Menú Principal
Menú Principal

QUER UMA COTAÇÃO?

365415~|mapfre~|COCHE-32~|

Carro

365415~|mapfre~|ELECTRODOMESTICOS-32~|

Comércio

365415~|mapfre~|HOGAR-32~|

Residencial

365415~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Home > Para Você > Seguro de Carro > Artigos: Auto e Moto > Quando usar as luzes de direção?
para que serve as luzes do carro

Quando usar as luzes de direção?

Saber como e quando usar corretamente as luzes do veículo é algo essencial para garantir a segurança do motorista e dos passageiros. Além de possibilitarem que o motorista veja o que está à sua frente, as luzes permitem que o automóvel seja visto pelos demais motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas, o que é fundamental para o bom funcionamento do trânsito. Para ajudar nessa questão confira a seguir para que servem as principais luzes do carro.

 Farol de milha:  Chamado ainda de farol de longo alcance, essa luz existe para melhorar a visibilidade do condutor em longas distâncias. O mais indicado é usá-lo em rodovias e ruas pouco iluminadas durante a noite, e não deve ser utilizado quando existe um fluxo de automóveis à frente ou se deslocando pelo sentido oposto.

 Farol de neblina:  É a luz localizada logo abaixo dos faróis principais, na parte dianteira inferior do automóvel. Como seu nome já indica, o farol de neblina precisa ser usado em dias de tempestade e neblina, pois como sua projeção de luz está mais próxima ao chão, ela alcança distâncias menores, com o intuito de iluminar a rua em um nível mais baixo do que é feito pelo farol principal.

 Lanterna de neblina:  É a luz que fica na parte traseira do carro, responsável por tornar o automóvel mais visível para os demais motoristas e pedestres em dias tempestade e neblina, que é quando a visibilidade está mais comprometida. Nesse cenário, ela deve ser acionada durante o dia ou à noite, mas sempre com cautela, pois o uso indevido pode prejudicar a visão dos condutores que estão atrás do automóvel.

 Pisca-alerta:  O pisca-alerta é uma luz intermitente que deve ser acionada pelos motoristas para indicar que o carro está estacionado de forma rápida, ou em meio a uma situação de emergência ou perigo, de acordo com o que está previsto no Código Brasileiro de Trânsito.

 Luzes de direção  É a luz do carro que sinaliza aos demais condutores e pedestres que o motorista tem a intenção de entrar com o veículo para a direita ou esquerda. Chamada popularmente de “seta”, essa luz também precisa ser utilizada ao mudar de faixa na pista e também antes de estacionar e entrar em uma vaga. O uso incorreto das luzes de direção pode gerar multas e perdas de pontuação na CNH.

O que é meia luz do carro?

A meia luz, ou luz de posição, é um farol de baixa iluminação que todos os veículos possuem. O seu objetivo é fazer com que o carro esteja visível para outros motoristas, motociclistas e pedestres, principalmente quando o veículos está para estacionar ou realizar manobras. O mais comum é que sejam utilizadas lâmpadas comuns e de baixa potência nesse farol.

Em relação a quando usar meia luz, a mesma é indicada ao se encontrar dentro de ambientes menores, como por exemplo, estacionamentos. Nesse caso, o condutor deve acionar essa luz de posição antes de começar a movimentar o carro, principalmente quando é em um local pouco iluminado.

Quando usar luz alta e quando usar luz baixa?

Para auxiliar aqueles que ainda estão aprendendo a usar as luzes do carro, aqui está um resumo acerca da luz alta e da luz baixa.

 Farol baixo

A luz baixa possui seu facho direcionado para baixo e foi pensada para não ofuscar a visão dos outros condutores. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, é necessário mantê-la acesa ao longo da noite e também durante o dia, dentro de túneis e nas estradas.

 Farol alto

A luz alta consegue iluminar um trecho bem maior à frente do carro, pois possui uma lâmpada mais potente e está posicionada em um ângulo elevado. Seu uso é mais restrito, tendo em vista que é capaz de ofuscar a visibilidade dos outros motoristas. Portanto, não se deve usar luz alta em via iluminada e restringir seu uso apenas para locais sem iluminação ou para alertar outros condutores acerca de ultrapassagens ou algum perigo na pista.

Depois de entender melhor sobre quando usar as luzes do carro, veja também quais são as diferentes opções de seguro Auto MAPFRE, assim como as soluções da empresa para carro, caminhão, moto e táxi.

Artigos

Onde fica o chassi do carro?

Onde fica o chassi do carro?

O chamado número do chassi é uma espécie de documento de identidade do automóvel. Cada veículo possui seu próprio número e, desde o ano de 1981, é formado por 17 caracteres, entre letras e números. Essa sequência alfanumérica é conhecida de forma oficial como Número...

ler mais
O que significa a cor da fumaça do carro?

O que significa a cor da fumaça do carro?

Quando o automóvel apresenta uma fumaça diferente saindo de seu escapamento, é preciso ficar alerta pois a tonalidade da fumaça pode ser um indício de problemas específicos no motor. Para saber mais sobre o tema, descobrir o que significa a cor da fumaça do carro e...

ler mais
Como limpar o vidro do carro?

Como limpar o vidro do carro?

Manter os vidros do carro sempre limpos e higienizados parece uma tarefa simples, mas quando feita de maneira incorreta, pode embaçar ainda mais o vidro e prejudicar a visibilidade do motorista. Por essa razão, é muito importante saber como limpar o vidro do carro e...

ler mais