretor da MAPFRE Saúde. “As iniciativas da MAPFRE têm como principal meta oferecer a seus beneficiários informações para que eles possam aproveitar ao máximo sua condição de vida saudável, fornecendo informação adequada para que fatores individuais como altura, peso, postura e condicionamento físico sejam ferramentas para uma boa saúde. Existe a necessidade de uma consciência física e ergonômica, para se evitar vícios de postura e tempos prolongados de agressão à coluna, por exemplo, e isto depende de cada tipo físico específico”, completa.

Sobre a MAPFRE –
No Brasil desde 1992, a MAPFRE é parte do grupo espanhol que forma uma das maiores empresas de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro, de saúde e pesquisa do mundo. Sólida e inovadora, está presente em 49 países e nos cinco continentes. Especialista nos segmentos em que atua, a MAPFRE opera com bases de negócios sustentáveis e é dividida em unidades de Investimentos, Consórcios, Capitalização, Previdência e Vida Resgatável, Saúde, Seguros (por meio do GRUPO BB E MAPFRE), Assistência e Pesquisa e Desenvolvimento (CESVI Brasil). A companhia ainda mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e desenvolve atividades de interesse geral da população.Mais informações sobre produtos e soluções: http://www2.mapfre.com.br/home.

A unidade MAPFRE Saúde chegou ao mercado com um novo modelo de prestação de serviço, com foco na participação ativa da vida cotidiana de seus beneficiários, oferecendo apoio e suporte. A área conta com uma rede credenciada própria em São Paulo, no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além do Programa Vida Saudável como diferencial, com foco em promoção à saúde e prevenção. Mais informações sobre produtos e soluções: http://www2.mapfre.com.br/servicos-financeiros/mapfre-saude.

Outras informações sobre MAPFRE:

CDN – Comunicação
Henrique Alves | + 55 11 3643-2736 | henrique.alves@cdn.com.br
Vilma Balint | + 55 11 3643-2837| vilma.balint@cdn.com.br
Fernanda Monteiro | + 5511 3643-2804 | fernanda.monteiro@cdn.com.br

Voltar ao topo