Menú Principal
Menú Principal

QUER UMA COTAÇÃO?

365415~|mapfre~|COCHE-32~|

Carro

365415~|mapfre~|ELECTRODOMESTICOS-32~|

Comércio

365415~|mapfre~|HOGAR-32~|

Residencial

365415~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Home > Para Você > Seguro de Carro > Artigos: Auto e Moto > Fluido de freio quando substituir?
quando trocar o fluido de freio

Fluido de freio quando substituir?

Ao contrário dos fluidos da direção hidráulica e do câmbio manual, que não precisam ser substituídos, o fluido de freio necessita ser trocado de acordo com a validade do fabricante, a qual costuma ser de dois anos, independente da quilometragem percorrida pelo veículo nesse período.

A razão disso está no fato do fluido de freio ser higroscópico, o que significa que ele é capaz de absorver a umidade. Com o passar do tempo, vão se formando pequenas gotículas de água em contato com o fluido, o que eventualmente fará com que o mesmo entre em ebulição, devido as temperaturas elevadas do interior do automóvel, especialmente quando o motorista aciona o freio.

Entre os fatores que podem interferir no tempo de vida útil do fluido de freio, está um superaquecimento acentuado, que acontece quando os freios são acionados por um longo período. Eventualmente, o motorista sentirá as consequências da falta de eficácia do fluido com a perda de força da frenagem.

Quando trocar o fluido de freio?

Diferente do que é esperado dos outros tipos de fluido do carro, o fluido de freio não pode ter uma grande alteração no seu nível. Quando isso acontece, é um forte indício de que podem haver peças bastante desgastadas ou até mesmo algum vazamento no automóvel. Nesses casos, o motorista não deve em nenhuma hipótese completar a quantidade do fluido, pois é necessário procurar ajuda especializada para identificar qual a causa dessa alteração.

Como o fluido de freio é capaz de absorver água e, no decorrer do tempo, apresentar variações em sua viscosidade e uma queda na temperatura de ebulição do líquido, é essencial que o mecânico faça um teste para mensurar o seu ponto de ebulição e as porcentagens de água de sua composição, para a partir de então definir se será preciso ou não fazer a troca.

Sinais que indicam a hora de trocar o fluido de freio

Alguns dos sinais que demonstram ser preciso trocar incluem:

Luz no painel

Quando o sistema de frenagem do veículo percebe que há uma alteração na pressão do pedal em conjunto com os demais mecanismos do sistema, uma luz será acesa no painel do automóvel. Ela costuma ser representada pelo símbolo de um ponto de exclamação e aparecer na cor vermelha, o que indica a gravidade do problema e a importância de procurar uma oficina mecânica o mais rápido possível.

Nível do fluido

O nível ideal do fluido de freio é um ponto intermediário entre o mínimo e o máximo. Quando ele está acima ou próximo do nível máximo, isso não fará com que o automóvel consiga frear de forma mais eficiente, pelo contrário, só irá trazer ainda mais pressão para o sistema. Portanto, é importante adquirir o hábito de analisar o nível do fluido de freio a cada seis meses.

Problemas com a frenagem

Ao notar que o pedal do freio parece estar mais longo, pode ser sinal de que é hora de trocar o fluido de freio. Também é indicado reparar se existe uma perda contínua de força do pedal quando é preciso acionar o freio, pois isso sinaliza que o fluido está abaixo do nível recomendável ou até mesmo completamente esgotado.

Como trocar o fluido de freio?

A troca do fluido deve ser feita de acordo com as diretrizes presentes no manual do proprietário, onde é indicado qual é o tipo de fluido adequado para cada automóvel, por exemplo.

Para realizar essa troca, é preciso primeiramente fazer a sangria do fluido anterior para então colocar o novo fluido. Muitos motoristas se perguntam sobre onde trocar o fluido de freio, e o recomendável é que a substituição seja conduzida por um mecânico, pois esse é um processo minucioso e que exige certa experiência.

Vale destacar que, ao comprar o novo fluido, é fundamental procurar por um item devidamente certificado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para ter certeza que o mesmo está de acordo com todas as normas de segurança vigentes no país.

Após saber tudo o que há de mais importante sobre fluido de freio e quando substituir, confira como funcionam as diferentes opções de seguros automotivos MAPFRE, da qual fazem parte soluções para carro, moto, caminhão e táxi.

Artigos

Onde fica o chassi do carro?

Onde fica o chassi do carro?

O chamado número do chassi é uma espécie de documento de identidade do automóvel. Cada veículo possui seu próprio número e, desde o ano de 1981, é formado por 17 caracteres, entre letras e números. Essa sequência alfanumérica é conhecida de forma oficial como Número...

ler mais
O que significa a cor da fumaça do carro?

O que significa a cor da fumaça do carro?

Quando o automóvel apresenta uma fumaça diferente saindo de seu escapamento, é preciso ficar alerta pois a tonalidade da fumaça pode ser um indício de problemas específicos no motor. Para saber mais sobre o tema, descobrir o que significa a cor da fumaça do carro e...

ler mais
Como limpar o vidro do carro?

Como limpar o vidro do carro?

Manter os vidros do carro sempre limpos e higienizados parece uma tarefa simples, mas quando feita de maneira incorreta, pode embaçar ainda mais o vidro e prejudicar a visibilidade do motorista. Por essa razão, é muito importante saber como limpar o vidro do carro e...

ler mais