Ir para o conteúdo

Vantagens e desvantagens de carros híbridos

Artigo - Vantagens e desvantagens de carros híbridos - Banner

Os carros híbridos são cada vez mais populares. Sua capacidade de combinar um motor elétrico e outro motor de combustão faz com que eles tenham grandes benefícios em comparação com outras alternativas, mas também há pontos em que eles precisam melhorar. Nós contamos.

Saber as vantagens e desvantagens dos carros híbridos, é uma das preocupações mais comuns que as pessoas que optam por comprar um novo veículo hoje têm. Este tipo de propulsor tornou-se popular ultimamente, ao ponto de as marcas (como é o caso da Toyota) venderem mais veículos híbridos do que de outros motores. A capacidade de combinar a autonomia que a gasolina proporciona com a economia obtida pela eletricidade significa que cada vez mais pessoas optam por comprar um carro híbrido. Descobrimos se realmente vale a pena essa decisão.

Como são os carros híbridos

Antes de avaliar as vantagens e desvantagens dos veículos híbridos, é necessário determinar como é esta tecnologia. Geralmente é chamado como híbrido aquele veículo que é alimentado por um motor de combustível fóssil e por outro que funciona com eletricidade.

Embora seja uma expressão muito ampla, cada marca tem sua própria tecnologia e pode haver diferenças significativas dependendo do modo de recarga. A energia cinética e a capacidade de conectar-se à corrente são algumas das maneiras pelas quais a bateria pode ser carregada. Às vezes, o motor elétrico é reservado para a condução em baixa velocidade, sendo desligado quando um determinado limite é excedido, enquanto que em outros casos esse tipo de propulsor também é usado em momentos de demanda máxima como um adicional com o qual alcançar melhores benefícios. Como podemos ver, existem diferentes modelos de veículos híbridos, embora todos compartilhem a combinação de duas fontes de energia.

Vantagens de carros híbridos

  • Encontramos os seguintes pontos fortes de um veículo de tração híbrida.

  • Ecológicos: ao utilizar um motor elétrico, eles emitem gases menos poluentes na atmosfera, ajudando a minimizar o efeito estufa.

  • Menos ruído: a cidade está cheia de ruídos irritantes. O propulsor elétrico não emite som quando funciona, portanto, um carro híbrido reduz a poluição sonora em áreas urbanas.

  • Vantagens normativas: como um carro qualificado como responsável pelo meio ambiente, ele tem certos benefícios quando se aplicam os protocolos de poluição nas grandes cidades.

  • Apoio da indústria: ao contrário de outros avanços, como baterias de hidrogênio ou motores que usam gás como matéria-prima, vários fabricantes optaram pela criação de carros híbridos e, portanto, há uma ampla gama de oportunidades. Como aconteceu anos atrás, não é mais necessário recorrer ao já clássico Toyota Prius se você quiser esse tipo de motorização, porque atualmente existem alternativas híbridas em cada segmento do mercado.

  • Tráfego pelas faixas exclusivas para ônibus: Em lugares, como Madri, os carros híbridos têm como vantagem a permissão para viajar na faixa exclusiva para ônibus.

  • Carregamento automático do motor elétrico: um grande número de carros híbridos tem a vantagem de o motor elétrico ser carregado sozinho.  Este avanço é possível graças ao chamado KERS, uma tecnologia da Fórmula 1 que permite tirar proveito da energia cinética do carro nas freadas.

  • Incentivos fiscais: redução de até 75% do imposto de circulação. Atualmente existem auxílios estatais e regionais que permitem que o custo total do carro ou o pagamento de taxas sejam melhores que seus equivalentes. Além disso, aqueles veículos que possuem um selo ambiental têm descontos no pagamento de impostos.

  • Ampla autonomia: o motor a gasolina proporciona uma das vantagens dos carros híbridos, que é poder viajar centenas de quilômetros sem ter que parar em um posto de gasolina ou carregar a bateria de um veículo elétrico.

  • Condução mais eficiente: a eletricidade é um dos combustíveis mais econômicos, portanto, os propulsores movidos a eletricidade são mais eficientes do que aqueles que usam combustíveis fósseis e têm uma resposta mais rápida. Um benefício compartilhado por carros elétricos e híbridos.

Desvantagens de carros híbridos  

  • Há uma série de aspectos em que os carros híbridos ainda precisam melhorar.

  • Materiais pouco sustentáveis: no processo de obtenção de eletricidade, são usados materiais que são escassos na natureza ou que precisam ser extraídos usando processos químicos complexos. Se este tipo de veículo se tornar popular, pode significar que hajam problemas com as matérias-primas.

  • Maior peso: ao incluir dois motores, os carros híbridos têm a desvantagem de pesarem mais do que seus equivalentes a gasolina. Desta forma, os quilogramas a mais são um lastro que deve ser compensado com uma maior contribuição de energia.

  • Mais caros: embora um grande número de novos veículos híbridos tenha sido lançado nos últimos anos, essa inovação ainda é mais cara do que aqueles que usam combustíveis fósseis. Espera-se que sua expansão progressiva e o crescimento de economias de escala melhorem este aspecto.

  • Contaminação: é necessário lembrar que, embora ao usarem o motor elétrico não emitam gases para o meio ambiente, um carro híbrido continua contaminado mesmo que este propulsor esteja inativo.

  • Não é adequado para todos os condutores: um carro híbrido é muito interessante se você vai fazer uso misto entre estrada e via urbana. No caso em que o motorista só se dedica a dirigir por rodovias, as propriedades do motor elétrico são limitadas e, nesse caso, o peso maior deste tipo de modelo pode supor um custo de gasolina maior do que se fosse um carro convencional.

Os carros híbridos têm várias vantagens, mas também algumas desvantagens. Benefícios fiscais, economia de combustível, autonomia e cuidado com o meio ambiente são alguns de seus pontos fortes, enquanto que seu alto preço inicial ou seu maior peso são aspectos que ainda precisam ser melhorados. Sua implementação progressiva pode ajudar a tornar os centros das cidades mais ecológicos e silenciosos. Um carro com um motor híbrido deve estar coberto por uma política como Seguro de carro MAPFRE, que se caracteriza pelo excelente atendimento ao cliente.

Voltar ao topo