Menú Principal
Menú Principal

QUER UMA COTAÇÃO?

365415~|mapfre~|COCHE-32~|

Carro

365415~|mapfre~|ELECTRODOMESTICOS-32~|

Comércio

365415~|mapfre~|HOGAR-32~|

Residencial

365415~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Home > Para Você > Seguro de Carro > Artigos: Auto e Moto > Como saber quantos cavalos tem um carro?
como descobrir a quantidade de cavalos de um veículo

Como saber quantos cavalos tem um carro?

Atualmente, existem várias medidas diferentes para mensurar a capacidade de um motor automotivo. No Brasil, a medida utilizada é o ‘cv’, que corresponde a “Cavalo-Vapor”, enquanto em países como os Estados Unidos, a medida padrão é a ‘HP’, em referência a expressão ‘horsepower’, que significa “Cavalo de força”.

A medida para o cálculo de potência ‘cv’ surgiu ainda em 1768, quando o engenheiro e matemático James Watts a criou para calcular a força de uma máquina a vapor. Essa é a explicação do porque a potência dos carros é medida em cavalos, pois Watts comparou a capacidade de sua máquina com um cavalo, o qual é capaz de mover uma carga de 150 kg por cerca de 300 metros a cada minuto.

O que significa cv na especificação da potência do carro?

Para entender para que serve cavalos no carro, é importante compreender que quanto maior for esse indicador, mais energia a máquina do veículo consegue oferecer para transportar o peso embarcado. Uma máquina que tenha 80 Cavalos-Vapor de capacidade, por exemplo, é capaz de deslocar 20 toneladas em uma velocidade de 30 centímetros a cada segundo.

A capacidade do automóvel pode ser mensurada através de um aparelho conhecido como dinamômetro. Por meio dos sensores desse equipamento, é possível medir o número de rotações por minuto que a máquina consegue oferecer. A partir dessa informação, há a geração de um indicador de torque, que corresponde a força de deslocamento que a máquina tem capacidade de aguentar com determinada rotação. Portanto, a força do carro pode variar de acordo com as características mecânicas da máquina, como o número de válvulas, de câmaras de combustão e pistões.

Como calcular os cavalos de um carro?

Para conseguir realizar esse cálculo, é necessário compreender bem o que significa o torque. Esse conceito consiste na força que a máquina do carro produz para poder se movimentar. As caminhonetes, por exemplo, costumam precisar de uma máquina com torque elevado para transportar suas cargas.

No caso dos caminhões, também é necessário ter um torque elevado para conseguir suportar o seu próprio peso, de mais de três toneladas. Para saber qual é o torque de um veículo, basta calcular a força aplicada e o número de rotações por minuto (RPM). Quanto mais alto for o torque, menor é o giro da máquina.

Já a capacidade do automóvel, por sua vez, consiste no resultado do cálculo de multiplicação do torque pelo número de rotações por minuto, que nada mais é do que a velocidade que a máquina possui para se movimentar. Desse modo, é fundamental identificar qual o ponto de equilíbrio do motor para alcançar o máximo de seu desempenho e força.

Quais fatores influenciam na força do veículo?

A força de um automóvel, segundo o que está escrito em sua ficha técnica, é calculada a partir de um cenário ideal e controlado, com temperatura de 22ºC e pressão de 1 ATM. No entanto, existem vários fatores muito comuns no dia a dia que podem impactar no desempenho máximo da máquina. Veja a seguir quais são os principais exemplos.

 – Peso

Um veículo muito pesado para a sua capacidade interfere de forma direta em força e performance. Para saber se isso está ou não acontecendo, basta realizar um cálculo simples dividindo o peso do automóvel pela capacidade máxima indicada pelo fabricante.

 – Altitude

Quando uma região é distante do litoral, sua pressão atmosférica aumenta, assim como o nível de altitude. Essa circunstância faz com que o ar se torne rarefeito, que é quando a concentração de oxigênio é menor por metro cúbico. Como uma quantidade menor de oxigênio entra na máquina, também é menor a queima de combustível e, consequentemente, o seu desempenho. Em números, estima-se que a máquina perde 1% de sua capacidade a cada 100 metros de altitude o que significa que em São Paulo, por exemplo, cuja altitude é de 760 metros, um veículo de 90 cavalos teria sua capacidade reduzida para cerca de 84.

 – Combustível

Em automóveis flex, a utilização do álcool é capaz de aumentar a capacidade. Isso ocorre porque esse tipo de combustível consegue suportar uma taxa maior de compressão do que a gasolina. Em contrapartida, por causa dessa característica, o gasto de combustível é aproximadamente 30% maior.

Agora que você já entendeu melhor como saber quantos cavalos tem um carro, confira mais sobre as opções de seguros da carros MAPFRE, as quais incluem soluções para carro, caminhão, moto e táxi.

Artigos

Onde fica o chassi do carro?

Onde fica o chassi do carro?

O chamado número do chassi é uma espécie de documento de identidade do automóvel. Cada veículo possui seu próprio número e, desde o ano de 1981, é formado por 17 caracteres, entre letras e números. Essa sequência alfanumérica é conhecida de forma oficial como Número...

ler mais
O que significa a cor da fumaça do carro?

O que significa a cor da fumaça do carro?

Quando o automóvel apresenta uma fumaça diferente saindo de seu escapamento, é preciso ficar alerta pois a tonalidade da fumaça pode ser um indício de problemas específicos no motor. Para saber mais sobre o tema, descobrir o que significa a cor da fumaça do carro e...

ler mais
Como limpar o vidro do carro?

Como limpar o vidro do carro?

Manter os vidros do carro sempre limpos e higienizados parece uma tarefa simples, mas quando feita de maneira incorreta, pode embaçar ainda mais o vidro e prejudicar a visibilidade do motorista. Por essa razão, é muito importante saber como limpar o vidro do carro e...

ler mais