Ir para o conteúdo

Condições adversas de dirigibilidade

MAPFRE Dicas Motorista Amigo

Para que haja uma direção sustentável, precisamos estar atentos as regras básicas para segurança do motorista, pedestre, veículos e carga. A MAPFRE disponibiliza aqui, algumas dicas para você manter uma boa segurança e prevenir contra acidentes.

Condições adversas são aquelas que podem prejudicar o seu desempenho no ato de conduzir, aumentando a possibiliadde de um acidente de trânsito.

Iluminação (luz)

Pode ser natural (Sol) e artificial (elétrica). O excesso de claridade provoca ofuscamento, enquanto sua falta atrapalha a visibilidade – e ambos os casos podem resultar em acidente.

A falta de iluminação nas estradas – assim como faróis com defeito, mal regulados ou que não funcionam – gera situações de pouca visibilidade (penumbra), impedindo o condutor de perceber situações de risco a tempo de evitá-las.

Tempo

Algumas condições atmosféricas dificultam nossa visão na estrada, prejudicando o correto uso do veículo no trânsito.

A chuva, o vento, o granizo, a neve, a neblina e até mesmo o calor excessivo, diminuem muito a nossa capacidade de ver e avaliar as condições reais da estrada e do veículo.

Além da dificuldade de vermos e sermos vistos, as condições adversas de tempo causam problemas nas estradas (como barro, areia e desmoronamentos) que as tornam mais lisas e perigosas, provocando derrapagens e acidentes.

Aquaplanagem, ou hidroplanagem

Com água na pista, pode ocorrer a aquaplanagem, que é a perda da aderência do pneu ao solo. Assim, o motorista perde totalmente o controle do veículo, que flutua na água. A aquaplanagem pode acontecer com qualquer tipo de veículo e em qualquer piso. Para evitar esta situação de perigo, observe com atenção a presença de poças na pista, mesmo não havendo chuva, e reduza a velocidade antes de entrar no trecho empoçado.

Voltar ao topo