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fumaça do carro

O que significa a cor da fumaça do carro?

Quando o automóvel apresenta uma fumaça diferente saindo de seu escapamento, é preciso ficar alerta pois a tonalidade da fumaça pode ser um indício de problemas específicos no motor.

Para saber mais sobre o tema, descobrir o que significa a cor da fumaça do carro e qual a diferença quando sai fumaça branca e escura do carro, confira o guia a seguir. Além disso, veja depois como funcionam as diferentes opções de seguro automotivo da MAPFRE, assim como suas assistências e os benefícios exclusivos para clientes.

Carro soltando fumaça branca o que pode ser?

Existem três razões mais comuns para justificar a cor da fumaça quase branca. A primeira acontece devido a queima do etanol, que possui uma pequena parcela de água em sua composição. Quando essas gotículas de água são condensadas com a ativação do motor, podem gerar a fumaça na cor branca.

A segunda alternativa é quando a água presente no radiador se mistura ao óleo, o que leva a formação de uma fumaça branca. Para verificar se é esse o caso, basta puxar a vareta e analisar seu aspecto, pois se a mesma estiver esbranquiçada e com algumas bolhas, é sinal de que a água realmente está se misturando ao óleo.

A terceira razão, apesar de menos provável, ocorre quando o fluido do freio se mistura ao óleo e é queimado pelo motor devido a um vazamento incomum.

Outras cores de fumaça

Veja quais são as possíveis razões ao notar o carro saindo fumaça de outras cores.

 Fumaça preta:  Essa tonalidade na fumaça é sinal de que a mistura de ar e combustível está irregular, que a injeção eletrônica do veículo ou o seu carburador estão inserindo uma quantidade maior de combustível do que deveria e o grande motivo
porque o carro solta fumaça com cheiro de gasolina. Ou seja, a fumaça bem escura é resultado de combustível em excesso em contato com o escapamento em processo de combustão. Nesse caso, é fundamental verificar as velas de ignição e a regulagem do mecanismo de alimentação do automóvel, além de se atentar ao consumo de combustível para ter certeza se o problema foi ou não resolvido.

 Fumaça azul:  Quando a fumaça não é exatamente cinza e possui um tom claramente azulado, é um indício de que a máquina está queimando óleo lubrificante, o que eventualmente irá baixar o nível na vareta. Desse modo, a fumaça azul indica que o óleo do motor está sendo queimado na câmara de combustão, o que pode gerar diversos problema devido a falta de lubrificação necessária. O mais comum é que isso esteja ocorrendo por causa dos anéis do pistão, os quais devem estar possivelmente desgastados ou com defeito.

Situações em que a fumaça deve ser vista como sinal de alerta

Ao dar partida e perceber que o carro sai fumaça quando liga, em tonalidade branca, existem algumas razões que podem estar causando essa ocorrência incomum. Se isso acontecer durante o inverno e em meio a temperaturas mais baixas, provavelmente não há com o que se preocupar, pois a condensação faz com que se forme uma camada de vapor ao ligar o motor pela primeira vez no dia.

No entanto, depois de alguns minutos, o motor já tem tempo o suficiente para se aquecer e para que essa fumaça no escapamento do carro se torne invisível. Quando a fumaça branca permanece, aí sim é um sinal de alerta e que precisa ser analisado.

Já nas situações em que o carro sai fumaça quando acelera, de forma excessiva, possivelmente é porque o líquido de arrefecimento está sendo liberado para as câmaras de combustão do motor. Esse problema pode ser resultado de uma junta de cabeçote danificada, a qual fica situada entre o bloco do motor e a cabeça do cilindro, com o objetivo justamente de preservar câmaras de combustão e evitar o despejo do líquido de arrefecimento e de óleo.

Além disso, também é possível que isso ocorra quando a cabeça do cilindro está quebrada, ou ainda quando existem rachaduras no bloco do motor. Como o óleo e o líquido de arrefecimento correm por ele, defeitos nesse componente acabam abrindo passagem para que os mesmos entrem na câmara de combustão e causem essa fumaça no momento da aceleração.

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