Menú Principal
Menú Principal

QUER UMA COTAÇÃO?

365415~|mapfre~|COCHE-32~|

Carro

365415~|mapfre~|ELECTRODOMESTICOS-32~|

Comércio

365415~|mapfre~|HOGAR-32~|

Residencial

365415~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Home > Para Você > Seguro de Carro > Artigos: Auto e Moto > Onde instalar engate para reboque?
como instalar engate para reboque

Onde instalar engate para reboque?

O engate para reboque é um acessório que possibilita a um carro puxar o outro. Para isso, esse mecanismo é fixado em uma estrutura metálica que funciona como suporte ou ainda no próprio veículo, caso este tenha um engate vindo de fábrica, o qual costuma ser retrátil.

Esse acessório costuma ser bastante usado em picapes, e para fixar sua corrente, há um mecanismo em forma de um gancho, o qual permite que o automóvel a ser rebocado esteja devidamente preso com toda a segurança necessária.

No entanto, uma dúvida comum é sobre onde colocar o engate de reboque. De acordo com a legislação brasileira, a instalação do engate para carro não pode de forma alguma comprometer a visibilidade da placa. Sendo assim, é preciso colocá-lo sem que o mesmo esconda nenhuma parte da identificação do veículo.

Para que serve o engate de reboque?

O engate é um acessório projetado para que um automóvel possa puxar algo com segurança. O mesmo pode funcionar para diferentes aplicações, de acordo com o peso e a dimensão suportadas, mas de forma geral, suas aplicações se concentram em atividades de transporte de carga.

Apesar de no Brasil o uso de trailers e motorhomes não ser tão comum como nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, o que exigiria o uso do engate de reboque, ainda assim esse mecanismo é bastante utilizado por proprietários de motos, lanchas, jet skis e barcos de pequeno porte, além do transporte de animais.

Mesmo parecendo algo simples, a instalação do engate reboque é muito importante para que o que está sendo puxado se comporte da maneira correta e não tenha o risco de se desprender ao longo do transporte.

Carros que não podem ter engate de reboque

As normas que regulamentam o uso desse mecanismo em veículos automotores estão contidas na Resolução 197/2006 do Conselho Nacional de Trânsito. Existem diferentes tipos de engate, os quais são vendidos de acordo com o peso que será puxado, e além disso, também deve ser analisada a capacidade de tração do veículo que puxará o reboque.

Automóveis de pequeno porte e com motores mais limitados, por exemplo, irão ter uma dificuldade maior para puxar e manter o reboque estável. Para se ter uma ideia, os veículos de passeio têm uma capacidade de tração de 400 a 500 kg, ao tempo em que as picapes conseguem suportar algo em torno de 2 toneladas, podendo chegar a até 5 ou 6 toneladas, dependendo do modelo.

Por essa razão, antes de adquirir um engate, é importante conferir se o modelo do veículo possui aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para realizar reboques. Caso o automóvel não esteja autorizado a receber um engate, é preciso respeitar essa determinação e não adaptá-lo.

Segundo a lei vigente, veículos leves podem realizar reboques de até 3.500 kg, desde que com o mecanismo de engate adequado e o modelo do veículo tenha a devida autorização para receber o acessório caso o mesmo não venha de fábrica.

Componentes de um engate certificado

Veja a seguir os componentes dos modelos de engate com aprovação do Inmetro.

Plaqueta de identificação: É o selo do Inmetro, no qual deve estar o nome empresarial do fabricante, identificação do registro fornecido pelo instituto, CNPJ, a capacidade de tração máxima do modelo, além das informações presentes na resolução 197.

Tomada de energia: Há também a tomada do engate reboque, a qual é obrigatória de acordo com a lei. Formada por um conector de seis pinos, para o encaixe do pisca direito e esquerdo, lanterna, aterramento e luz de freio. Essa conexão com o sistema elétrico do automóvel precisa ser realizada durante a instalação do acessório.

 Fixação de corrente: Por fim, é preciso utilizar o gancho para fixar a corrente, que funciona como uma camada extra de segurança caso ocorra um desengate repentino do reboque. O mais recomendado é optar por uma corrente de aço que tenha um cadeado tamanho 45. Vale destacar que o reboque também precisa contar com um para-choque com faixas refletoras, uma placa bem visível, e um freio de estacionamento que não esteja ligado ao automóvel.

Após entender mais sobre onde instalar engate para reboque, confira também acerca das diversas opções de seguros da auto MAPFRE, as quais oferecem assistências completas e soluções para carro, táxi, moto e caminhão.

Artigos

Onde fica o chassi do carro?

Onde fica o chassi do carro?

O chamado número do chassi é uma espécie de documento de identidade do automóvel. Cada veículo possui seu próprio número e, desde o ano de 1981, é formado por 17 caracteres, entre letras e números. Essa sequência alfanumérica é conhecida de forma oficial como Número...

ler mais
O que significa a cor da fumaça do carro?

O que significa a cor da fumaça do carro?

Quando o automóvel apresenta uma fumaça diferente saindo de seu escapamento, é preciso ficar alerta pois a tonalidade da fumaça pode ser um indício de problemas específicos no motor. Para saber mais sobre o tema, descobrir o que significa a cor da fumaça do carro e...

ler mais
Como limpar o vidro do carro?

Como limpar o vidro do carro?

Manter os vidros do carro sempre limpos e higienizados parece uma tarefa simples, mas quando feita de maneira incorreta, pode embaçar ainda mais o vidro e prejudicar a visibilidade do motorista. Por essa razão, é muito importante saber como limpar o vidro do carro e...

ler mais