Menú Principal
Menú Principal

Como receber o seguro DPVAT?

Podem receber o seguro DPVAT todas as pessoas que estavam no veículo automotor, no momento do acidente, e que sofreram lesões e tiveram despesas hospitalares e médicas ou que ficaram inválidas. Podem também solicitar a indenização o cônjuge, os filhos ou pessoas que tenham como comprovar que eram dependentes de uma vítima fatal.

Para isso, a vítima ou quem tem direito ao valor pago deverá se dirigir a um posto de atendimento oficial do DPVAT, levando os documentos comprobatórios. É importante salientar que o processo de solicitação é simples e não há a necessidade de pedir ajuda para ninguém, nem de contratar um profissional da área para fazer a solicitação.

Também não é preciso assinar uma procuração, a vítima poderá ir ao local. Porém, caso uma terceira pessoa, que não seja nem vítima nem beneficiário, vá realizar a solicitação, ela, obrigatoriamente, deverá apresentar uma procuração.

Quando o cônjuge, filhos ou pessoa que era dependente do indivíduo que veio a óbito forem solicitar a indenização, elas devem, obrigatoriamente, levar a certidão de óbito; uma cópia do registro feito pela polícia, com os dados do acidente; e um documento que prove que é beneficiário. É válido ressaltar que um terceiro, que não seja filho nem cônjuge, só poderá pleitear o valor caso a pessoa não tenha filhos nem seja casada.

No caso de invalidez permanente, será necessário apresentar uma cópia do registro feito pela polícia, com os dados do acidente; laudo do IML comprovando que a pessoa tem lesões permanentes resultantes do acidente e documentos pessoais. Há também a possibilidade de reembolso com médicos, medicamentos e hospitais. Neste caso, é preciso apresentar no posto de atendimento uma cópia do registro feito pela polícia, com os dados do acidente; comprovante de pagamento das despesas e algo que comprove que os gastos médicos estão relacionados ao acidente.

Perguntas Frequentes

Como comprar seu primeiro carro?

Como comprar seu primeiro carro?

Comprar seu primeiro carro pode ser emocionante, mas há muito o que gerenciar. Aqui estão algumas coisas importantes que você deve ter em mente quando for comprar seu primeiro carro: 1. Seja honesto sobre suas necessidades: um carro esportivo chique em clima de neve?...

ler mais
Como contratar o seguro para um carro usado?

Como contratar o seguro para um carro usado?

Para contratar um seguro para o seu carro usado, é necessário seguir algumas exigências impostas pelas seguradoras: É necessário realizar uma vistoria no veículo antes; O automóvel deve ter, no máximo, até 10 ou 15 anos de uso; Caso o seu carro usado seja importado, o...

ler mais