Menú Principal
Menú Principal

QUER UMA COTAÇÃO?

365415~|mapfre~|COCHE-32~|

Carro

365415~|mapfre~|ELECTRODOMESTICOS-32~|

Comércio

365415~|mapfre~|HOGAR-32~|

Residencial

365415~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Home > Para Você > Seguro de Carro > Artigos: Auto e Moto > O que são fusíveis de carro?
o que são fusiveis de carro

O que são fusíveis de carro?

De forma similar as casas, que possuem quadros elétricos formados por disjuntores, que indicam quando há algo errado com um equipamento ou eletrodoméstico, os automóveis possuem os fusíveis para protegerem os seus circuitos elétricos e os componentes essenciais ao seu funcionamento.

Todas as vezes em que o limite máximo de corrente é superado, os fusíveis queimam para evitar que peças maiores e mais importantes sejam danificadas, o que causaria prejuízos bem maiores ao proprietário do veículo. Em suma, a principal função dos fusíveis é impedir que haja um quadro de sobrecarga, ou seja, um curto-circuito, que possa evoluir e gerar até mesmo um incêndio.

Vale destacar que cada fusível é desenvolvido para aguentar uma corrente elétrica máxima, de acordo com o limite das demais peças e componentes. Desse modo, ao substituir um fusível de 10 amperes por um de 20 amperes, caso a corrente do circuito alcance 15 amperes, por exemplo, o fusível não irá queimar, mas outros acessórios do veículo irão.

Onde ficam os fusíveis do veículo?

Todo carro possui uma caixa de fusível, sendo que em alguns veículos, ela pode ser encontrada facilmente, ao lado esquerdo do motorista, próximo à coluna de direção. Essas são as peças ligadas aos circuitos mais básicos, como os mecanismos controlados pelo próprio motorista e passageiros, incluindo faróis, ar-condicionado, rádio, entre outros.

Por outro lado, nos modelos em que a caixa de fusíveis não é tão fácil de ser localizada, a melhor alternativa é procurar no manual do proprietário, onde não só é possível encontrar onde eles estão como ainda as informações sobre qual o mecanismo de controle de cada um deles.

O que fazer ao notar um fusível de carro queimado?

O principal indício de que um fusível queimou é quando algum componente elétrico do veículo deixa de funcionar ou começa a apresentar falhas frequentes. Nesse caso, é preciso verificar a caixa de fusíveis e, ao constatar que algum deles realmente queimou, é necessário substituí-lo por uma peça na amperagem correta.

Geralmente, na tampa da caixa de fusíveis, o fabricante do automóvel exibe o número de cada suporte de fusível, para que o proprietário compreenda qual peça está associada a um determinado acessório. Além disso, muitas vezes também é possível conhecer o valor e a capacidade em amperes na própria caixa, o que facilita a tarefa de substituí-los adequadamente.

Em relação ao processo de substituição de fusíveis, o mesmo não é muito complicado e pode ser feito em casa. Os fusíveis menores, no entanto, costumam dar mais trabalho, pois se encontram bem presos e com um alcance mais difícil. Porém, na própria caixa de fusíveis é comum haver uma pinça plástica para auxiliar nesse processo de extração. Antes de comprar uma nova peça, também é importante verificar se o veículo não possui uma pequena caixa com fusíveis de substituição.

Após realizar a troca, caso o fusível queime novamente, o mais indicado é procurar ajuda especializada, pois é possível que o automóvel esteja com um curto-circuito interno ou alguma outra falha mais séria.

Como testar um fusível de carro?

Existem duas formas mais comuns de testar o fusível de carro e descobrir se o mesmo está queimado. A primeira delas é analisando a aparência da peça, que costuma demonstrar suas avarias. No entanto, também é possível que o fusível esteja com defeitos e sem nenhum dano evidente.

Se a desconfiança permanecer, basta realizar a segunda forma de verificação, a qual é feita através de uma lâmpada de testes. Para isso, basta ter em mãos uma lâmpada de teste e localizar a caixa de fusível do veículo. Depois, é só prender a garra do teste em um lado metálico do carro e encostar sua ponta nos dois lados do fusível. Se o fusível estiver queimado, ele só acenderá de um dos lados.

Caso ele não acenda de nenhum lado, talvez seja porque a peça testada está protegendo um circuito não energizado. Sendo assim, ative o acessório relacionado ao respectivo fusível e faça o teste novamente.

Após entender mais sobre o que são os fusíveis de carro, veja ainda sobre as diferentes opções de seguros de veículo MAPFRE, a qual oferece soluções para clientes com carro, moto, caminhão e táxi.

Artigos

Onde fica o chassi do carro?

Onde fica o chassi do carro?

O chamado número do chassi é uma espécie de documento de identidade do automóvel. Cada veículo possui seu próprio número e, desde o ano de 1981, é formado por 17 caracteres, entre letras e números. Essa sequência alfanumérica é conhecida de forma oficial como Número...

ler mais
O que significa a cor da fumaça do carro?

O que significa a cor da fumaça do carro?

Quando o automóvel apresenta uma fumaça diferente saindo de seu escapamento, é preciso ficar alerta pois a tonalidade da fumaça pode ser um indício de problemas específicos no motor. Para saber mais sobre o tema, descobrir o que significa a cor da fumaça do carro e...

ler mais
Como limpar o vidro do carro?

Como limpar o vidro do carro?

Manter os vidros do carro sempre limpos e higienizados parece uma tarefa simples, mas quando feita de maneira incorreta, pode embaçar ainda mais o vidro e prejudicar a visibilidade do motorista. Por essa razão, é muito importante saber como limpar o vidro do carro e...

ler mais