Menú Principal
Menú Principal

QUER UMA COTAÇÃO?

365415~|mapfre~|COCHE-32~|

Carro

365415~|mapfre~|ELECTRODOMESTICOS-32~|

Comércio

365415~|mapfre~|HOGAR-32~|

Residencial

365415~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Home > Para Você > Seguro de Carro > Artigos: Auto e Moto > Como desembaçar os vidros do carro?
como desembaçar vidros do carro

Como desembaçar os vidros do carro?

Em dias chuvosos e frios, é comum manter os vidros do veículo fechados, porém, em questão de minutos, os mesmos já ficam bastante embaçados, prejudicando bastante a visibilidade do motorista. Então, o que fazer para se livrar desse problema?

Primeiramente, é importante entender porquê isso acontece. Quando os vidros estão fechados e há pouca circulação de ar dentro do veículo, a respiração dos passageiros influencia para que o ar interno fique mais quente. Essa diferença de temperatura interna e externa faz com que a água em estado gasoso presente na respiração se transforme em gotículas ao encostar no vidro, deixando-os rapidamente embaçados.

A primeira reação de alguns motoristas é tentar desembaçar o vidro do carro com as mãos, mas isso só piora a situação pois a gordura da palma das mãos se transfere ao para-brisas e prejudica ainda mais a visibilidade. Para não ter esse problema, veja a seguir quais são as melhores formas de limpar o para-brisas embaçado.

 – Ativar o ar-condicionado

Uma das maneiras mais eficientes é ligar o ar-condicionado, pois em dias frios e chuvosos, o ar frio do equipamento é capaz de retirar a umidade e tornar o ambiente interno do veículo mais seco, o que por sua vez, consegue desembaçar o vidro. Para que esse método funcione ainda mais rápido, é indicado manter o carro devidamente fechado e direcionar o ar frio na direção do para-brisas.

 – Usar o ar quente

Em dias realmente muito frios, em que ligar o ar gelado do ar-condicionado é algo que causa desconfortos ao motorista e passageiros, uma outra alternativa possível é usar a função de esquentar o ar do aparelho. Isso é o suficiente para tornar o ambiente interno do veículo mais seco e fazer com que as gotículas de água evaporem. No entanto, esse método não se mantém eficaz por muito tempo, ao contrário do ar gelado.

 – Deixar a janela ou a entrada de ar parcialmente aberta

Para os automóveis que não possuem ar-condicionado, a maneira possível de desembaçar o vidro do carro é deixando as janelas um pouco abertas. Com isso, há uma melhora na circulação de ar do veículo, tornando-o mais seco entra e reduzindo a umidade. Algo similar ocorre ao deixar a entrada de ar aberta, promovendo uma troca constante de ar com o ambiente externo e evitando o embaçamento do para-brisas.

Como desembaçar o para-brisas por fora?

Quando se trata de desembaçar o para-brisas por fora, muitos motoristas ainda têm dúvidas de como fazer isso sem estragar a película, por exemplo. Um erro ainda comum é usar jornal depois da limpeza, o que não deve ser feito sobre nenhuma hipótese, pois as folhas de jornal eliminam uma tinta a princípio invisível, mas que ao entrar em contato com a chuva, forma uma camada de sujeira que só agrava a situação.

A melhor maneira de limpar e desembaçar o para-brisas por fora é utilizando uma mistura caseira de água e detergente neutro, capaz de retirar a camada de pó e gordura que se acumulam no vidro com o passar do tempo. O mais indicado é enxaguar o para-brisas cerca de três vezes, e ter a certeza de que o detergente foi completamente eliminado, pois resíduos desse líquido no vidro ou na lataria podem resultar em manchas.

Na tentativa de desembaçar o para-brisas do carro, o motorista não deve jamais fazer uso de produtos cujos componentes incluam a amônia. Esse elemento é completamente contraindicado para limpar e desembaçar o vidro, em função de sua concentração alcalina elevada. Nos automóveis com película, a consequência de produtos com amônia pode causar um grande prejuízo e obrigar o motorista a trocá-la em poucos meses. Para completar, também não é indicado optar por produtos de limpeza que sejam oleosos, pois depois de evaporarem, esses líquidos formam uma camada de gordura, deixando o vidro mais embaçado e comprometendo a visibilidade do motorista.

Agora que você já sabe tudo sobre como desembaçar os vidros do carro, confira mais informações acerca das diferentes opções de seguros de veículos da MAPFRE, incluindo o que cobrem suas assistências e os benefícios exclusivos disponíveis aos clientes.

 

Artigos

Onde fica o chassi do carro?

Onde fica o chassi do carro?

O chamado número do chassi é uma espécie de documento de identidade do automóvel. Cada veículo possui seu próprio número e, desde o ano de 1981, é formado por 17 caracteres, entre letras e números. Essa sequência alfanumérica é conhecida de forma oficial como Número...

ler mais
O que significa a cor da fumaça do carro?

O que significa a cor da fumaça do carro?

Quando o automóvel apresenta uma fumaça diferente saindo de seu escapamento, é preciso ficar alerta pois a tonalidade da fumaça pode ser um indício de problemas específicos no motor. Para saber mais sobre o tema, descobrir o que significa a cor da fumaça do carro e...

ler mais
Como limpar o vidro do carro?

Como limpar o vidro do carro?

Manter os vidros do carro sempre limpos e higienizados parece uma tarefa simples, mas quando feita de maneira incorreta, pode embaçar ainda mais o vidro e prejudicar a visibilidade do motorista. Por essa razão, é muito importante saber como limpar o vidro do carro e...

ler mais