Ir para o conteúdo

Gestão Ambiental

Gestão Ambiental

Compromisso ambiental

Por meio de sua Política de Gestão Ambiental, a MAPFRE orienta a implementação de ações para otimizar o uso de recursos naturais e mitigar os impactos de suas operações, garantindo o compromisso com os requisitos legais ambientais vigentes no país. O cuidado com o meio ambiente está presente no dia a dia da empresa, que possui metas e desafios para avançar nas práticas de gestão sustentável, com impacto em toda a cadeia de valor.

Pontos específicos

Mostrar tudo

Em 2014, uma das sedes administrativas da MAPFRE, em São Paulo, foi certificada pela norma ISO 14001, que fixa padrões para os aspectos ambientais de sua operação, atestando que o sistema de gestão ambiental da empresa segue padrões internacionalmente reconhecidos.

A certificação foi conquistada graças ao estabelecimento de metas e indicadores ambientais para as áreas, investimentos em treinamentos para os colaboradores e adequação de processos aos padrões internacionais preestabelecidos pela norma.

Para a MAPFRE, a gestão eficiente do uso de recursos naturais diminui o impacto ambiental dos negócios, contribuindo para a redução de custos operacionais. Por isso, a empresa investe na revisão de processos internos e no desenvolvimento de programas de ecoeficiência que agreguem valor ao negócio e se traduzam em ganhos para o meio ambiente e, consequentemente, para a sociedade.

Os principais projetos desenvolvidos nesse aspecto são:

  • Integração dos colaboradores sobre a Política de Gestão Ambiental por meio de ações para economia de recursos, divulgação de comunicados eletrônicos e impressos e intervenções físicas.
  • Treinamentos e conscientização de colaboradores e prestadores de serviços no tema gestão ambiental e controles operacionais.
  • Campanhas de conscientização sobre o consumo de energia para as sedes administrativas.
  • Controle de recursos naturais, com a instalação de temporizadores e arejadores em todas as torneiras dos banheiros.

A MAPFRE conta com um portfólio de produtos e serviços de assistência com foco em meio ambiente e capazes de gerar valor ambiental e incentivar a adoção de práticas sustentáveis:

  • RC Danos Ambientais (Grandes Riscos), que procura minimizar os danos relativos à contaminação por vazamento ou acidentes com substâncias perigosas ou contaminantes.
  • Seguro Floresta ABC (Agrícola), que oferece cobertura para riscos climáticos de florestas, que tem impacto ambiental por ser derivado de uma linha de crédito do Banco do Brasil destinada à agricultura de baixo carbono.
  • Coberturas Sustentáveis no Seguro Residencial (Massificados), com serviços focados na preservação do meio ambiente, como o Descarte Inteligente, para móveis e equipamentos, e a Consultoria Ambiental.
  • Remoção de Destroços (Grandes Riscos), que é um serviço oferecido nas apólices para embarcações de recreio e aeronaves privadas e de uso executivo, sem custo adicional ao segurado, minimizando os danos ao meio ambiente.

Signatária desde 2013 do Programa Brasileiro GHG Protocol, em 2014 a MAPFRE publicou o seu primeiro inventário de Gases do Efeito Estufa (GEE)/ano-base 2013 e conquistou o certificado Selo Ouro para a publicação do inventário de GEE, fortalecendo sua atuação em relação ao monitoramento e à redução de emissões.

Os indicadores reportados são: energia, resíduos, transporte de colaboradores, viagens a negócio, consumo de óleo diesel e consumo de combustível de frota própria e de terceiros.

Voltar ao topo