Menú Principal
Menú Principal

QUER UMA COTAÇÃO?

365415~|mapfre~|COCHE-32~|

Carro

365415~|mapfre~|ELECTRODOMESTICOS-32~|

Comércio

365415~|mapfre~|HOGAR-32~|

Residencial

365415~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Home > Para Você > Seguro de Carro > Artigos: Auto e Moto > Como serão os carros do futuro
como serão os carro no futuro

Como serão os carros do futuro

A curiosidade sobre como serão os automóveis do futuro é algo que está presente há décadas, sendo um tema recorrente tanto em filmes de ficção futurista como em congressos científicos. Mas afinal de contas, o que é realmente verdade e o que são apenas rumores no futuro da indústria automobilística?

Confira o guia a seguir para saber mais sobre as principais tendências desse segmento e o que esperar do carro do futuro.

Quais tecnologias farão parte dos carros do futuro?

Ao longo das décadas, os automóveis vem evoluindo de forma impressionante, como é possível observar nesse infográfico de carros do futuro, sendo uma das máquinas mais importantes e funcionais da Era Moderna.

No futuro, não restam dúvidas de que o carro se tornará cada vez mais conectado e desenvolvido com uma capacidade avançada de interação com as cidades inteligentes. O que certamente não irá mudar é a importância de contar com um bom seguro, algo em que a MAPFRE possui vasta experiência, sendo reconhecida por oferecer opções variadas de seguros para carro que combinam com o estilo de vida e as prioridades de cada cliente.

Porém, entre tantas possibilidades, quais conceitos e tecnologias estarão presentes nos automóveis futurísticos? Descubra a resposta para essa pergunta logo abaixo.

1. Carros elétricos

O processo de eletrificação dos automóveis é algo que já vem ganhando força nos últimos anos, mas que deverá se tornar ainda mais presente no setor automotivo ao longo das próximas décadas. Além dos carros 100% elétricos, a tendência é de que também aumentem as opções híbridas durante esse processo de transição entre veículos que utilizam combustíveis fósseis para aqueles à base de energia renovável, como é o caso dos carros elétricos.
No momento, a eletrificação dos veículos ainda é uma tecnologia de alto custo, até mesmo em países ricos como Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha. Porém, a expectativa é que essa tecnologia siga sendo modernizada e adaptada até alcançar um ponto em que haja uma harmonização de preços e a mesma se torne acessível para grande parte da população.

2. Carros movidos a combustíveis sintéticos

Seguindo essa tendência de tornar o transporte automotivo mais limpo e reduzir a emissão de poluentes, uma das tecnologias mais discutidas para o futuro são os veículos a base de combustíveis sintéticos, especialmente o carro movido a hidrogênio. A maior diferença desse modelo para os automóveis elétricos é que ao invés de ser alimentado por uma bateria embutida, ele possui uma célula de combustível que produz energia.
As vantagens do carro movido a hidrogênio ainda incluem uma ótima autonomia entre cada reabastecimento, a qual ainda está sendo aprimorada e deverá alcançar resultados ainda melhores, e o fato de seu abastecimento ser mais simples e rápido do que os carros elétricos. A expectativa é de que os automóveis a hidrogênio sejam totalmente recarregados em apenas cinco minutos, um processo somente um pouco mais demorado do que o abastecimento de etanol e gasolina.

3. Carros autônomos

Os carros autonomos são uma das tendências do setor automotivo que geram o maior interesse do público, e não por acaso, várias montadoras já possuem projetos nesse sentido, além de empresas do ramo de tecnologia, como o Google e a Apple, que investem constantemente em iniciativas que viabilizem esse avanço.
No momento, já existem alguns carros sem motorista circulando a serviço de aplicativos de transporte, em determinadas cidades ao redor do mundo. Segundo os especialistas, esses veículos ainda precisam passar por uma série de melhorias para que a tecnologia seja aplicada em grande escala. No entanto, ao se perguntar qual será o carro no futuro, tudo indica que os veículos autônomos estarão entre eles.

4. Carros voadores

Ao imaginar qual será o carro no futuro, um dos maiores sonhos da sociedade moderna é, sem dúvidas, um carro que voe. Com os avanços tecnológicos obtidos nos últimos anos, esse sonho está cada vez mais próximo de se tornar realidade.
Graças a iniciativas de montadoras de automóveis em parceria com aplicativos de transporte, o deslocamento através de carros voadores, em uma espécie de táxi aéreo, pode ser implantado em alguns anos nas grandes metrópoles. Por enquanto, esse carro do futuro que voa possui um desenho mais similar a um drone do que a um veículo tradicional. Porém, conforme essa tecnologia for sendo atualizada, nada impede que veículos voadores se tornem parte do cotidiano em 30 ou 40 anos.  

Artigos

Onde fica o chassi do carro?

Onde fica o chassi do carro?

O chamado número do chassi é uma espécie de documento de identidade do automóvel. Cada veículo possui seu próprio número e, desde o ano de 1981, é formado por 17 caracteres, entre letras e números. Essa sequência alfanumérica é conhecida de forma oficial como Número...

ler mais
O que significa a cor da fumaça do carro?

O que significa a cor da fumaça do carro?

Quando o automóvel apresenta uma fumaça diferente saindo de seu escapamento, é preciso ficar alerta pois a tonalidade da fumaça pode ser um indício de problemas específicos no motor. Para saber mais sobre o tema, descobrir o que significa a cor da fumaça do carro e...

ler mais
Como limpar o vidro do carro?

Como limpar o vidro do carro?

Manter os vidros do carro sempre limpos e higienizados parece uma tarefa simples, mas quando feita de maneira incorreta, pode embaçar ainda mais o vidro e prejudicar a visibilidade do motorista. Por essa razão, é muito importante saber como limpar o vidro do carro e...

ler mais