Ir para o conteúdo

Dica sobre direção segura

MAPFRE Dicas Motorista Amigo

Para que haja uma direção sustentável, precisamos estar atentos as regras básicas para segurança do motorista, pedestre, veículos e carga. A MAPFRE disponibiliza aqui, algumas dicas para você manter uma boa segurança e prevenir contra acidentes.

A DIREÇÃO SUSTENTÁVEL VISA A SEGURANÇA DO MOTORISTA, CAMINHÃO, CARGA, PEDESTRES E DEMAIS VEÍCULOS. POR ISSO, FIQUE ATENTO ÀS REGRAS DESCRITAS A SEGUIR!

Regras Básicas da Direção Sustentável

Use o cinto de segurança

Como o próprio nome diz, o cinto de segurança garante a integridade física do condutor e dos passageiros em caso de acidente. Por isso, seu uso é obrigatório em todos os veículos automotores que percorrem vias urbanas, rodoviárias e rurais, como definem o art. 65-167 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a res. 48/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Respeite a velocidade

Obedeça sempre aos limites de velocidade, identificados por placas sinalizadoras nas áreas urbanas e na rede rodoviária.

Não utilize o celular

Falar ou mexer no celular ao volante é infração gravíssima, sujeita a multa e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) segundo o CTB. Caso seja necessário, estacione em local permitido para, então, usar o aparelho.

Mantenha distância segura

Faça sol, faça chuva, é prudente manter uma distância segura dos outros veículos.

O lugar das mãos é no voltante

Conduza com ambas as mãos no volante. Não se distraia apanhando objetos no veículo em movimento e nada de acender cigarros!

Dirija com a máxima atenção

Habitue-se a dirigir com atenção plena. Afinal, lembre que não conduz somente para você.

Cuidado ao ultrapassar

Faça movimentos precisos e ultrapassagens seguras. A prudência evita acidentes.

Priorize seu bem-estar

Quando sentir-se sem condições físicas ou emocionais, não conduza!

Atenção às condições do veículo

Não adianta dirigir com cautela se o caminhão não estiver em bom estado. Antes de iniciar a viagem, faça a revisão do veículo: a manutenção preventiva garante segurança e economia ao motorista.

Voltar ao topo