Ir para o conteúdo

Saúde aparente não é desculpa para fugir do médico, afirma especialista da MAPFRE

São Paulo, 1 de agosto de 2016 - Ser magro é sinônimo de ser mais saudável? Nem sempre. Apesar de 60% da população brasileira estar entre o grupo de pessoas com sobrepeso ou obesas, segundo o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), pessoas magras ou até mesmo com magreza excessiva podem apresentar os mesmos problemas de saúde que uma pessoa dentro deste grupo de risco.

Mesmo que um perfil físico magro parecer mais saudável que um perfil físico mais fora de forma, as pessoas com peso considerado normal podem ter a genética mais favorável ao acúmulo de gordura no sangue, o que, consequentemente, as deixam com o mesmo metabolismo de um obeso.

Por isso, o diretor médico da MAPFRE Saúde, Claudio Tafla, destaca que a alimentação correta e regrada é o ideal. “A comparação entre os biotipos (magro e gordo) não pode ser o único indicativo para mostrar quem está mais saudável. Aqueles que têm hábitos mais saudáveis e praticam algum esporte ou atividade física, normalmente estão com a saúde em dia”, comenta.

Segundo o especialista, os fatores mais comuns que atingem as pessoas magras silenciosamente é o aumento do índice de gordura corporal, elevação do colesterol, hipertensão arterial, desenvolvimento de diabetes e até a possibilidade de ataque cardíaco (infarto agudo do miocárdio). “Combater o sedentarismo é o primeiro passo que o paciente pode dar. Criar uma rotina de prática de exercícios físicos e começar uma dieta mais equilibrada com o prato cada vez mais colorido pode ajudar a diminuir os índices que fazem mal para corpo”, explica Tafla.

O médico comenta ainda que é possível ter uma vida saudável, sem seguir à risca alguma dieta específica e atitudes restritivas ou radicais. “Cada pessoa pode encontrar o seu equilíbrio para ter uma vida com saúde e bem-estar a partir do casamento perfeito: atividade física e alimentação balanceada. Isso ajuda a melhorar o metabolismo, reduz o percentual de gordura do corpo e na prevenção de doenças e problemas cardíacos”, comenta.

No entanto, Tafla reforça a importância de sempre visitar o médico com regularidade, especialmente antes de qualquer mudança de vida. “Antes de adotar qualquer novo hábito, seja alimentar ou para a prática de atividades físicas, é muito importante possuir o acompanhamento de um médico de confiança, a partir da realização de exames específicos”, finaliza.

Confira uma lista de possíveis indicadores para uma vida não saudável e previna-se:

  • Má alimentação;
  • Sedentarismo;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Hipertensão;
  • Diabetes;
  • Colesterol ruim (LDL) acima de 130mg/dL;
  • Colesterol bom (HDL) abaixo de 40 mg/dL;
  • Colesterol total acima de 200 mg/dL;
  • Triglicérides acima de 150 mg/dL.

Para mais informações sobre MAPFRE Saúde, basta acessar www.mapfre.com.br/saude.

Sobre a MAPFRE – No Brasil desde 1992, a MAPFRE é parte do grupo espanhol que forma uma das maiores empresas de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro, de saúde e pesquisa do mundo. Sólida e inovadora, está presente em 49 países e nos cinco continentes. Especialista nos segmentos em que atua, a MAPFRE opera com bases de negócios sustentáveis e é dividida em unidades de Investimentos, Consórcios, Capitalização, Previdência e Vida Resgatável, Saúde, Seguros (por meio do GRUPO BB E MAPFRE), Assistência e Pesquisa e Desenvolvimento (CESVI Brasil). A companhia ainda mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e desenvolve atividades de interesse geral da população.Mais informações sobre produtos e soluções: http://www2.mapfre.com.br/home

A unidade MAPFRE Saúde chegou ao mercado com um novo modelo de prestação de serviço, com foco na participação ativa da vida cotidiana de seus beneficiários, oferecendo apoio e suporte. Com um ano de atuação, a área conta com uma rede credenciada própria em São Paulo, no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além do Programa Vida Saudável como diferencial, com foco em promoção à saúde e prevenção. Mais informações sobre produtos e soluções: http://www2.mapfre.com.br/servicos-financeiros/mapfre-saude

Outras informações sobre MAPFRE:

CDN – Comunicação
Henrique Alves | + 55 11 3643-2736 | henrique.alves@cdn.com.br
Vilma Balint | + 5511 3643-2837 | vilma.balint@cdn.com.br

Voltar ao topo