Menú Principal
Menú Principal

QUER UMA COTAÇÃO?

365415~|mapfre~|COCHE-32~|

Carro

365415~|mapfre~|ELECTRODOMESTICOS-32~|

Comércio

365415~|mapfre~|HOGAR-32~|

Residencial

365415~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Home > Para Você > Seguro de Carro > Artigos: Auto e Moto > O que significa as luzes do painel do carro?
significado das luzes no painel do automovel

O que significa as luzes do painel do carro?

Quando as luzes do painel de instrumentos do carro acendem, é comum que muitos motoristas tenham dúvidas sobre o que elas significam, pois existem dezenas de alertas possíveis no painel dos veículos mais modernos. No entanto, é recomendável saber ao menos o básico sobre o significado desses símbolos, tendo em vista que alguns deles podem indicar problemas sérios e que precisam de uma intervenção rápida.

Além de saber o que é uma luz acesa no painel do veiculo, veja também sobre as diferentes opções de seguros da carro MAPFRE, para uma assistência de qualidade em várias categorias de automóveis.

O primeiro passo para compreender melhor os sinais do veículo é prestar atenção nas cores das luzes que se acenderam. A luz amarela no painel do carro, ou laranja, aponta um problema de gravidade mediana, mas que precisa da ação de um mecânico para ser resolvido. Nesse caso, é possível esperar algumas horas a partir do momento em que a luz acende no painel, mas o mais indicado é não esperar além disso.

Por outro lado, se a luz for vermelha, esse é um indicativo de alerta máximo, sendo recomendável parar o automóvel imediatamente para que o motor não sofra danos. A remoção até a oficina deverá ser feita por um guincho.

Já as luzes em tonalidades de verde e azul mostram somente que um dos equipamentos do veículo está em uso, como as lanternas e os faróis altos. É preciso se atentar também para possíveis panes elétricas que fazem com que os sinais do painel se acendam de forma equivocada. Caso isso seja detectado, também é indicado levar o carro à oficina para garantir que esse mau funcionamento seja reparado.

Principais simbolos do painel do carro

Confira abaixo alguns exemplos sobre o que significa as luzes do painel do carro que aparecerem com mais frequência nos automóveis modernos.

Abastecimento: É uma luz de advertência amarela ou laranja, a qual demonstra que o combustível está prestes a acabar. Costuma ser representada pelo símbolo de uma bomba de combustível.

Freio ABS: É representado pela luz amarela. Ao ver essa luz acender no painel de carro, não significa que o veículo perdeu seus freios, pois o mecanismo de frenagem comum continuará operando, e sim que o sistema ABS, responsável por tornar os freios mais eficazes e seguros, está com defeito. Isso significa que o automóvel estará mais propenso a derrapagens, sendo recomendável procurar uma oficina assim que possível.

 ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo):  Esse mecanismo, indicado pela cor verde, representa que o recurso ACC está ligado nos automóveis que possuem a função de desligá-lo. Também é possível que em alguns veículos essa luz apareça piscando quando o mecanismo estiver ativo.

 Injeção eletrônica:  Ao se perguntar o que significa as luzes do painel do carro, uma das mais importantes de reconhecer é a da injeção eletrônica, que costuma aparecer nas cores amarela ou laranja. Se após dar partida no carro, essa luz permanecer acesa, é um sinal de que há algum defeito no motor ou em outros componentes, como catalisador, velas, bicos injetores, e mais. Por outro lado, quando ela acende após o carro ser abastecido, é um sinal de que o automóvel recebeu combustível adulterado.

 Cinto de segurança:  Ao ver a luz do painel com o símbolo do cinto de segurança acesa, é porque o motorista ou algum dos passageiros do carro não estão usando o equipamento de forma devida. Caso essa luz permaneça acesa, mesmo após todos os ocupantes estarem com o cinto, é sinal de que há algum defeito nos sensores do automóvel, ou um outro problema que precisará ser checado.

 Bateria:  Entre os sinais do painel do carro que demandam mais atenção e aparecem na cor vermelha, está a bateria. Além de indicar um possível defeito na bateria do automóvel, essa luz acesa no painel também pode demonstrar que há falhas de funcionamento no sistema elétrico, incluindo correia, fios, alternador, entre outros.

 Óleo:  Uma das luzes consideradas mais perigosas do painel, a luz do óleo aparece na cor vermelha e serve para mostrar ao motorista que há uma pane no sistema de lubrificação do motor. Nesse cenário, o ideal é parar o veículo de forma imediata, pois sem ser lubrificado, o motor acaba sendo severamente danificado.

Abastecimento: É uma luz de advertência amarela ou laranja, a qual demonstra que o combustível está prestes a acabar. Costuma ser representada pelo símbolo de uma bomba de combustível.

Freio ABS: É representado pela luz amarela. Ao ver essa luz acender no painel de carro, não significa que o veículo perdeu seus freios, pois o mecanismo de frenagem comum continuará operando, e sim que o sistema ABS, responsável por tornar os freios mais eficazes e seguros, está com defeito. Isso significa que o automóvel estará mais propenso a derrapagens, sendo recomendável procurar uma oficina assim que possível.

ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo): Esse mecanismo, indicado pela cor verde, representa que o recurso ACC está ligado nos automóveis que possuem a função de desligá-lo. Também é possível que em alguns veículos essa luz apareça piscando quando o mecanismo estiver ativo.

Injeção eletrônica: Ao se perguntar o que significa as luzes do painel do carro, uma das mais importantes de reconhecer é a da injeção eletrônica, que costuma aparecer nas cores amarela ou laranja. Se após dar partida no carro, essa luz permanecer acesa, é um sinal de que há algum defeito no motor ou em outros componentes, como catalisador, velas, bicos injetores, e mais. Por outro lado, quando ela acende após o carro ser abastecido, é um sinal de que o automóvel recebeu combustível adulterado.

Cinto de segurança: Ao ver a luz do painel com o símbolo do cinto de segurança acesa, é porque o motorista ou algum dos passageiros do carro não estão usando o equipamento de forma devida. Caso essa luz permaneça acesa, mesmo após todos os ocupantes estarem com o cinto, é sinal de que há algum defeito nos sensores do automóvel, ou um outro problema que precisará ser checado.

Bateria: Entre os sinais do painel do carro que demandam mais atenção e aparecem na cor vermelha, está a bateria. Além de indicar um possível defeito na bateria do automóvel, essa luz acesa no painel também pode demonstrar que há falhas de funcionamento no sistema elétrico, incluindo correia, fios, alternador, entre outros.

Óleo: Uma das luzes consideradas mais perigosas do painel, a luz do óleo aparece na cor vermelha e serve para mostrar ao motorista que há uma pane no sistema de lubrificação do motor. Nesse cenário, o ideal é parar o veículo de forma imediata, pois sem ser lubrificado, o motor acaba sendo severamente danificado.

Artigos

Onde fica o chassi do carro?

Onde fica o chassi do carro?

O chamado número do chassi é uma espécie de documento de identidade do automóvel. Cada veículo possui seu próprio número e, desde o ano de 1981, é formado por 17 caracteres, entre letras e números. Essa sequência alfanumérica é conhecida de forma oficial como Número...

ler mais
O que significa a cor da fumaça do carro?

O que significa a cor da fumaça do carro?

Quando o automóvel apresenta uma fumaça diferente saindo de seu escapamento, é preciso ficar alerta pois a tonalidade da fumaça pode ser um indício de problemas específicos no motor. Para saber mais sobre o tema, descobrir o que significa a cor da fumaça do carro e...

ler mais
Como limpar o vidro do carro?

Como limpar o vidro do carro?

Manter os vidros do carro sempre limpos e higienizados parece uma tarefa simples, mas quando feita de maneira incorreta, pode embaçar ainda mais o vidro e prejudicar a visibilidade do motorista. Por essa razão, é muito importante saber como limpar o vidro do carro e...

ler mais