Ir para o conteúdo

CESVI BRASIL explica a diferença entre bloqueadores, rastreadores e localizadores

São Paulo, 21 de agosto de 2017 - Não é raro encontrar motoristas que instalaram rastreadores, localizadores e bloqueadores como forma de proteger o bolso e o carro em caso de furto. Entretanto, apesar de todos os sistemas terem sido criados para proteger e trazer segurança ao motorista, cada um deles são indicados para um tipo de uso. Pensando nisso, o CESVI BRASIL/MAPFRE (Centro de Experimentação e Segurança Viária) preparou algumas orientações para ajudar o condutor a escolher opção de acordo com suas necessidades.

Os rastreadores são considerados equipamentos mais completos e estão entre os mais recomendados do mercado. Além do rastreamento convencional, este sistema permite a instalação de bloqueios automáticos, leitura de portas (aberta, fechada) e até velocidade do veículo. “O rastreador é um equipamento que utiliza a tecnologia de dados associado ao GPS para transmitir informações sobre o posicionamento e deslocamento do carro em tempo real”, explica Gerson Burin, coordenador técnico do CESVI/MAPFRE.

Os localizadores são equipamentos diretamente ligados à tecnologia de rádio frequência (RF) e ficam restritos à quantidade de antenas fixas ou móveis distribuídas pelo país. Ou seja, podem não ser eficazes dependendo da cobertura de sinais da região.

Os bloqueadores exigem cuidado na hora da sua instalação para impedir danos no sistema elétrico do veículo. “O motorista pode solicitar o corte de combustível, porém essa ação aumenta o risco de que o sistema seja acionado com o carro em movimento caso não haja um gerenciamento eficaz pela central de monitoramento”, explica o especialista. “Os bloqueadores podem funcionar de duas maneiras: evitando a partida do veículo ou por meio do corte de combustível.”
Por fim, Burin ressalta que, antes de instalar qualquer sistema de antifurto no carro, é essencial buscar mais informações sobre as empresas, produtos ofertados no mercado e optar por dispositivos que não comprometem a segurança e a direção do veículo.

Para mais informações sobre o CESVI/MAPFRE, basta acessar o site www.cesvibrasil.com.br.

Sobre o CESVI BRASIL/MAPFRE
Fundado em 1994, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), pertencente ao Grupo MAPFRE, é o único centro de pesquisa brasileiro dedicado à segurança viária e veicular e à disseminação de informação técnica para o setor e também para a sociedade. Foi o primeiro centro da América Latina e é membro do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), uma associação internacional de centros de pesquisas de seguros com os mesmos objetivos.

Para conhecer as atividades do CESVI, acesse www.cesvibrasil.com.br, e também acompanhe as novidades pelo Twitter, Facebook, e YouTube em: www.twitter.com/cesvibrasil, www.facebook.com/cesvibrasil, www.youtube.com/user/cesvibrasil. Mais informações sobre reparação automotiva também podem ser acessadas no blog: www.clubedasoficinas.com.br

Outras informações sobre CESVI BRASIL/MAPFRE:
CDN Comunicação

Ana Beatriz Paschoal | + 55 11 3643-2737 | anabeatriz.paschoal@cdn.com.br
Mônica Baldani Sasso | + 55 11 3643-2837 | monica.sasso@cdn.com.br
Henrique Alves | + 55 11 3643-2736 | henrique.alves@cdn.com.br

Voltar ao topo