Menú Principal
Menú Principal

QUER UMA COTAÇÃO?

365415~|mapfre~|COCHE-32~|

Carro

365415~|mapfre~|ELECTRODOMESTICOS-32~|

Comércio

365415~|mapfre~|HOGAR-32~|

Residencial

365415~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Home > Para Você > Seguro de Carro > Artigos: Auto e Moto > Quando trocar o óleo do carro?
quando trocar o óleo do carro

Quando trocar o óleo do carro?

Uma das dúvidas mais comuns entre os motoristas é em relação a quando trocar o óleo do carro, tendo em vista que o óleo lubrificante tem suas propriedades alteradas no decorrer do tempo e perde eficácia na proteção das peças do motor, o que por sua vez, pode influenciar diretamente no desempenho do veículo. Desse modo, é muito importante estar sempre atento aos prazos de troca por quilometragem ou tempo de uso.

Além disso, é recomendável checar com frequência o nível do óleo do automóvel, algo que pode ser feito ao abastecer no posto, por exemplo, bastando esperar por alguns minutos com a máquina desligada e garantir que o carro esteja em uma superfície plana.

Ao se perguntar de quanto em quanto tempo trocar o óleo do carro, existem algumas diferenças a serem consideradas entre os automóveis que rodam muito e aqueles que não são tão utilizados. Confira abaixo qual a melhor forma de proceder de acordo com cada tipo.

Carros com alta quilometragem anual:

De acordo com os fabricantes, a troca de óleo deve ser realizada entre 10 a 15 mil quilômetros rodados, ou uma vez ao ano. O motorista que utiliza seu veículo de forma diária, inclusive em estradas, provavelmente expõe o automóvel a mudanças constantes de temperatura, o que por sua vez, acaba exigindo mais do motor. Nesses casos especificamente, pode ser indicado realizar a troca um pouco antes, a cada 7 ou 8 mil quilômetros rodados.

Carros com baixa quilometragem anual:

Os motoristas que não usam seus veículos com tanta frequência devem realizar troca de óleo do carro anualmente, durante a revisão, ainda que nesse período a quilometragem rodada esteja bem abaixo dos 10 mil quilômetros. A razão para isso está no fato do óleo funcionar à base de aditivos, os quais assim como os remédios, possuem data de validade. Portanto, para não correr riscos, a recomendação é trocá-lo a cada 12 meses.

Para que serve o óleo lubrificante?

O óleo é um elemento fundamental para o funcionamento do carro, sendo responsável pela lubrificação da máquina e por impedir que haja atrito entre diferentes peças, razão que leva ao seu desgaste. Uma possível falta de lubrificação é algo capaz inclusive de travar a máquina, um prejuízo que pode ser evitado facilmente ao respeitar o tempo de intervalo entre as trocas de óleo.  

Além desse papel, o óleo também é o instrumento encarregado de conservar a temperatura da máquina e garantir a sua limpeza. Isso acontece pois o óleo é capaz de eliminar a sujeira proveniente da combustão. Para completar, o lubrificante ainda também atua como fonte de vedação, oferecendo proteção contra a oxidação e impedindo que qualquer outro elemento externo na máquina e afete o sistema.

Por todas essas razões, o uso correto de um óleo de boa qualidade é algo que pode expandir a vida útil da máquina e contribuir para a economia no consumo de combustível.

Como trocar o óleo do carro?

A forma mais conveniente de trocar o óleo de carro é durante a revisão anual, mas também é possível realizar essa tarefa por conta própria. Primeiramente, é preciso conferir qual o tipo de óleo indicado pelo fabricante para o modelo do automóvel. Essa especificação precisa ser levada à risca, entre as diferentes opções possíveis como mineral, sintético, semissintético, 5w30, 15w50, entre outras.

Em seguida, é necessário identificar quantos litros de óleo devem ser colocados no modelo do veículo. Em alguns casos, essa informação está presente no manual do carro, mas também é possível encontrá-la nos sites dos fabricantes de lubrificante.

Feito isso, é importante checar quais ferramentas serão necessárias para o procedimento. Nos automóveis que possuem protetor de cárter, por exemplo, e impedem o alcance do bujão, é preciso ter em mãos ferramentas para fazer a sua remoção e depois colocar novamente o protetor e o bujão. Outra sugestão é cobrir o chão ao redor do carro com jornal e uma bandeja para o escoamento do óleo já usado. Durante esse procedimento, também é importante garantir que o carro esteja em posição reta e um terreno plano, para que o óleo antigo saia totalmente do cárter.

Agora que você já sabe quando trocar o óleo do carro, confira mais sobre as opções de seguros de carros MAPFRE, as quais foram desenvolvidas pensando no estilo de vida e nas prioridades de cada cliente.

Artigos

Onde fica o chassi do carro?

Onde fica o chassi do carro?

O chamado número do chassi é uma espécie de documento de identidade do automóvel. Cada veículo possui seu próprio número e, desde o ano de 1981, é formado por 17 caracteres, entre letras e números. Essa sequência alfanumérica é conhecida de forma oficial como Número...

ler mais
O que significa a cor da fumaça do carro?

O que significa a cor da fumaça do carro?

Quando o automóvel apresenta uma fumaça diferente saindo de seu escapamento, é preciso ficar alerta pois a tonalidade da fumaça pode ser um indício de problemas específicos no motor. Para saber mais sobre o tema, descobrir o que significa a cor da fumaça do carro e...

ler mais
Como limpar o vidro do carro?

Como limpar o vidro do carro?

Manter os vidros do carro sempre limpos e higienizados parece uma tarefa simples, mas quando feita de maneira incorreta, pode embaçar ainda mais o vidro e prejudicar a visibilidade do motorista. Por essa razão, é muito importante saber como limpar o vidro do carro e...

ler mais