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Política de privacidade do Portal MAPFRE

1. O compromisso do GRUPO MAPFRE com a Privacidade e Proteção de Dados

Presente no Brasil desde 1992, a MAPFRE é uma empresa global, especialista em prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro, de saúde e assistência. Com negócios em mais de 100 países e nos cinco continentes, ao longo dos anos, se estabeleceu e tem o Brasil como um mercado estratégico e como sua principal operação fora da Espanha. Com mais de 4 mil colaboradores na regional brasileira, a MAPFRE tem um portfólio completo com soluções inovadoras. Com negócios que vão de seguros, assistência, previdência e saúde até investimentos, capitalização e consórcios, a MAPFRE atende milhões de clientes por meio de uma rede formada por mais de 19 mil corretores em todo território nacional.

Se você é cliente ou faz uso de algum dos produtos ou serviços oferecidos pela MAPFRE ou utiliza algum dos sites da MAPFRE, esta Política de Privacidade se aplica a você que é o titular dos dados pessoais, mas podemos te chamar de você. A MAPFRE tem como compromisso resguardar a sua privacidade e proteger seus dados pessoais, e este documento tem como objetivo mostrar como a MAPFRE faz isso.

Importante ressaltar que a MAPFRE trata os seus dados pessoais para prestar os serviços de forma mais adequada e eficiente. Exatamente para que a MAPFRE possa ter a confiança como base na prestação dos serviços, tratamos quaisquer dados pessoais ou informações coletadas sobre você de forma confidencial e em consonância com a legislação vigente de privacidade e proteção de dados.

A MAPFRE buscou redigir essa política de forma simples e acessível, para que você possa entender como o tratamento de dados é realizado pela MAPFRE. Caso você tenha qualquer dúvida sobre como o tratamento de dados é realizado ou sobre esta Política de Privacidade, entre em contato com a MAPFRE através do endereço eletrônico: protecaodedados@mapfre.com.br.

 

2. Como e por que a MAPFRE coleta seus dados.

Para que a MAPFRE possa prestar os serviços com qualidade, a MAPFRE poderá tratar diferentes tipos de dados pessoais.

A MAPFRE se compromete a tratar somente os dados pessoais que sejam necessários para a prestação dos serviços ou quando a MAPFRE entender que há um interesse seu em contratá-los e da MAPFRE em prestá-lo.

Os dados podem ser coletados diretamente de você através do website, sucursal ou teleatendimento da MAPFRE, indiretamente através de um intermediário (corretor de seguros) ou automaticamente, através dos seus dispositivos eletrônicos.

E para que a MAPFRE possa ser transparente no tratamento de dados pessoais descrevemos abaixo as finalidades pelo qual podemos tratar os seus dados:

 

Contratar os serviços da MAPFRE:

A MAPFRE trata os seus dados pessoais para que possa lhe enviar as informações sobre preço e as condições dos serviços, bem como para finalizar a contratação desses serviços; A MAPFRE também faz o tratamento dos dados sobre aquelas contratações que você iniciou, mas não finalizou pelo nosso website, fazemos esse tratamento, porque entendemos que você possui interesse nessa contratação, mas você sempre poderá se opor a esse tratamento, caso entenda que não atende a suas expectativas.

  • Prevenção e combates a fraudes:

A MAPFRE faz o tratamento de alguns dos seus dados pessoais para fornecer segurança para o website e na prestação dos nossos serviços para evitar fraudes e manter a integridade dos serviços que são usados e oferecidos para você;

  • Oferecer novos serviços e comunicar com você:

A MAPFRE faz o tratamento dos seus dados pessoais para que possa lhe ofertar novos serviços quando você já é cliente ou quando iniciou uma contratação no website, mas não finalizou. Fazemos isso porque entendemos que você possui interesse nos nossos serviços, mas esclarecemos que você sempre poderá se descadastrar do envio das ofertas dos nossos serviços, através de um link de fácil acesso contido naquela comunicação quando você entender que esses serviços não atendem a sua expectativa. Também pode ocorrer o tratamento dos seus dados para lhe comunicar sobre o andamento de algum atendimento que você possa ter solicitado para nós, como a abertura de um sinistro, endosso, cancelamento e etc;

  • Avaliar o desempenho dos nossos serviços, pesquisa e inovação:

Para que a MAPFRE possa melhorar os serviços oferecidos, pedimos informações sobre a avaliação do desempenho dos serviços que foram prestados; A MAPFRE também poderá usar seus alguns dados para pesquisa estastica para a inovação dos serviços e na elaboração de novos produtos;

  • Executar nossos serviços:

A MAPFRE também poderá fazer o tratamento dos seus dados para que possa executar os serviços, pois sem eles não é possível te identificar e executar o serviço pelo que você fez a contratação, como exemplo para o pagamento do sinistro de seu contrato de seguro precisamos que você nos informe seus dados bancários e etc.. Nessa hipotese, a MAPFRE também poderá compartilhar seus dados com os prestadores de serviços, assim quando você solicita um prestador de de serviço para lhe dar assistência prevista na sua apólice de seguro, a MAPFRE compartilha seus dados com este prestador ou empresa que irá até o local indicado para prestar o serviço em nome da MAPFRE.

  • Redes sociais:

A MAPFRE também faz o tratamento dos dados quando você interage com funções das redes sociais para anunciar nossos produtos que sejam interessantes para você. Você poderá se opor a esses anuncios através da configuração de privacidade dessa rede social que você utiliza.

  • Informações de dispositivos:

A MAPFRE poderá tratar seus dados que são coletados automaticamente atraves dos seus dispositivos móveis ou computador que estão conectados pela internet, atraves dos cookies, que você poderá verificar pela seção “10”.

 

3. Quem faz o tratamento dos seus dados pessoais?

O Grupo MAPFRE através de suas empresas associadas e afiliadas (“MAPFRE”), que é a responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais, de modo que a MAPFRE é a controladora dos seus dados. Você poderá entrar em contato com o encarregado dos dados pessoais da MAPFRE, através do canal: protecaodedados@mapfre.com.br.

No item “7”, você poderá verificar todos os direitos que poderá exercer perante a MAPFRE ou diretamente pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (“ANPD”).

 

4. Tratamento de dados sensíveis de crianças e adolescentes pela MAPFRE

Em alguns casos, a MAPFRE poderá realizar a coleta de alguns dados pessoais considerados como sensíveis conforme definição na Lei Geral de Proteção de Dados(“LGPD”) (dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico) ou a coleta de algum dado pessoal que possa vir a revelar algum dado sensível. Nesses casos, apenas iremos realizar o tratamento desses dados de acordo com as hipóteses legais previstas na LGPD.

Além disso, durante a prestação dos serviços da MAPFRE poderá ser coletado dados de menores de 18 anos. Nesses casos, a MAPFRE sempre buscará a autorização de seu representante legal ou de um de seus pais, conforme regra presente na LGPD.

 

5. A MAPFRE compartilha meus dados com alguém?

A MAPFRE compartilha ou realiza transferência de seus dados pessoais nas seguintes hipóteses:

  •  Prestadores de Serviços

A MAPFRE contrata prestadores de serviços que auxiliam na prestação dos serviços para você, por exemplo quando você contrata os serviços de seguros compartilhamos seus dados com o prestador escolhido da rede credenciada para que você possa ser atendido. Outra possibilidade é o compartilhamento dos dados para suporte, SAC, detecção de fraudes, análise de pesquisa de mercado, cobranças, etc. As informações compartilhadas com  os prestadores de serviços são estritamente necessárias para a execução dos seus serviços e eles são obrigados a não divulgá-las ou utilizá-las para outros fins.

  • Obrigação Legal ou Regulatória

A MAPFRE poderá ser compelida a divulgar ou compartilhar seus dados pessoais, caso seja exigido por intimação judicial e/ou em função de alguma legislação. A MAPFRE também poderá revelar seus dados pessoais de boa fé nos casos que sejam necessários para investigação ou combate à fraude.

  • Serviçosde Terceiro

O website da MAPFRE é medido com soluções do Google Analytics e SessionCam. Essas soluções usam marcas registradas nas páginas da web e cookies anônimos (que você poderá consultar na seção 10) para analisar informações sobre o público do website (por exemplo, número de visitas, duração da visita, etc.), dados sociodemográficos dos usuários do website e registros de seu comportamento nas páginas (por exemplo, origens de tráfego, páginas visualizadas, seções preferenciais, etc.). Para maiores informações sobre as políticas de privacidade acesse: Google Analytics http://www.google.com/intl/es_ALL/privacypolicy.html e Session Cam http://www.sessioncam.com/privacy-policy-cookies.

 

6. Transferência Internacional de Dados

Para que a MAPFRE possa prestar seus serviços, os seus dados poderão ser transferidos para outras países que possuam o mesmo grau de proteção de dados ou/e que demonstraram estar em processo de conformidade com as legislações de proteção de dados aplicáveis através de normas internas, procedimentos, selos e certificações que garantam a devida privacidade e proteção do dados pessoais.

 

7. Quais são seus direitos conforme a LGPD?

Você sempre poderá exercer seus direitos relativos a privacidade e a proteção dos seus dados e a MAPFRE, além de se preocupar com a segurança desses dados, também se preocupa que você tenha acesso e conhecimento de todos os seus direitos.

Dessa forma, segue abaixo o resumo de todos os direitos contidos no artigo 18 da Lei 13.709/18 com uma breve explicação de cada:

  • Acesso, confirmação da existência detratamento e informação sobre o compartilhamento.
    • Este direito permite que o você possa requisitar quais dados pessoais que a MAPFRE possui sobre você, bem como requerer a confirmação do tratamento que a MAPFRE realiza dos seus dados pessoais. Você também tem o direito de receber informações sobre eventuais entidades públicas e privadas com as quais a MAPFRE realiza o uso compartilhado de dados, se houver.
  • Correção de dados.
    • Este direito permite que você possa solicitar a correção dos seus dados pessoais, caso identifique qualquer erro, incorreção, que estes estejam incompletos ou desatualizados. Contudo, para ser efetivada essa correção, pode ser necessário checar a veracidade dos dados que você fornece para a MAPFRE.
  • Solicitar anonimização, bloqueio ou eliminaçãode dados.
    • Este direito permite que você solicite para a MAPFRE anonimizar, bloquear ou eliminar os seus dados pessoais nos seguintes cenários: (a) dados pessoais desnecessários; (b) dados pessoais excessivos; ou (c) dados pessoais tratados em desconformidade com a LGPD. Todos os dados coletados serão anonimizados ou excluídos dos servidores da MAPFRE quando você requisitar (desde que seja possível) ou quando não forem mais necessários para a MAPFRE, salvo se houver outra razão para a sua manutenção, como eventual obrigação legal de retenção dos dados pessoais ou caso haja necessidade de preservação para resguardar seus e os direitos da MAPFRE.
  • Portabilidade de dados.
    • A MAPFRE fornecerá para você ou para terceiros que você escolher, mediante requisição expressa, seus dados pessoais, conforme a capacidade técnica disponível.
  • Oposição ao tratamento.
    • Você também tem o direito de contestar as atividades de tratamento de dados realizadas pela MAPFRE. Em determinadas situações, a MAPFRE poderá demonstrar que possui motivos legítimos para continuar a tratar seus dados, os quais se sobrepõem ao direito de oposição, como, por exemplo, nas atividades requeridas por legislação.
  • Retirar o seu consentimento e saber asconsequências de não fornecer consentimento.
    • Você tem o direito de não fornecer consentimento, nas hipóteses em que são solicitados, ocasião em que será informado sobre as consequências da negativa. Também tem direito de retirar o seu consentimento, a qualquer momento, no entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer tratamento de dados realizado anteriormente com base nesse consentimento. Se você retirar o seu consentimento, talvez a MAPFRE não poderá fornecer determinados serviços. E se for este o caso, a MAPFRE irá te avisar no momento em que isso ocorrer.
  • Revisão de decisão automatizada.
    • Você também tem o direito de solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de seus dados pessoais que afetem seus interesses.

A MAPFRE poderá solicitar informações específicas sobre você para fins de confirmação da sua identidade e para a sua própria proteção. A MAPFRE se reserva o direito de rejeitar requerimentos no caso destes serem ilegítimos, ilegais e observando a proteção dos segredos comerciais e industriais, conforme permitido na legislação vigente.

Para exercer qualquer direito, você poderá fazer um requerimento formal para a MAPFRE através do Formulário Eletrônico e também esclarecer dúvidas pelo endereço eletrônico:protecaodedados@mapfre.com.br.

 

8. Por quanto tempo iremos reter seus dados?

A MAPFRE mantererá seus dados pessoais somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais são tratadas, inclusive para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.

Para determinar o período de retenção adequado para os dados pessoais, consideramos a quantidade, a natureza e a sensibilidade dos dados pessoais, o risco potencial de possíveis incidentes de segurança que possam ocorrer, a finalidade de processamento dos seus dados pessoais e se podemos alcançar tais propósitos através de outros meios, bem como os requisitos legais aplicáveis.

 

9. Como funciona Segurança da Informação?

A MAPFRE implementa medidas técnicas e organizacionais de segurança para proteger sua privacidade e seus dados pessoais. A MAPFRE também utiliza as melhores práticas de mercado para garantir a segurança da informação.

 

10. Cookies

A MAPFRE utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação que atenda às suas necessidades, bem como para proteger e melhorar a plataforma do site da MAPFRE. Leia atentamente esta política de cookies para saber mais sobre o uso responsável que a MAPFRE faz deles e sobre as opções que você pode configurar no seu navegador para gerenciá-los.

O que são cookies?

Os cookies são pequenos arquivos de dados que são gerados no seu computador e permite conhecer sua frequência de visitas, o conteúdo mais selecionado e os elementos de segurança que podem intervir no controle de acesso a áreas restritas, bem como na exibição de publicidade de acordo com critérios predefinidos pela MAPFRE e ativados por cookies servidos por essa empresa ou por terceiros que prestam esses serviços em nome da MAPFRE.

Como regra geral, existem os seguintes tipos de cookies:

  • Dependendo de quando expiram:
    • Cookies de sessão: expiram no final de uma sessão;
    • Cookies persistentes: não expiram no final de uma sessão.
  • Dependendo de sua origem:
    • Origem: habilitado pelo site que está sendo navegado;
    • Cookies de terceiros: cookies de outros websites.
  • Dependendo da sua finalidade:
    • Técnico: permitem a navegação e utilização de diferentes serviços;
    • Personalização: permitem o acesso a serviços com recursos predefinidos;
    • Análise: permitem o monitoramento e análise do seu comportamento
    • Publicidade: permitem a gestão de espaços publicitários;
    • Publicidade comportamental: permitem a gestão de espaços publicitários. Armazenam informações sobre o comportamento do cliente.

Que tipos de cookies utilizamos e porquê?

Os seguintes tipos de cookies são usados neste site, para os seguintes fins:

1. Cookies analíticos

Esses cookies são usados para coletar estatísticas sobre a atividade do website. As estatísticas coletadas incluem o número de  usuários que visitaram o site e o número de páginas visitadas, além da sua atividade no website e sua frequência de uso.

As informações coletadas são sempre anônimas, de modo que nenhum link pode ser desenhado entre os dados e o indivíduo ao qual eles se referem.

2. Cookies de autenticação

Esses cookies são usados para manter suas sessões durante cada visita. Eles predominam em áreas privadas do website que exigem seu nome e a senha para acesso.

3. Cookies utilizados pelas redes sociais

Esses cookies possibilitam que você compartilhe conteúdo de seu interesse com seus contatos em uma rede social, pressionando o botão correspondente (plug-in) inserido no site.

Esses plug-ins armazenam e acessam os cookies no seu terminal e permite que a rede social te identifique quando você interage com os plug-ins.

4. Cookies usados por complementos de conteúdo externo

Esses cookies são necessários para fornecer determinados tipos de serviços e são armazenados por terceiros.

Esta categoria de cookie inclui, por exemplo, cookies de leitor multimídia que são utilizados para armazenar dados técnicos para reproduzir conteúdo de vídeo ou áudio, como a qualidade da imagem, as definições de carregamento, etc.

5. Cookies de terceiros para personalizar espaços publicitários

Esses cookies possibilitam a gestão de spots publicitários que você vê quando acessa o website. Eles são armazenados por terceiros.

6.Quem acessa as informações dos cookies?

As informações armazenadas nos cookies são usadas exclusivamente pela MAPFRE.

7.Os cookies podem ser desativados?

Exceto para os cookies analíticos, o uso de cookies afeta sua privacidade, pois, como regra geral, permite relacionar seu conteúdo com os endereços IP de conexão dos clientes e outros dados pessoais, como aqueles fornecidos voluntariamente.

Ao aceitar esta política de privacidade e cookies navegando no website da MAPFRE, você consente com a coleta de cookies para os propósitos mencionados. Isto ocorre apenas no ambiente online em decorrência da legislação vigente na data da publicação desta política.

Não obstante o acima exposto, se você decidir eliminar todos os cookies armazenados em seu computador que exigem necessariamente seu consentimento, podem fazê-lo usando as ferramentas que seus navegadores oferecem para tais finalidades. A este respeito e dependendo do navegador, os links a seguir fornecem os procedimentos para desabilitar os cookies:

Se você não consentir com os cookies ou quiser desabilitá-los posteriormente poderá ter as funcionalidades do website prejudicadas.

8.Alterações e atualizações da Política de Cookies

A MAPFRE pode modificar esta política de cookies de acordo com os requisitos legislativos ou regulamentares, ou afim de adaptar a presente política às instruções e recomendações estabelecidas pelos reguladores. Recomendamos que você reveja periodicamente essa política de cookies.

 

11. Mudanças na Política de Privacidade.

Esta Política de Privacidade pode passar por atualizações para que a MAPFRE possa estar cada vez mais adequada com as melhores práticas de Privacidade e Proteção de dados. Desta forma, a MAPFRE recomenda que você visite periodicamente esta página para tomar conhecimento sobre as suas modificações. Caso sejam feitas alterações relevantes no presente documento, iremos publicar essa atualização, indicando a data da última atualização, e garantindo que o você tenha acesso a nova versão e possa estar ciente dessas alterações.

Data da última atualização: 06.10.2020

Lei nº 13.709 de 2018