Ir para o conteúdo

Mais exercícios físicos na sua rotina, mais qualidade de vida

Mais exercícios físicos na sua rotina, mais qualidade de vida

Saiba que, ao praticar atividade física com regularidade, você investe na sua saúde e no seu futuro. Estudos científicos comprovam que o exercício confere qualidade de vida a longo prazo.

Quando a onda fitness chegou, os adeptos eram, em sua maioria, homens e mulheres preocupados com emagrecimento e forma física. No entanto, com o avanço de pesquisas confirmando os benefícios de praticar atividades físicas regularmente, o exercício físico passou a ser receitado pelos médicos para todo mundo.

Hoje é consenso que as pessoas consideradas fisicamente ativas, isto é, que praticam atividade física por meia hora pelo menos três vezes por semana, estão investindo em uma vida com mais saúde e bem-estar e, inclusive, em um envelhecimento com qualidade de vida.

Se em jovens a prática de exercícios é uma espécie de poupança para o futuro, nos adultos com mais de 50 anos os benefícios são notados no aqui e agora. Uma pesquisa inglesa revelou que idosos ativos apresentavam parâmetros de saúde similares ao de pessoas mais jovens, como massa muscular e sistema imunológico preservados.

Isso porque a perda de massa muscular e força, esperada com o passar dos anos, não ocorreu entre aqueles que se exercitavam regularmente. Os integrantes do grupo pesquisado também não acumularam gordura corporal nem tiveram subida nos níveis de colesterol, indicativos de risco cardiovascular.

A prontidão para combater doenças infecciosas, provocadas por vírus e bactérias, também foi identificada nos idosos ativos. Mesmo com o avançar da idade, o sistema imunológico dos praticantes de exercícios estava tão funcional quanto o das pessoas mais jovens.

Voltar ao topo