Menú Principal
Menú Principal

QUER UMA COTAÇÃO?

365415~|mapfre~|COCHE-32~|

Carro

365415~|mapfre~|ELECTRODOMESTICOS-32~|

Comércio

365415~|mapfre~|HOGAR-32~|

Residencial

365415~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Home > Para Você > Seguro de Carro > Artigos: Auto e Moto > O que é limitador de velocidade e para que serve?
para que serve o limitador de velocidade do carro

O que é limitador de velocidade e para que serve?

A segurança nas vias públicas e estradas é um tema que desperta grande preocupação, tendo em vista que, anualmente, mais de 30 mil vidas são perdidas no trânsito no Brasil. Para minimizar esses números, evitar acidentes e aprimorar a proteção aos motoristas, passageiros e pedestres, novas ferramentas e mecanismos vem sendo introduzidos nos veículos, como é o caso do limitador de velocidade.

Na União Europeia, as novas diretrizes de trânsito já determinaram que todos os automóveis saídos de fábrica precisam ter esse mecanismo limitador de velocidade, o que indica que muito em breve o mesmo também pode acontecer no restante do mundo, incluindo o Brasil.

A tendência é de que, com o passar dos anos, essa ferramenta se torne cada vez mais moderna e tecnológica ao ponto de conseguir realizar a leitura automática das placas que indicam a velocidade máxima de circulação em estradas e vias públicas. Porém, enquanto isso não acontece, veja a seguir como funciona e para que serve o limitador de velocidade de carro nos dias atuais.

 Por que os carros têm limitador de velocidade?

O limitador de velocidade é uma ferramenta desenvolvida com o intuito de impedir que os motoristas conduzam os veículos em uma velocidade acima do limite máximo. De forma geral, o mecanismo pode funcionar de duas maneiras: nos automóveis em que essa tecnologia é mais elementar, é emitido um sinal sonoro todas as vezes em que o carro alcança o limite de velocidade pré-estabelecido anteriormente; e nos veículos em que o mecanismo é mais avançado, o sistema cessa a aceleração ao atingir essa velocidade máxima.

Ter em mãos um automóvel que possui o limitador de velocidade oferece duas vantagens principais. A primeira delas, como mencionado, é o fator segurança. Os motoristas que não descumprem o limite de velocidade das estradas e vias públicas contribuem para reduzir os riscos de acidentes, e ainda que algo aconteça, o nível de gravidade possivelmente será menor.

Além disso, a outra vantagem é a maior tranquilidade na direção. Ao fazer uso do limitador de velocidade, o motorista se liberta da obrigação de ter que olhar a todo momento para o painel do veiculo e conferir se está respeitando os limites, pois sabe que caso ultrapasse o máximo permitido, irá receber um aviso sonoro ou o carro será desacelerado de forma automática. Desse modo, é possível se concentrar em outros aspectos, como a movimentação dos demais elementos presentes na via.

 Como usar o limitador de velocidade?

As configurações e ajustes desse mecanismo mudam de acordo com o modelo do veículo, mas de forma geral, há um botão próximo ao volante ou painel do carro de onde é possível selecionar qual a velocidade máxima dos locais em que o automóvel mais circula, ou então estabelecer uma velocidade máxima considerada segura pelo motorista. 

Vale ressaltar que o mecanismo limitador de velocidade de carro não é o mesmo que a ferramenta de piloto automático. Apesar de utilizarem tecnologias similares, o limitador impede somente uma aceleração acima da velocidade pré-estabelecida, enquanto o piloto automático é capaz de manter o carro em uma mesma velocidade ao longo do percurso, acelerando automaticamente para fazer isso. 

Os motoristas cujos automóveis não possuem esse mecanismo têm a chance de utilizar um app limitador de velocidade para carro, o qual pode ser configurado para emitir alertas sonoros sempre que o veículo ultrapassar o limite máximo de velocidade permitido em um determinado local.

 Como desativar o limitador de velocidade?

Uma dúvida comum entre os motorista é em relação a como tirar o limitador de velocidade do carro. Como dito anteriormente, cada veículo possui ajustes e configurações específicas, sendo importante ler as seções do manual do proprietário relacionadas a esse mecanismo para entender melhor sobre o seu funcionamento e sobre como desativá-lo.

No entanto, para aprimorar a segurança do veículo e de seus ocupantes, o ideal é manter o limitador de velocidade ativo, salvo em ocasiões de exceção, ao ter prestar socorro a alguém, por exemplo.

Depois de compreender melhor sobre o que é limitador de velocidade do carro e para que serve, não deixe de conferir mais sobre as várias opções de seguros de carro MAPFRE, que conta com soluções para moto, carro, táxi e caminhão.

Artigos

Onde fica o chassi do carro?

Onde fica o chassi do carro?

O chamado número do chassi é uma espécie de documento de identidade do automóvel. Cada veículo possui seu próprio número e, desde o ano de 1981, é formado por 17 caracteres, entre letras e números. Essa sequência alfanumérica é conhecida de forma oficial como Número...

ler mais
O que significa a cor da fumaça do carro?

O que significa a cor da fumaça do carro?

Quando o automóvel apresenta uma fumaça diferente saindo de seu escapamento, é preciso ficar alerta pois a tonalidade da fumaça pode ser um indício de problemas específicos no motor. Para saber mais sobre o tema, descobrir o que significa a cor da fumaça do carro e...

ler mais
Como limpar o vidro do carro?

Como limpar o vidro do carro?

Manter os vidros do carro sempre limpos e higienizados parece uma tarefa simples, mas quando feita de maneira incorreta, pode embaçar ainda mais o vidro e prejudicar a visibilidade do motorista. Por essa razão, é muito importante saber como limpar o vidro do carro e...

ler mais