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como instalar engate para reboque

Onde instalar engate para reboque?

O engate para reboque é um acessório que possibilita a um carro puxar o outro. Para isso, esse mecanismo é fixado em uma estrutura metálica que funciona como suporte ou ainda no próprio veículo, caso este tenha um engate vindo de fábrica, o qual costuma ser retrátil.

Esse acessório costuma ser bastante usado em picapes, e para fixar sua corrente, há um mecanismo em forma de um gancho, o qual permite que o automóvel a ser rebocado esteja devidamente preso com toda a segurança necessária.

No entanto, uma dúvida comum é sobre onde colocar o engate de reboque. De acordo com a legislação brasileira, a instalação do engate para carro não pode de forma alguma comprometer a visibilidade da placa. Sendo assim, é preciso colocá-lo sem que o mesmo esconda nenhuma parte da identificação do veículo.

Para que serve o engate de reboque?

O engate é um acessório projetado para que um automóvel possa puxar algo com segurança. O mesmo pode funcionar para diferentes aplicações, de acordo com o peso e a dimensão suportadas, mas de forma geral, suas aplicações se concentram em atividades de transporte de carga.

Apesar de no Brasil o uso de trailers e motorhomes não ser tão comum como nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, o que exigiria o uso do engate de reboque, ainda assim esse mecanismo é bastante utilizado por proprietários de motos, lanchas, jet skis e barcos de pequeno porte, além do transporte de animais.

Mesmo parecendo algo simples, a instalação do engate reboque é muito importante para que o que está sendo puxado se comporte da maneira correta e não tenha o risco de se desprender ao longo do transporte.

Carros que não podem ter engate de reboque

As normas que regulamentam o uso desse mecanismo em veículos automotores estão contidas na Resolução 197/2006 do Conselho Nacional de Trânsito. Existem diferentes tipos de engate, os quais são vendidos de acordo com o peso que será puxado, e além disso, também deve ser analisada a capacidade de tração do veículo que puxará o reboque.

Automóveis de pequeno porte e com motores mais limitados, por exemplo, irão ter uma dificuldade maior para puxar e manter o reboque estável. Para se ter uma ideia, os veículos de passeio têm uma capacidade de tração de 400 a 500 kg, ao tempo em que as picapes conseguem suportar algo em torno de 2 toneladas, podendo chegar a até 5 ou 6 toneladas, dependendo do modelo.

Por essa razão, antes de adquirir um engate, é importante conferir se o modelo do veículo possui aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para realizar reboques. Caso o automóvel não esteja autorizado a receber um engate, é preciso respeitar essa determinação e não adaptá-lo.

Segundo a lei vigente, veículos leves podem realizar reboques de até 3.500 kg, desde que com o mecanismo de engate adequado e o modelo do veículo tenha a devida autorização para receber o acessório caso o mesmo não venha de fábrica.

Componentes de um engate certificado

Veja a seguir os componentes dos modelos de engate com aprovação do Inmetro.

Plaqueta de identificação: É o selo do Inmetro, no qual deve estar o nome empresarial do fabricante, identificação do registro fornecido pelo instituto, CNPJ, a capacidade de tração máxima do modelo, além das informações presentes na resolução 197.

Tomada de energia: Há também a tomada do engate reboque, a qual é obrigatória de acordo com a lei. Formada por um conector de seis pinos, para o encaixe do pisca direito e esquerdo, lanterna, aterramento e luz de freio. Essa conexão com o sistema elétrico do automóvel precisa ser realizada durante a instalação do acessório.

 Fixação de corrente: Por fim, é preciso utilizar o gancho para fixar a corrente, que funciona como uma camada extra de segurança caso ocorra um desengate repentino do reboque. O mais recomendado é optar por uma corrente de aço que tenha um cadeado tamanho 45. Vale destacar que o reboque também precisa contar com um para-choque com faixas refletoras, uma placa bem visível, e um freio de estacionamento que não esteja ligado ao automóvel.

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