Menú Principal
Menú Principal

QUER UMA COTAÇÃO?

365415~|mapfre~|COCHE-32~|

Carro

365415~|mapfre~|ELECTRODOMESTICOS-32~|

Comércio

365415~|mapfre~|HOGAR-32~|

Residencial

365415~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Home > Para Seus Negócios > Patrimoniais > Seguro Comércio e Serviços > Artigos: Comércio > Como planejar o orçamento na retomada econômica
Como planejar o orçamento na retomada econômica

Como planejar o orçamento na retomada econômica

Após a fase mais aguda da pandemia do novo coronavírus, muitas cidades brasileiras já estão implementando seus planos de reabertura econômica. É um alívio especialmente para os pequenos e médios empresários, um público que sofreu bastante com a interrupção das atividades durante o período.

Assim como em qualquer fase do negócio, a retomada econômica vai exigir um planejamento financeiro sério e comprometido para garantir que os negócios possam as manter sustentáveis até o fim do ano – e continuarem a crescer depois.

Os primeiros passos

A ansiedade é grande, mas os primeiros dias de reabertura devem ser lentos e encarados como um teste: afinal, não é porque a reabertura foi feita que os clientes vão necessariamente voltar de imediato.

Vale analisar o movimento e a procura por serviços no primeiro mês para, assim, ter uma base do que esperar para os próximos meses. Isso porque, embora o pior pareça já ter ficado para trás, ainda é cedo para dizer que tudo voltará ao normal logo.

Por isso, vale refazer as contas e estar preparado para uma queda nas divisas por pelo menos três meses, já que ainda não sabemos por quanto tempo a situação se manterá anormal.
Outro ponto importante é rever o fluxo de caixa. É comum encontrar empresas pequenas e empreendedores autônomos com um planejamento de gastos pouco atualizado e organizado.

Mais do que nunca, agora é a hora de entender quanto dinheiro entra e quanto sai – e para onde ele vai ou deveria ir. Essa informação é fundamental para que você consiga se planejar, garantindo que as contas essenciais (como de água e luz, ou mesmo o salário de funcionários essenciais) sejam mantidas em dia.

Se tudo falhar, renegocie

Uma das práticas que mais surgiu durante a pandemia foi a renegociação de dívidas para garantir que o credor receba ao menos algum valor e o empreendedor possa continuar no mercado. Se é o seu caso, uma conversa franca antes do vencimento da conta é sempre a melhor opção e mostra que você está interessado em resolver a questão.

Em último caso, é possível considerar tomar um empréstimo, desde que ele seja realmente necessário e você tenha certeza de que é possível pagar as parcelas sem comprometer a viabilidade do negócio.

Artigos

Segurança no escritório

Segurança no escritório

Escritório vazio: dicas para se manter seguro trabalhando sozinho Quando pensamos em “segurança no trabalho”, a imagem que vem à mente são capacetes, botas, óculos, cintos de segurança e uma série de outros equipamentos de proteção individual, certo? Apesar de...

ler mais
Manutenção elétrica

Manutenção elétrica

Manutenção: fique atento à instalação elétrica do escritório A manutenção elétrica é algo que costuma acontecer conforme a necessidade: ao trocar uma lâmpada queimada ou uma tomada que parou de funcionar, por exemplo. Normalmente, a vida útil dos materiais da rede...

ler mais
Dicas Refeitório

Dicas Refeitório

Boas práticas para refeitório ou área de refeição coletiva. Hora do café: saiba como manter um refeitório funcional para os colaboradores 40 horas semanais: essa é a média de tempo que passamos fora de casa, no trabalho. Além de oferecer um ambiente que estimule os...

ler mais