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Entenda a sigla dos carros elétricos

Entenda a sigla dos carros elétricos e como eles funcionam.

Embora ainda não seja grande o número, podemos perceber que os veículos com motores elétricos lentamente estão sendo introduzidos nas ruas, tornando evidente qual é o futuro da indústria automobilística. Estes novos veículos são possivelmente uma contribuição para manter o meio ambiente menos poluído.

Em alguma ocasião, você deve ter se deparado com alguma dessas siglas, como por exemplo: “EV”, “HEV”, “BEV”, “PHEV”, etc. Afinal, o que significa cada uma delas? Para esclarecer essas e talvez outras dúvidas frequentes, segue abaixo explicação detalhada de cada uma delas:

EV (Electric Vehicle)

Ou “Carro Elétrico”, é um veículo que usa eletricidade para seu funcionamento, podendo ter em seu uso um conjunto de motores elétricos, nos quais utilizam energia química de baterias recarregáveis que podem ser recarregadas em tomadas normais ou específicas conforme a corrente oferecida. Não utiliza nenhum tipo de motor de combustão, ou seja, não gera nenhuma poluição para o meio ambiente. Além disso, não tem ruídos por conta do motor elétrico, que no caso, é mais silencioso. Porém, vale ressalta que nem sempre um “EV” é completamente elétrico.

BEV (Battery Electric Vehicle)

Ou “Carro Elétrico com Bateria”, é basicamente igual ao carro elétrico comum. Entretanto, puramente elétrico, sem nenhum outro combustível além da energia elétrica. Sua manutenção tem valores mais baixos. O único contra é a durabilidade da bateria e a infraestrutura para poder recarrega-la, visto que postos de gasolina ainda são predominantes.

HEV (Hybrid Electric Vehicle)

Ou então, “Carro Elétrico Híbrido”. Diferentemente dos dois anteriores, um “HEV” é mais versátil, pois possui um motor a gasolina, tanque de combustível, baterias e um ou mais motores elétricos, por isso nomeado como híbrido, sendo bastante autônomo. Os “HEV”, são abastecidos a gasolina, que transfere a energia gerada para as baterias, realizando a recarga. Seu motor elétrico pode ser usado juntamente ao motor de combustão, para aprimorar a eficiência do veículo, ou até mesmo intensificar o torque.

PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle)

Ou “Carro Híbrido Recarregável”. Este é bem similar ao “HEV”. Pode ser abastecido com gasolina ou diretamente com energia elétrica. Os dois também podem ser usados em conjunto, para uma movimentação melhor. Fica a sua escolha dirigir no modo “EV”, totalmente com o motor elétrico, ou combiná-lo no modo híbrido com gasolina.

FCEV (Fuel Cell Electric Vehicles)

Ou “Carros Elétricos com Célula de Combustível”. Diferente dos outros, este não necessita de um grupo de baterias robusto para seu funcionamento. Assim como um carro padrão com motor de combustível, ele possui um tanque para seu fornecimento. Sendo utilizado hidrogênio líquido pressurizado, combinado ao ar para gerar eletricidade. O hidrogênio é adquirido mediante ao processo da eletrólise, junção de dois ingredientes, sendo eles; água e eletricidade.

REEV (Range-Extended Electric Vehicle)

Ou “Carro Elétrico de Autonomia Prolongada”. Semelhante aos outros híbridos, porém, tem como ideia central um motor de combustão salva-vidas, distribuindo energia para a bateria quando descarregada ou fraca. Entretanto, é incapaz de mover o veículo sozinho, o que é a grande diferença entre os outros.

MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle)

Ou “Carro Híbrido Leve”. Este funciona como um híbrido padrão. Contudo, o foco do sistema é a redução de consumo e emissões, mas não decepciona no desempenho. Em baixas velocidades o motor de combustível é desativado (até 20km/ h). Na retomada da aceleração, é fornecida aproximadamente 20 cv do armazenamento da bateria. Concluindo, este é um híbrido planejado para economia, visto que esse sistema reduz entre 6% a 10% do consumo, em questão de desempenho, o gerador fornece de 15cv a 20 cv de potência em altas rotações para ajudar o motor a combustão.

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