Menú Principal
Menú Principal

QUER UMA COTAÇÃO?

365415~|mapfre~|COCHE-32~|

Carro

365415~|mapfre~|ELECTRODOMESTICOS-32~|

Comércio

365415~|mapfre~|HOGAR-32~|

Residencial

365415~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Home > Para Você > Seguro de Carro > Artigos: Auto e Moto > Como limpar o vidro do carro?
como limpar o vidro do carro

Como limpar o vidro do carro?

Manter os vidros do carro sempre limpos e higienizados parece uma tarefa simples, mas quando feita de maneira incorreta, pode embaçar ainda mais o vidro e prejudicar a visibilidade do motorista.

Por essa razão, é muito importante saber como limpar o vidro do carro e ter o cuidado de fazer isso sempre que for necessário, pois além da questão estética, essa atividade é essencial para a segurança de todos que estão no veículo. Ainda com dúvidas? Confira a seguir tudo o que é bom para limpar vidro de carro e parabrisa.

Com qual produto limpar o vidro do carro?

Em primeiro lugar, a principal dica de como limpar o vidro do carro é nunca utilizar produtos que tenham amônia em sua composição. Essa substância é totalmente inadequada para higienizar os vidros pois conta com uma alta concentração alcalina. Nos veículos que possuem película nos vidros, o efeito a médio e longo prazo é de ressecamento e necessidade de trocar o película. Apesar disso, existem vários limpa-vidros que têm amônia entre seus componentes, sendo importante ler o rótulo para ter a certeza de não adquirir um desses produtos.

Além disso, é recomendável evitar os produtos de limpeza com aspecto oleoso, pois ao evaporarem, esses produtos criam uma película de gordura sobre os vidros, deixando-os ainda mais embaçados, principalmente em cidades que possuem o clima tropical e úmido.

Portanto, a melhor forma de higienizar e não embaçar os vidros é através do uso de limpa-vidros sem amônia e que não tenham consistência oleosa, acompanhado de um anti-embaçante. Primeiramente, o ideal é começar a limpeza do vidro com uma toalha de microfibra seca, e depois aplicar os produtos em uma outra toalha de microfibra, ainda limpa. Aqueles que também quiserem aproveitar a atividade para higienizar o painel devem fazer isso por último, priorizando sempre a limpeza dos vidros para não correr o risco de derramar no painel os produtos errados.

Como limpar o parabrisa de carro?

Um erro muito comum que algumas pessoas ainda cometem sobre o que usar para limpar o parabrisa do carro é o de passar jornal depois de higienizá-lo, com o intuito de finalizar a limpeza. Isso não deve ser feito pois o jornal elimina uma tintura que não aparece em um primeiro momento, mas que em contato com a água da chuva, cria uma nova camada de sujeira que prejudica a função dos limpadores.

O mais indicado para realizar a limpeza do parabrisa é uma mistura de água e detergente neutro, a qual é capaz de eliminar o pó e a gordura que estão agarrados no vidro. A dica é enxaguar entre duas a três vezes e conferir se o detergente saiu por completo pois não se deve deixar nenhum resíduo do líquido no vidro ou na lataria do veículo, já que em contato com o sol, o mesmo pode causar manchas.

Produtos que possuem álcool isopropílico em sua composição também são uma boa alternativa. O melhor nesse caso, é passá-lo com um pano de microfibra, e em seguida, secar o vidro de forma cuidadosa com uma outra toalha limpa e seca.

Dicas caseiras

Apesar de existirem diversos produtos à venda voltados à limpeza de vidros, em alguns casos nada é tão eficiente como uma boa receita caseira. Dito isso, uma opção que ajuda bastante na limpeza é a mistura de água e um pouco de detergente, a qual deve ser umedecida em um pano de microfibra antes de ser passada no vidro.

Caso o vidro esteja com muitas manchas, é possível acrescentar uma colher de vinagre na mistura, mas atenção: use um borrifador para evitar respingos em outras partes do carro. Aqueles que assim preferirem também podem trocar a água dessa solução por água com gás, pois a mesma é capaz de absorver ainda mais a gordura dos vidros.

Para que as soluções caseiras e os produtos aplicados realmente tenham o efeito esperado, é essencial utilizar panos limpos e macios, que não estejam soltando fiapos. As melhores opções são aqueles feitos de algodão ou microfibra.

Agora que você já sabe as melhores formas de como limpar parabrisa de carro por dentro e por fora, veja mais sobre as opções de seguro auto da MAPFRE, as quais oferecem serviços de acordo com o perfil de cada cliente e uma assistência de qualidade.

Artigos

Onde fica o chassi do carro?

Onde fica o chassi do carro?

O chamado número do chassi é uma espécie de documento de identidade do automóvel. Cada veículo possui seu próprio número e, desde o ano de 1981, é formado por 17 caracteres, entre letras e números. Essa sequência alfanumérica é conhecida de forma oficial como Número...

ler mais
O que significa a cor da fumaça do carro?

O que significa a cor da fumaça do carro?

Quando o automóvel apresenta uma fumaça diferente saindo de seu escapamento, é preciso ficar alerta pois a tonalidade da fumaça pode ser um indício de problemas específicos no motor. Para saber mais sobre o tema, descobrir o que significa a cor da fumaça do carro e...

ler mais
Como saber se o catalisador do carro está com defeito?

Como saber se o catalisador do carro está com defeito?

Desde a década de 90, a inclusão do catalisador nos veículos passou a ser obrigatória, pois o mesmo é encarregado de converter os gases tóxicos, gerados a partir da combustão do motor, em vapores não-poluentes. Desse modo, o intuito do componente é reduzir em mais de...

ler mais