Gestão do
Impacto Ambiental
Por meio de nossos princípios e compromissos ambientais prevenimos e minimizamos o nosso impacto no meio ambiente, focados na criação de valor a longo prazo para os nossos principais stakeholders. Através de nossa Política de Meio Ambiente, orientamos a implementação de ações para otimizar o uso de recursos naturais e mitigar os impactos de nossas operações, garantindo o cumprimento dos requisitos legais ambientais vigentes no país, bem como o alinhamento aos compromissos assumidos voluntariamente pela empresa.
As certificações são grandes aliadas para que a MAPFRE possa alcançar o seu objetivo de redução da pegada de carbono, por orientarem a execução de boas práticas ambientais e de oportunidades de melhoria no processo da empresa. Saiba mais sobre as certificações ambientais conquistadas pela MAPFRE Brasil:
ISO 50001 - Gestão Energética
Visa certificar a companhia com relação ao desempenho energético, o consumo de recursos naturais e a sua pegada de carbono, a partir de um compromisso formal e internacionalmente reconhecido.
ISO 14001 - Gestão Ambiental
Tem por objetivo certificar o Sistema de Gestão Ambiental na MAPFRE com orientações de boas práticas em nossos processos internos para diminuir possíveis impactos ambientais.
ISO 14064 - Gestão de Carbono
A finalidade dessa norma internacional é quantificar e monitorar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) das organizações, de qualquer porte, que desejam ser reconhecidas pelo seu compromisso ambiental.
LEED Platinum
A certificação Platinum é oferecida para empreendimentos que atendem aos requisitos necessários durante todo o ciclo de vida – desde a concepção e condução da obra até a escolha de fornecedores e materiais, incluindo o descarte de resíduos.
Para saber mais sobre o Sistema de Gestão Ambiental da MAPFRE, consulte os nossos Relatórios de Sustentabilidade
Se desejar entrar em contato com a área de Sustentabilidade, escreva para sustentabilidade@mapfre.com.br
Essa ação tem sido considerada nos cálculos de pegada de carbono para o escopo de deslocamento, com resultados significativos na redução das emissões indiretas, onde tivemos a redução de 23,9% de energia e 17% de água, em relação a 2022 (onde o modelo de trabalho eram 4 dias presenciais e 1 em home office), conforme gráficos abaixo:


O compromisso com a eficiência energética é outro elemento-chave em nossa estratégia de descarbonização. A implantação de modelos híbridos de trabalho, redução de uso de espaços e a adoção de um sistema de gestão de energia eficientes são ações que contribuíram para que reduzíssemos o nosso consumo de energia em quase 900 kWh, o que representa uma redução de 23% em relação ao consumo de 2022.
A MAPFRE estabeleceu em 2023 uma nova política para aprovação de viagens, visando incentivar os colaboradores a utilizarem mais as ferramentas tecnológicas para a realização de reuniões e outros encontros.
Com isso, em 2023, reduzimos em 50% os deslocamentos de colaboradores em viagens de ônibus ou avião. A adoção dessa nova política resultou também na redução de 60% de quilômetros percorridos em avião no último ano.