Menú Principal

QUER UMA COTAÇÃO?

Carro

Comércio

Residencial

Vida

Home > Para Seus Negócios > Patrimoniais > Seguro Empresarial – Negócios > Artigos: Comércio > Como planejar o orçamento na retomada econômica
Retomada Econômica

Como planejar o orçamento na retomada econômica

Após a fase mais aguda da pandemia do novo coronavírus, muitas cidades brasileiras já estão implementando seus planos de reabertura econômica. É um alívio especialmente para os pequenos e médios empresários, um público que sofreu bastante com a interrupção das atividades durante o período.

Assim como em qualquer fase do negócio, a retomada econômica vai exigir um planejamento financeiro sério e comprometido para garantir que os negócios possam as manter sustentáveis até o fim do ano – e continuarem a crescer depois.

Os primeiros passos

A ansiedade é grande, mas os primeiros dias de reabertura devem ser lentos e encarados como um teste: afinal, não é porque a reabertura foi feita que os clientes vão necessariamente voltar de imediato.

Vale analisar o movimento e a procura por serviços no primeiro mês para, assim, ter uma base do que esperar para os próximos meses. Isso porque, embora o pior pareça já ter ficado para trás, ainda é cedo para dizer que tudo voltará ao normal logo.

Por isso, vale refazer as contas e estar preparado para uma queda nas divisas por pelo menos três meses, já que ainda não sabemos por quanto tempo a situação se manterá anormal.
Outro ponto importante é rever o fluxo de caixa. É comum encontrar empresas pequenas e empreendedores autônomos com um planejamento de gastos pouco atualizado e organizado.

Mais do que nunca, agora é a hora de entender quanto dinheiro entra e quanto sai – e para onde ele vai ou deveria ir. Essa informação é fundamental para que você consiga se planejar, garantindo que as contas essenciais (como de água e luz, ou mesmo o salário de funcionários essenciais) sejam mantidas em dia.

Se tudo falhar, renegocie

Uma das práticas que mais surgiu durante a pandemia foi a renegociação de dívidas para garantir que o credor receba ao menos algum valor e o empreendedor possa continuar no mercado. Se é o seu caso, uma conversa franca antes do vencimento da conta é sempre a melhor opção e mostra que você está interessado em resolver a questão.

Em último caso, é possível considerar tomar um empréstimo, desde que ele seja realmente necessário e você tenha certeza de que é possível pagar as parcelas sem comprometer a viabilidade do negócio.

Embora seja possível recorrer a empréstimos em momentos de crise, é importante lembrar que eles podem trazer mais dívidas e pressão financeira para sua empresa. Com o seguro empresarial, você pode evitar essa situação e proteger seu negócio contra riscos imprevistos.
Com a tranquilidade proporcionada pelo seguro empresarial MAPFRE, você pode se concentrar no crescimento do seu negócio e na satisfação dos seus clientes, sem se preocupar com problemas que possam surgir. Seja um incêndio, um roubo ou uma lesão de um funcionário, você estará coberto para enfrentar esses desafios.

Além disso, o seguro empresarial pode ser uma escolha estratégica para proteger seus ativos e garantir a continuidade do seu negócio no longo prazo. Não deixe sua empresa exposta a riscos desnecessários. Invista em um seguro empresarial hoje e proteja seu negócio contra imprevistos financeiros e operacionais.

Artigos

Segurança no escritório

Segurança no escritório

Escritório vazio: dicas para se manter seguro trabalhando sozinho Quando pensamos em “segurança no trabalho”, a imagem que vem à mente são capacetes, botas, óculos, cintos de segurança e uma série de outros equipamentos de proteção individual, certo? Apesar de...

ler mais